Lourival Palmeirense é homenageado com Título de Cidadão Honorário

Famoso pelo amor ao seu time do coração, Lourival Palmeirense esbanja felicidade. O apaixonado torcedor alviverde, que já conta os dias para comemorar o título do Campeonato Brasileiro pela segunda vez nesta década, vai receber da Câmara Municipal o Título de Cidadão Honorário de Arapoti. A homenagem foi aprovada na última semana (31), através do projeto de decreto 258/18, de autoria do vereador Divair da Silva (PV).

Lourival Martins de Oliveira chegou em Arapoti em 1946, aos cinco anos, na extinta Fábrica de Papel. Foi padeiro, operador de máquina de papel, comerciante e caminhoneiro. Em 2006, adquiriu a concessão da lanchonete da Rodoviária, negócio que administrou até 2012. Casado com sua segunda esposa, Erondina de Oliveira, tem seis filhos, 10 netos e um bisneto.

Hoje, com 77 anos, aposentado, leva uma vida tranquila, sem fortes emoções. Será? Quem conhece o Palmeirense sabe que não é bem assim. Ele percorre vários quilômetros quase todos os dias acompanhado de sua fiel escudeira, a bicicleta, e sempre que pode participa de provas e passeios. Sua devoção ao esporte começou cedo, aos 15 anos, jogando como goleiro no Guarani Esporte Clube. Guarda até hoje a taça de campeão da Copa Comarca de Jaguariaíva, de 1962. Na mesma época já era um amante do ciclismo, categoria pela qual venceu várias provas. Pedalou longos trajetos, até Ponta Grossa, Curitiba e Matinhos. Sem a bicicleta, correu os 15 km da São Silvestre (SP) em 1995 a 1997, 1999 e 2000, e participou de provas em Curitiba, Ponta Grossa, Piraí do Sul e outras cidades.

“Lourival é um exemplo para a geração atual e para as futuras gerações, pois sempre se dedicou ao trabalho e ao esporte, sempre incentivando os mais novos e respeitando a todos os atletas e torcedores de times adversários”, homenageou Divair.

Os Títulos de Cidadania serão entregues em Sessão Solene na Câmara Municipal no dia 14 de dezembro, evento que integra as comemorações do aniversário de Arapoti.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 07/11/2018 - 10:59:00 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 07/11/2018 - 10:59:00 por: Nicole Renata Chiaradia

INFLAÇÃO: Câmara aprova reposição de 7,54% para servidores e professores municipais; Prefeita e vereadores não terão reajuste

Os vereadores de Arapoti aprovaram por unanimidade em Sessão Extraordinária, nesta quinta-feira (10), o reajuste de 7,54% nos salários dos servidores públicos efetivos, professores, aposentados e pensionistas do município. A porcentagem segue a inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), apurado nos últimos 12 meses. A nova remuneração passa a vigorar retroativa a 1º de janeiro deste ano

Câmara de Arapoti aprova projeto que proíbe cobrança de valor mínimo na conta de água

A Câmara Municipal de Arapoti aprovou na última sexta-feira (14) o projeto de lei que proíbe a empresa responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto sanitário de cobrar de valor ou taxa mínima no município. Atualmente, a empresa que presta este serviço no município é a Sanepar, que cobra a tarifa mínima de R$ 34,58 para consumo residencial de até de 5 m³ de água.

2019/2020: Vereadores elegem nova Mesa Diretora

Na última Sessão Ordinária do ano, realizada na noite desta quarta-feira (12), os vereadores arapotienses elegeram a nova composição da Mesa Diretora para o Biênio 2019/2020. A partir de 1º de janeiro, o novo Presidente da Câmara de Arapoti será o vereador Marineo Ferreira (PTB), eleito pela maioria com cinco votos.

ORÇAMENTO: Vereadores definem emendas impositivas para 2019

Na última quinta-feira (07) os vereadores aprovaram as Leis Orçamentária para 2019 e definiram o destino de suas emendas impositivas individuais. Cada vereador pode determinar onde e como será gasto o recurso de R$ 89 mil. No total serão R$ 801 mil investidos conforme programação dos vereadores.

Câmara acompanha parecer do TCE-PR e reprova contas do ex-Prefeito Braz Rizzi

Por 8 votos a 1, a Câmara Municipal reprovou as contas do ex-Prefeito Municipal, Braz Rizzi, referente ao ano de 2016. O julgamento do Legislativo, realizado nesta quarta-feira (21), acompanhou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), emitido em 18 de julho deste ano, que apontou irregularidade e recomendou a reprovação.

Cidadania: Câmara Jovem 2019 abre inscrições na próxima segunda-feira (19)

Na próxima semana estarão abertas as inscrições para a Câmara Jovem 2019. Poderão concorrer à vaga no parlamento jovem alunos de colégios públicos e privados, do 8º ao 2º ano, com idade de até 16 anos. As inscrições podem ser feitas na própria secretaria de seu Colégio até o dia 23 de novembro, data em que também se encerra o período de campanha eleitoral. As eleições acontecem no dia 26 de novembro.

Moção parabeniza organizadores do evento RosaAzul

De autoria do vereador Jean Klichowski (MDB), a Câmara concedeu Moção de Aplauso aos organizadores do evento RosaAzul, Fati/Fajar, Colégio Mega e Grupo de apoio e orientação ao câncer Rosas da Primavera. O evento foi idealizado pela empresária Bruna Costa, uma guerreira que venceu o câncer de mama e hoje faz parte do grupo Rosas da Primavera (Ponta Grossa), ajudando outros pacientes oncológicos.