ORÇAMENTO: Vereadores definem emendas impositivas para 2019

Na última quinta-feira (07) os vereadores aprovaram as Leis Orçamentária para 2019 e definiram o destino de suas emendas impositivas individuais. Cada vereador pode determinar onde e como será gasto o recurso de R$ 89 mil. No total serão R$ 801 mil investidos conforme programação dos vereadores.

O Vereador Divair da Silva (PV) destinou metade da verba para aquisição de câmeras de monitoramento para melhorar a segurança das escolas municipais e a outra metade para a construção de abrigos externos para as Unidades de Saúde.

A emenda do vereador Jean Carlos Klichowski (MDB) designou R$ 44,5 mil para aquisição de câmeras e alarmes para monitoramento de escolas municipais, e outros R$ 44,5 mil para reforço da dotação para a construção da UBS do Cerrado das Cinzas.

O Vereador Joel Batista de Melo (PTB) propôs investir metade do recurso para a reforma da UBS de Calógeras e metade em melhorias de infraestrutura do Distrito.

O Vereador Marineo Ferreira (PTB) destinou R$ 44,5 mil para reforma da UBS de Calógeras e R$ 44,5 mil para serem investidos em segurança pública.

O Vereador Nelson Marcolino de Aguiar (PSD) incluiu no orçamento municipal R$ 44,5 mil para apoio na manutenção das entidades de Assistência Social e R$ 44,5 mil para a construção de uma Unidade de Saúde no Cerrado das Cinzas.

Em sua emenda, o vereador Ricardo Rodrigues Pedroso (PPS) encaminhou parte do valor para a manutenção da passarela da PR 092, que liga a Vila Holandesa e o Mutirão 3 e parte para a reforma da UBS do Capão Bonito.
O Vereador Sílvio Lopes (PP) preferiu investir 50% do valor da emenda no apoio de ações tapa-buracos e 50% na construção da UBS do Cerrado das Cinzas.

O vereador Victor Brondani (PDT) destinou R$ 89 mil, valor integral de sua emenda, para a construção da UBS do Cerrado das Cinzas.

Por fim, o vereador Nei Ferreira (PSC) também destinou parte do investimento para a construção da UBS do Cerrado das Cinzas, e a outra parte para a distribuição de cestas básicas para público alvo.

No balanço final, foram destinados R$ 445 mil para investimentos em Saúde, sendo destes R$ 269 mil para a construção da UBS do Cerrado das Cinzas e R$ 89 mil para a UBS de Calógeras. A Pasta de Educação e Cultura recebeu R$ 89 mil em emendas parlamentares e a Infraestrutura, R$ 133,5 mil.

A emenda impositiva foi instituída no município de Arapoti pela Emenda à Lei Orgânica 15/2016, que determina obrigatoriedade na execução orçamentária e financeira da programação incluída pelo Legislativo Municipal, em Lei Orçamentária Anual. A legislação também prevê crime de responsabilidade caso a administração municipal não execute as emendas parlamentares previstas no orçamento.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 13/12/2018 - 12:02:53 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 13/12/2018 - 12:02:53 por: Nicole Renata Chiaradia

IPTU: Contribuintes já podem pedir devolução de emolumentos

Os contribuintes já podem solicitar na Prefeitura Municipal a devolução da taxa de emolumentos paga com o carnê de IPTU nos últimos cinco anos. Para requerer o ressarcimento, o contribuinte deve comparecer à Prefeitura tendo em mãos originais e cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), os comprovantes de pagamento do IPTU (ou solicitar extrato na Seção de Tributação), e as informações bancárias para depósito da devolução.

CIDADANIA: Vereadores acompanham votações do Projeto Eleitor do Futuro

Na última quinta (13) e sexta-feira (14) aconteceram as votações do Projeto Eleitor do Futuro, desenvolvido pela Justiça Eleitoral em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O Presidente da Câmara, Marineo Ferreira (PTB), e o vereador Ricardo Rodrigues Pedroso (PPS), representaram a Câmara Municipal na cerimônias de abertura, ao lado da Prefeita Municipal, Nerilda Penna (PP) e do Juiz de Direito, Djalma Aparecido Gaspar Junior.

Jovens Vereadores visitam Escola Clotário Portugal

A Escola Municipal Clotário Portugal convidou os Jovens Vereadores para conhecerem a rua que dá acesso à instituição. A ação faz parte de um projeto pedagógico que trabalha as diversas abordagens sobre Trânsito.

Calógeras recebe Câmara Itinerante

Tem Sessão Itinerante da Câmara Municipal no próximo dia 27 de JUNHO, quinta-feira, às 18 horas, no Distrito de Calógeras. A reunião vai acontecer no Salão da Capelania Nossa Senhora do Rocio. Compareça, participe, esse é o Legislativo Municipal mais perto de você.

Economia do Legislativo: Câmara vai devolver verba para construção de Capela Mortuária e revitalização da Praça Romana Duarte

Os vereadores arapotienses apresentaram indicação na última quarta-feira (29) sugerindo investimentos da verba de devolução, no valor de R$400 mil, do Poder Legislativo ao Executivo Municipal. A decisão de antecipar a devolução do recurso, economizado no primeiro quadrimestre do ano, aos cofres municipais é do Presidente da Câmara, Marineo Ferreira (PTB), que abriu o debate com os demais vereadores sobre quais projetos poderiam ser executados.