ORÇAMENTO: Vereadores definem emendas impositivas para 2019

Na última quinta-feira (07) os vereadores aprovaram as Leis Orçamentária para 2019 e definiram o destino de suas emendas impositivas individuais. Cada vereador pode determinar onde e como será gasto o recurso de R$ 89 mil. No total serão R$ 801 mil investidos conforme programação dos vereadores.

O Vereador Divair da Silva (PV) destinou metade da verba para aquisição de câmeras de monitoramento para melhorar a segurança das escolas municipais e a outra metade para a construção de abrigos externos para as Unidades de Saúde.

A emenda do vereador Jean Carlos Klichowski (MDB) designou R$ 44,5 mil para aquisição de câmeras e alarmes para monitoramento de escolas municipais, e outros R$ 44,5 mil para reforço da dotação para a construção da UBS do Cerrado das Cinzas.

O Vereador Joel Batista de Melo (PTB) propôs investir metade do recurso para a reforma da UBS de Calógeras e metade em melhorias de infraestrutura do Distrito.

O Vereador Marineo Ferreira (PTB) destinou R$ 44,5 mil para reforma da UBS de Calógeras e R$ 44,5 mil para serem investidos em segurança pública.

O Vereador Nelson Marcolino de Aguiar (PSD) incluiu no orçamento municipal R$ 44,5 mil para apoio na manutenção das entidades de Assistência Social e R$ 44,5 mil para a construção de uma Unidade de Saúde no Cerrado das Cinzas.

Em sua emenda, o vereador Ricardo Rodrigues Pedroso (PPS) encaminhou parte do valor para a manutenção da passarela da PR 092, que liga a Vila Holandesa e o Mutirão 3 e parte para a reforma da UBS do Capão Bonito.
O Vereador Sílvio Lopes (PP) preferiu investir 50% do valor da emenda no apoio de ações tapa-buracos e 50% na construção da UBS do Cerrado das Cinzas.

O vereador Victor Brondani (PDT) destinou R$ 89 mil, valor integral de sua emenda, para a construção da UBS do Cerrado das Cinzas.

Por fim, o vereador Nei Ferreira (PSC) também destinou parte do investimento para a construção da UBS do Cerrado das Cinzas, e a outra parte para a distribuição de cestas básicas para público alvo.

No balanço final, foram destinados R$ 445 mil para investimentos em Saúde, sendo destes R$ 269 mil para a construção da UBS do Cerrado das Cinzas e R$ 89 mil para a UBS de Calógeras. A Pasta de Educação e Cultura recebeu R$ 89 mil em emendas parlamentares e a Infraestrutura, R$ 133,5 mil.

A emenda impositiva foi instituída no município de Arapoti pela Emenda à Lei Orgânica 15/2016, que determina obrigatoriedade na execução orçamentária e financeira da programação incluída pelo Legislativo Municipal, em Lei Orçamentária Anual. A legislação também prevê crime de responsabilidade caso a administração municipal não execute as emendas parlamentares previstas no orçamento.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 13/12/2018 - 12:02:53 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 13/12/2018 - 12:02:53 por: Nicole Renata Chiaradia

INFLAÇÃO: Câmara aprova reposição de 7,54% para servidores e professores municipais; Prefeita e vereadores não terão reajuste

Os vereadores de Arapoti aprovaram por unanimidade em Sessão Extraordinária, nesta quinta-feira (10), o reajuste de 7,54% nos salários dos servidores públicos efetivos, professores, aposentados e pensionistas do município. A porcentagem segue a inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), apurado nos últimos 12 meses. A nova remuneração passa a vigorar retroativa a 1º de janeiro deste ano

Câmara de Arapoti aprova projeto que proíbe cobrança de valor mínimo na conta de água

A Câmara Municipal de Arapoti aprovou na última sexta-feira (14) o projeto de lei que proíbe a empresa responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto sanitário de cobrar de valor ou taxa mínima no município. Atualmente, a empresa que presta este serviço no município é a Sanepar, que cobra a tarifa mínima de R$ 34,58 para consumo residencial de até de 5 m³ de água.

2019/2020: Vereadores elegem nova Mesa Diretora

Na última Sessão Ordinária do ano, realizada na noite desta quarta-feira (12), os vereadores arapotienses elegeram a nova composição da Mesa Diretora para o Biênio 2019/2020. A partir de 1º de janeiro, o novo Presidente da Câmara de Arapoti será o vereador Marineo Ferreira (PTB), eleito pela maioria com cinco votos.

ORÇAMENTO: Vereadores definem emendas impositivas para 2019

Câmara acompanha parecer do TCE-PR e reprova contas do ex-Prefeito Braz Rizzi

Por 8 votos a 1, a Câmara Municipal reprovou as contas do ex-Prefeito Municipal, Braz Rizzi, referente ao ano de 2016. O julgamento do Legislativo, realizado nesta quarta-feira (21), acompanhou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), emitido em 18 de julho deste ano, que apontou irregularidade e recomendou a reprovação.

Cidadania: Câmara Jovem 2019 abre inscrições na próxima segunda-feira (19)

Na próxima semana estarão abertas as inscrições para a Câmara Jovem 2019. Poderão concorrer à vaga no parlamento jovem alunos de colégios públicos e privados, do 8º ao 2º ano, com idade de até 16 anos. As inscrições podem ser feitas na própria secretaria de seu Colégio até o dia 23 de novembro, data em que também se encerra o período de campanha eleitoral. As eleições acontecem no dia 26 de novembro.

Moção parabeniza organizadores do evento RosaAzul

De autoria do vereador Jean Klichowski (MDB), a Câmara concedeu Moção de Aplauso aos organizadores do evento RosaAzul, Fati/Fajar, Colégio Mega e Grupo de apoio e orientação ao câncer Rosas da Primavera. O evento foi idealizado pela empresária Bruna Costa, uma guerreira que venceu o câncer de mama e hoje faz parte do grupo Rosas da Primavera (Ponta Grossa), ajudando outros pacientes oncológicos.