Cidadania: Câmara Jovem 2019 abre inscrições na próxima segunda-feira (19)

Na próxima semana estarão abertas as inscrições para a Câmara Jovem 2019. Poderão concorrer à vaga no parlamento jovem alunos de colégios públicos e privados, do 8º ao 2º ano, com idade de até 16 anos. As inscrições podem ser feitas na própria secretaria de seu Colégio até o dia 23 de novembro, data em que também se encerra o período de campanha eleitoral. As eleições acontecem no dia 26 de novembro.

O programa desenvolvido pela Câmara Municipal de Arapoti tem como objetivo despertar no jovem a consciência da cidadania com o seu meio social e sua comunidade, conhecer e participar do Poder Legislativo, e criar na comunidade espaços oportunos para o crescimento dos anseios dos jovens. “É um projeto que proporciona uma rica troca de experiências: de um lado, o jovem que aprende como se organiza a política municipal, de outro, o vereador que recebe as demandas e anseios do público juvenil”, ressaltou o Presidente da Casa, Jean Klichowski (MDB).
A posse dos alunos eleitos acontece no dia 05 de dezembro.

O Projeto
Esta é a terceira edição do projeto que visa proporcionar uma rica oportunidade para que jovens cidadãos possam conhecer e experimentar, durante um ano, a jornada de trabalho dos vereadores e assim, possam contribuir para a cidadania e o desenvolvimento da cidade.
Os estudantes serão selecionados através de eleição nos colégios públicos e particulares, da área urbana e rural do município.

A Câmara Jovem realizará Sessões Ordinárias ao longo de 2019 para discutir e apresentar propostas sobre os mais variados temas sociais que visem a melhoria da qualidade de vida da comunidade arapotiense, relativa à educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, meio ambiente, segurança pública e outros assuntos de interesse público. Além das reuniões, a Câmara também vai promover visitas e palestras sobre diversos temas, como serviços públicos, organização política municipal, tributação, entre outros.
Acesse o regulamento no link abaixo e saiba como participar.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 13/11/2018 - 15:17:53 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 13/11/2018 - 15:17:53 por: Nicole Renata Chiaradia

INFLAÇÃO: Câmara aprova reposição de 7,54% para servidores e professores municipais; Prefeita e vereadores não terão reajuste

Os vereadores de Arapoti aprovaram por unanimidade em Sessão Extraordinária, nesta quinta-feira (10), o reajuste de 7,54% nos salários dos servidores públicos efetivos, professores, aposentados e pensionistas do município. A porcentagem segue a inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), apurado nos últimos 12 meses. A nova remuneração passa a vigorar retroativa a 1º de janeiro deste ano

Câmara de Arapoti aprova projeto que proíbe cobrança de valor mínimo na conta de água

A Câmara Municipal de Arapoti aprovou na última sexta-feira (14) o projeto de lei que proíbe a empresa responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto sanitário de cobrar de valor ou taxa mínima no município. Atualmente, a empresa que presta este serviço no município é a Sanepar, que cobra a tarifa mínima de R$ 34,58 para consumo residencial de até de 5 m³ de água.

2019/2020: Vereadores elegem nova Mesa Diretora

Na última Sessão Ordinária do ano, realizada na noite desta quarta-feira (12), os vereadores arapotienses elegeram a nova composição da Mesa Diretora para o Biênio 2019/2020. A partir de 1º de janeiro, o novo Presidente da Câmara de Arapoti será o vereador Marineo Ferreira (PTB), eleito pela maioria com cinco votos.

ORÇAMENTO: Vereadores definem emendas impositivas para 2019

Na última quinta-feira (07) os vereadores aprovaram as Leis Orçamentária para 2019 e definiram o destino de suas emendas impositivas individuais. Cada vereador pode determinar onde e como será gasto o recurso de R$ 89 mil. No total serão R$ 801 mil investidos conforme programação dos vereadores.

Câmara acompanha parecer do TCE-PR e reprova contas do ex-Prefeito Braz Rizzi

Por 8 votos a 1, a Câmara Municipal reprovou as contas do ex-Prefeito Municipal, Braz Rizzi, referente ao ano de 2016. O julgamento do Legislativo, realizado nesta quarta-feira (21), acompanhou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), emitido em 18 de julho deste ano, que apontou irregularidade e recomendou a reprovação.

Cidadania: Câmara Jovem 2019 abre inscrições na próxima segunda-feira (19)

Moção parabeniza organizadores do evento RosaAzul

De autoria do vereador Jean Klichowski (MDB), a Câmara concedeu Moção de Aplauso aos organizadores do evento RosaAzul, Fati/Fajar, Colégio Mega e Grupo de apoio e orientação ao câncer Rosas da Primavera. O evento foi idealizado pela empresária Bruna Costa, uma guerreira que venceu o câncer de mama e hoje faz parte do grupo Rosas da Primavera (Ponta Grossa), ajudando outros pacientes oncológicos.