Centro Esportivo receberá nome de Antenor Alves Teixeira

A Câmara aprovou ontem o Projeto de Decreto 263/2019, de autoria do vereador Silvio Lopes (PP), que denomina o Centro Esportivo Antenor Alves Teixeira. O complexo está sendo construído no Loteamento do Bosque II e levará em seu nome uma homenagem ao conhecido Seu Baiano, morador do bairro até seu falecimento.

O Centro Esportivo Antenor Alves Teixeira vai abrigar duas quadras sintéticas, vestiários, academia ao ar livre, parquinho, mini quadra de areia e pista de caminha, tudo isso com iluminação para uso noturno. "Um investimento como esse, que tanto vai beneficiar os moradores locais, merecia receber o nome de uma pessoa forte e guerreira, como de Seu Antenor, que tanto lutou por sua comunidade", disse Silvio Lopes.

BIOGRAFIA

Antenor Alves Teixeira, ou Baiano/Nhô Baiano como era mais conhecido, nasceu em  04 de Janeiro de 1946, em Urandi na Bahia. Filho de Joaquim Teixeira Primo e Olinda Alves de Carvalho, foi casado com Madalena da Silva Teixeira com quem teve 8 filhos, Clarice, Deilson, Denise, Edilson, Emanuel, Mateus, Helen, Davi, os netos Isabela, Sara, Antenor Neto e Heloisa e 1 bisneto Gregory.

Na infância estudou até a 4ª série, mas concluiu o ensino médio aos 54 anos no supletivo. Era fera em matemática. Com porcentagem, chegava ao resultado de cabeça, e sempre incentivou seus filhos a estudar.

Antenor veio para Arapoti em 1982 reassentado pelo INCRA, pois a região onde morava iria ser inundada pelas águas da Usina hidrelétrica de ITAIPU. Em 1985 perdeu um de seus filhos, atropelado por um caminhão de boi com apenas 8 anos. Foi Boia fria e por muito tempo via seus filhos só dormindo. Saía de madrugada e voltava muito tarde da roça. Trabalhou grande parte da sua vida como lavrador e com gado leiteiro.

Foi líder comunitário por 10 anos como Presidente da Associação de Agricultores. Reivindicava condições para trabalhar a terra e melhorias para os moradores das quatro glebas, tornando esta associação respeitada e funcional. Conseguia alimentos para os moradores com o CONAB, através da Prefeitura Municipal de Arapoti, e insumos para plantio, quando os agricultores não tinham crédito bancário, nem condições financeiras.

Em 1991 iniciou trâmites para criar o 1º Loteamento do Bosque, o Bosque I. Também em 1991 iniciou uma petição para que o INCRA liberasse uma área de proteção ambiental, que estava sendo invadida por filhos de agricultores da Gleba A, onde posteriormente foi nomeada Vila Nova. Antenor foi candidato a vereador por duas vezes, mas não foi eleito. Em 2006, iniciou novos trâmites para criar o Loteamento do Bosque II. Participou do Conselho Municipal de Saúde de 2010 a 2015.

Na sua mocidade tinha seu time de futebol, participava de jogos na região onde morava. Santista de coração, fã do Pelé como muitos, foi professor de catequese, amava música raiz, e uma moda gaúcha. Aos domingos gostava de reunir os filhos para o almoço, e após virava torcedor nas partidas de queimada e futebol realizadas no seu quintal por seus filhos, genros e netos. Antenor era um homem muito alegre e de bem com a vida, fazia piada aonde chegava. Nas filas da lotérica fazia a festa, não tinha quem não ria com ele, tinha 71 anos, mas a sua alma era de um adolescente.

Faleceu dia 06/10/2017 deixou viúva Dona Ivone Sanvito e uma saudade enorme para seus filhos.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 15/03/2019 - 08:57:30 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 15/03/2019 - 08:57:30 por: Nicole Renata Chiaradia

Cancelada Sessão Itinerante

Informamos a toda população arapotiense que a Sessão Itinerante que seria realizada no dia de hoje (23) foi cancelada devido ao mau tempo. Nova data será marcada para atendimento da comunidade da Vila Nova, Bosque I e II.

6º Desafio de Rua: Capal recebe Moção de Aplauso

A Capal Cooperativa Agroindustrial foi homenageada na noite de ontem (15) com Moção de Aplauso na Câmara de Arapoti. A proposição de autoria do vereador Silvio Lopes (PP) parabenizou pela realização do 6º Desafio de Rua, que aconteceu no dia 1º de maio, com corrida de 5 e 10 Km e caminhada de 3 Km

Câmara realiza Sessão Itinerante na Vila Nova

O projeto Sessão itinerante chega à Vila Nova na próxima semana. Será no dia 23 de maio, quinta-feira, às 19 horas, na Rua José Manuel Graminho, em frente ao número 516 (Casa da Dona Áurea). Moradores e representantes da Vila Nova e bairros próximos poderão reivindicar, reclamar ou expor suas dúvidas por escrito ou verbalmente

WITAMY: Imigração Polonesa terá data comemorativa em Arapoti

O dia 11 de novembro será a data municipal em comemoração à imigração polonesa em Arapoti. O Projeto de Lei 2069/2019 que institui a data, de autoria do vereador Divair da Silva (PV), foi aprovado por unanimidade em segundo turno nesta quarta-feira (08).

MOBILIZAÇÃO: Vereadores de Arapoti pedem proibição de reajuste da Sanepar

A autorização do reajuste de 12,13% feito pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) na conta de água e esgoto de todos os paranaenses mobilizou os vereadores de Arapoti nesta semana. Divair da Silva (PV), Jean Klichowski (MDB), Nelson Marcolino de Aguiar, o Pepe (PSD) e Ricardo Rodrigues Pedroso (PPS) são os vereadores que cobram o Executivo para decretar proibição ao aumento no município