Moção parabeniza organizadores do evento RosaAzul

De autoria do vereador Jean Klichowski (MDB), a Câmara concedeu Moção de Aplauso aos organizadores do evento RosaAzul, Fati/Fajar, Colégio Mega e Grupo de apoio e orientação ao câncer Rosas da Primavera. O evento foi idealizado pela empresária Bruna Costa, uma guerreira que venceu o câncer de mama e hoje faz parte do grupo Rosas da Primavera (Ponta Grossa), ajudando outros pacientes oncológicos. O Projeto Rosa Azul aconteceu nas dependências do Colégio Mega/Fati nos dias 18 de outubro, com palestras do Outubro Rosa, no dia 27 de outubro, com oficina de arrumação de lenços e no dia 08 de novembro com palestra sobre o Novembro Azul.

“Em 2018 eu quis que o Outubro Rosa desse mais acesso à informações a mais pessoas. Queria levar todo o carinho que eu tive no meu tratamento para outros pacientes. Foi então que surgiu a ideia do Outubro Rosa e Azul, com o objetivo de também atingir o âmbito familiar, pois a prevenção do câncer tem que ser falado para toda a família”, explicou Bruna. “Esse foi o primeiro ano que fizemos o projeto. Esperamos que mais projetos como esse, de prevenção e informação, aconteçam em nossa sociedade”.

“A Bruna é uma mãe guerreira, que mesmo após estar curada não parou, continua lutando para levar informação de prevenção e apoio a muitas outras pessoas. Não estamos falando apenas de um evento, mas sim de combate contra uma doença terrível”, disse o vereador Jean.

Bruna descobriu seu diagnóstico em 2016, quando fez a cirurgia de retirada total e reconstrução da mama direita. Em janeiro de 2017, iniciou o tratamento com 16 sessões de quimioterapias, e em agosto do mesmo ano finalizou com 25 de radioterapia. “Quando se descobre a doença, o maior medo é do desconhecido, porque temos uma cultura antiga e de muito preconceito gerada pela falta de informação. Durante meu tratamento, Deus me deu muitos presentes: pude ver a vida com outros olhos, ter mais fé, e ver que existem pessoas que sofrem mais que eu”, lembrou. “Quero dizer que não é fácil passar pelo tratamento, nem para o paciente e nem para seus familiares, mas precisamos ser positivos e acreditar pois existe sim cura e vida após o diagnóstico de câncer”.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 07/11/2018 - 21:27:37 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 07/11/2018 - 21:27:37 por: Nicole Renata Chiaradia

INFLAÇÃO: Câmara aprova reposição de 7,54% para servidores e professores municipais; Prefeita e vereadores não terão reajuste

Os vereadores de Arapoti aprovaram por unanimidade em Sessão Extraordinária, nesta quinta-feira (10), o reajuste de 7,54% nos salários dos servidores públicos efetivos, professores, aposentados e pensionistas do município. A porcentagem segue a inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), apurado nos últimos 12 meses. A nova remuneração passa a vigorar retroativa a 1º de janeiro deste ano

Câmara de Arapoti aprova projeto que proíbe cobrança de valor mínimo na conta de água

A Câmara Municipal de Arapoti aprovou na última sexta-feira (14) o projeto de lei que proíbe a empresa responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto sanitário de cobrar de valor ou taxa mínima no município. Atualmente, a empresa que presta este serviço no município é a Sanepar, que cobra a tarifa mínima de R$ 34,58 para consumo residencial de até de 5 m³ de água.

2019/2020: Vereadores elegem nova Mesa Diretora

Na última Sessão Ordinária do ano, realizada na noite desta quarta-feira (12), os vereadores arapotienses elegeram a nova composição da Mesa Diretora para o Biênio 2019/2020. A partir de 1º de janeiro, o novo Presidente da Câmara de Arapoti será o vereador Marineo Ferreira (PTB), eleito pela maioria com cinco votos.

ORÇAMENTO: Vereadores definem emendas impositivas para 2019

Na última quinta-feira (07) os vereadores aprovaram as Leis Orçamentária para 2019 e definiram o destino de suas emendas impositivas individuais. Cada vereador pode determinar onde e como será gasto o recurso de R$ 89 mil. No total serão R$ 801 mil investidos conforme programação dos vereadores.

Câmara acompanha parecer do TCE-PR e reprova contas do ex-Prefeito Braz Rizzi

Por 8 votos a 1, a Câmara Municipal reprovou as contas do ex-Prefeito Municipal, Braz Rizzi, referente ao ano de 2016. O julgamento do Legislativo, realizado nesta quarta-feira (21), acompanhou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), emitido em 18 de julho deste ano, que apontou irregularidade e recomendou a reprovação.

Cidadania: Câmara Jovem 2019 abre inscrições na próxima segunda-feira (19)

Na próxima semana estarão abertas as inscrições para a Câmara Jovem 2019. Poderão concorrer à vaga no parlamento jovem alunos de colégios públicos e privados, do 8º ao 2º ano, com idade de até 16 anos. As inscrições podem ser feitas na própria secretaria de seu Colégio até o dia 23 de novembro, data em que também se encerra o período de campanha eleitoral. As eleições acontecem no dia 26 de novembro.

Moção parabeniza organizadores do evento RosaAzul