Câmara Jovem visita Assembleia Legislativa do Paraná

Os Jovens Vereadores de Arapoti estiveram em Curitiba nesta segunda-feira (05) para participar de uma visita na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura do Legislativo Estadual, dos gabinetes ao setor administrativo, de assistir a Sessão Plenária e de conversar com os deputados Plauto Miró (DEM), Tadeu Veneri (PT) e Felipe Francischini (PSL).

Acompanhados pelo vereador Divair da Silva (PV), os parlamentares jovens foram guiados pela servidora do cerimonial, Jenifer Sarti Andrade, que com muita disposição e bom humor explicou sobre o funcionamento da Casa, sobre o processo legislativo estadual, além de contar um pouco sobre as obras de arte que compõem o acervo da ALEP e sobre a história paranaense.

“Nenhum de nós conhecia a Assembleia, então esta foi uma oportunidade única. Quanto mais entendemos a política como realmente funciona, mais temos subsídio para formarmos nossa própria opinião e buscar melhorias para nossa realidade, para o local em que vivemos”, disse a Presidente da Câmara Jovem, Ariádine Mendes de Camargo.

“Estamos encerrando o Programa Câmara Jovem 2018, e a visita à Assembleia pode fechar os trabalhos com maestria. Conseguimos cumprir nosso objetivo, que era proporcionar a estes jovens a vivência e o conhecimento de como funciona o legislativo, e mostrar como a política pode e deve fazer parte da vida de todos”, disse o vereador Divair. “Neste mês vamos começar a divulgar as eleições do parlamento jovem para 2019. Espero que a experiência positiva possa conquistar novos futuros líderes”.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 06/11/2018 - 13:30:02 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 06/11/2018 - 13:30:02 por: Nicole Renata Chiaradia

INFLAÇÃO: Câmara aprova reposição de 7,54% para servidores e professores municipais; Prefeita e vereadores não terão reajuste

Os vereadores de Arapoti aprovaram por unanimidade em Sessão Extraordinária, nesta quinta-feira (10), o reajuste de 7,54% nos salários dos servidores públicos efetivos, professores, aposentados e pensionistas do município. A porcentagem segue a inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), apurado nos últimos 12 meses. A nova remuneração passa a vigorar retroativa a 1º de janeiro deste ano

Câmara de Arapoti aprova projeto que proíbe cobrança de valor mínimo na conta de água

A Câmara Municipal de Arapoti aprovou na última sexta-feira (14) o projeto de lei que proíbe a empresa responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto sanitário de cobrar de valor ou taxa mínima no município. Atualmente, a empresa que presta este serviço no município é a Sanepar, que cobra a tarifa mínima de R$ 34,58 para consumo residencial de até de 5 m³ de água.

2019/2020: Vereadores elegem nova Mesa Diretora

Na última Sessão Ordinária do ano, realizada na noite desta quarta-feira (12), os vereadores arapotienses elegeram a nova composição da Mesa Diretora para o Biênio 2019/2020. A partir de 1º de janeiro, o novo Presidente da Câmara de Arapoti será o vereador Marineo Ferreira (PTB), eleito pela maioria com cinco votos.

ORÇAMENTO: Vereadores definem emendas impositivas para 2019

Na última quinta-feira (07) os vereadores aprovaram as Leis Orçamentária para 2019 e definiram o destino de suas emendas impositivas individuais. Cada vereador pode determinar onde e como será gasto o recurso de R$ 89 mil. No total serão R$ 801 mil investidos conforme programação dos vereadores.

Câmara acompanha parecer do TCE-PR e reprova contas do ex-Prefeito Braz Rizzi

Por 8 votos a 1, a Câmara Municipal reprovou as contas do ex-Prefeito Municipal, Braz Rizzi, referente ao ano de 2016. O julgamento do Legislativo, realizado nesta quarta-feira (21), acompanhou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), emitido em 18 de julho deste ano, que apontou irregularidade e recomendou a reprovação.

Cidadania: Câmara Jovem 2019 abre inscrições na próxima segunda-feira (19)

Na próxima semana estarão abertas as inscrições para a Câmara Jovem 2019. Poderão concorrer à vaga no parlamento jovem alunos de colégios públicos e privados, do 8º ao 2º ano, com idade de até 16 anos. As inscrições podem ser feitas na própria secretaria de seu Colégio até o dia 23 de novembro, data em que também se encerra o período de campanha eleitoral. As eleições acontecem no dia 26 de novembro.

Moção parabeniza organizadores do evento RosaAzul

De autoria do vereador Jean Klichowski (MDB), a Câmara concedeu Moção de Aplauso aos organizadores do evento RosaAzul, Fati/Fajar, Colégio Mega e Grupo de apoio e orientação ao câncer Rosas da Primavera. O evento foi idealizado pela empresária Bruna Costa, uma guerreira que venceu o câncer de mama e hoje faz parte do grupo Rosas da Primavera (Ponta Grossa), ajudando outros pacientes oncológicos.