100%

Moção parabeniza organizadores do evento RosaAzul

De autoria do vereador Jean Klichowski (MDB), a Câmara concedeu Moção de Aplauso aos organizadores do evento RosaAzul, Fati/Fajar, Colégio Mega e Grupo de apoio e orientação ao câncer Rosas da Primavera. O evento foi idealizado pela empresária Bruna Costa, uma guerreira que venceu o câncer de mama e hoje faz parte do grupo Rosas da Primavera (Ponta Grossa), ajudando outros pacientes oncológicos. O Projeto Rosa Azul aconteceu nas dependências do Colégio Mega/Fati nos dias 18 de outubro, com palestras do Outubro Rosa, no dia 27 de outubro, com oficina de arrumação de lenços e no dia 08 de novembro com palestra sobre o Novembro Azul.

“Em 2018 eu quis que o Outubro Rosa desse mais acesso à informações a mais pessoas. Queria levar todo o carinho que eu tive no meu tratamento para outros pacientes. Foi então que surgiu a ideia do Outubro Rosa e Azul, com o objetivo de também atingir o âmbito familiar, pois a prevenção do câncer tem que ser falado para toda a família”, explicou Bruna. “Esse foi o primeiro ano que fizemos o projeto. Esperamos que mais projetos como esse, de prevenção e informação, aconteçam em nossa sociedade”.

“A Bruna é uma mãe guerreira, que mesmo após estar curada não parou, continua lutando para levar informação de prevenção e apoio a muitas outras pessoas. Não estamos falando apenas de um evento, mas sim de combate contra uma doença terrível”, disse o vereador Jean.

Bruna descobriu seu diagnóstico em 2016, quando fez a cirurgia de retirada total e reconstrução da mama direita. Em janeiro de 2017, iniciou o tratamento com 16 sessões de quimioterapias, e em agosto do mesmo ano finalizou com 25 de radioterapia. “Quando se descobre a doença, o maior medo é do desconhecido, porque temos uma cultura antiga e de muito preconceito gerada pela falta de informação. Durante meu tratamento, Deus me deu muitos presentes: pude ver a vida com outros olhos, ter mais fé, e ver que existem pessoas que sofrem mais que eu”, lembrou. “Quero dizer que não é fácil passar pelo tratamento, nem para o paciente e nem para seus familiares, mas precisamos ser positivos e acreditar pois existe sim cura e vida após o diagnóstico de câncer”.  
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 07/11/2018 - 21:27:37 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 07/11/2018 - 21:27:37 por: Nicole Renata Chiaradia

Notícias

Requerimento cobra distribuição de uniforme escolar
Requerimento cobra distribuição de uniforme escolar

O vereador Jean Klichowski (MDB) questionou o Executivo se haverá distribuição de uniforme escolar para os alunos da Rede Municipal de Ensino para o ano de 2019. A pergunta foi feita através de requerimento, apresentado nesta quarta-feira (13)

Centro Esportivo receberá nome de Antenor Alves Teixeira
Centro Esportivo receberá nome de Antenor Alves Teixeira

A Câmara aprovou ontem o Projeto de Decreto 263/2019, de autoria do vereador Silvio Lopes (PP), que denomina o Centro Esportivo Antenor Alves Teixeira. O complexo está sendo construído no Loteamento do Bosque II e levará em seu nome uma homenagem ao conhecido Seu Baiano, morador do bairro até seu falecimento

CONHEÇA AS COMISSÕES PERMANENTES
CONHEÇA AS COMISSÕES PERMANENTES

Além da atuação no Plenário, o vereador também desenvolve seu trabalho dentro das Comissões Permanentes, estabelecidas pelo Regimento Interno da Casa. Existem cinco Comissões divididas em áreas de atuação: Constituição e Justiça (CCJ), Finanças e Orçamento (CFO), Educação, Saúde e Assistência Social (CESAS), Agricultura e Meio Ambiente e Obras e Serviço Público (COSP)

Comissão de Saúde acompanha conferências do tema
Comissão de Saúde acompanha conferências do tema

O Conselho Municipal de Saúde promoveu nos meses de fevereiro e março nove pré-conferências nos bairros onde existe Unidades de Saúde. Destas reuniões, o Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Divair da Silva (PV), esteve presente em sete delas. Ao todo, as pré-conferências reuniram cerca de 300 pessoas, entre profissionais da área, representantes do poder público, e usuários da Saúde

Enezeli Stonoga e Inês de Gouveia recebem Comenda Dona Nena
Enezeli Stonoga e Inês de Gouveia recebem Comenda Dona Nena

No último dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Arapoti homenageou a luta de duas mulheres fortes e guerreiras: Enezeli Stonoga de Moura e Inês Olinda de Gouveia. As professoras aposentadas receberam das mãos dos vereadores propositores Marineo Ferreira (PTB) e Divair da Silva (PV) a Comenda Dona Nena, concedida à mulheres destaque do município de Arapoti