Direitos da Mulher: Projeto cria Procuradoria Especial

Tramita na Casa de Leis o Projeto de Resolução 122/2019 que cria a Procuradoria Especial da Mulher dentro da Câmara Municipal de Arapoti.

A matéria proposta pelo vereador Divair da Silva (PV), foi sugerida pessoalmente pela deputada Leandre Dal Ponte (PV-PR) em uma visita recente ao município de Arapoti. Leandre, que foi Procuradora da Mulher da Câmara Federal está desenvolvendo um trabalho de divulgação do Projeto e pedindo apoio à vereadores e vereadoras do Estado do Paraná para a criação de procuradorias da mulher nos Legislativos municipais. Criada pela Câmara Federal em 2009, a iniciativa já está presente no Senado e em outras câmaras municipais e assembleias legislativas do país. Na região, Arapoti pode ser o 1º município a criar o órgão que trata dos direitos da mulher. No Estado, apena Curitiba já tem o projeto aprovado.

Segundo o Projeto, a Procuradoria será formada por uma Procuradora Especial e uma Procuradora Adjunta, cargos que podem ser ocupados por vereadoras, por eleição da bancada feminina, ou servidor, por indicação do Presidente da Câmara. A Procuradoria Especial da Mulher será um órgão independente, e poderá contar com todo o suporte técnico de toda a estrutura da Câmara.

A Procuradoria Especial da Mulher será responsável por receber e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias de violências e discriminação contra a mulher; fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal, que visem à promoção da igualdade de gênero, assim como a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias de âmbito municipal; cooperar com organismos, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres; promover pesquisas, seminários, palestras e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher, bem como acerca de seu défice de representação na política, inclusive para fins de divulgação pública e fornecimento de subsídio às Comissões da Câmara.

"Os municípios do interior, incluindo o município de Arapoti, têm uma carência de dispositivos legais que dão guarida às demandas da Mulher", justificou o autor do Projeto. "No Brasil inteiro, com o aumento da violência contra a mulher, existem iniciativa em defesa. Também precisamos fazer a nossa parte".
Protocolos desta Publicação:Criado em: 20/05/2019 - 10:51:13 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 20/05/2019 - 10:51:13 por: Nicole Renata Chiaradia

IPTU: Contribuintes já podem pedir devolução de emolumentos

Os contribuintes já podem solicitar na Prefeitura Municipal a devolução da taxa de emolumentos paga com o carnê de IPTU nos últimos cinco anos. Para requerer o ressarcimento, o contribuinte deve comparecer à Prefeitura tendo em mãos originais e cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), os comprovantes de pagamento do IPTU (ou solicitar extrato na Seção de Tributação), e as informações bancárias para depósito da devolução.

CIDADANIA: Vereadores acompanham votações do Projeto Eleitor do Futuro

Na última quinta (13) e sexta-feira (14) aconteceram as votações do Projeto Eleitor do Futuro, desenvolvido pela Justiça Eleitoral em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O Presidente da Câmara, Marineo Ferreira (PTB), e o vereador Ricardo Rodrigues Pedroso (PPS), representaram a Câmara Municipal na cerimônias de abertura, ao lado da Prefeita Municipal, Nerilda Penna (PP) e do Juiz de Direito, Djalma Aparecido Gaspar Junior.

Jovens Vereadores visitam Escola Clotário Portugal

A Escola Municipal Clotário Portugal convidou os Jovens Vereadores para conhecerem a rua que dá acesso à instituição. A ação faz parte de um projeto pedagógico que trabalha as diversas abordagens sobre Trânsito.

Calógeras recebe Câmara Itinerante

Tem Sessão Itinerante da Câmara Municipal no próximo dia 27 de JUNHO, quinta-feira, às 18 horas, no Distrito de Calógeras. A reunião vai acontecer no Salão da Capelania Nossa Senhora do Rocio. Compareça, participe, esse é o Legislativo Municipal mais perto de você.

Economia do Legislativo: Câmara vai devolver verba para construção de Capela Mortuária e revitalização da Praça Romana Duarte

Os vereadores arapotienses apresentaram indicação na última quarta-feira (29) sugerindo investimentos da verba de devolução, no valor de R$400 mil, do Poder Legislativo ao Executivo Municipal. A decisão de antecipar a devolução do recurso, economizado no primeiro quadrimestre do ano, aos cofres municipais é do Presidente da Câmara, Marineo Ferreira (PTB), que abriu o debate com os demais vereadores sobre quais projetos poderiam ser executados.