DECISÃO: Câmara aprova cassação do vereador Giovanni Carneiro

A Câmara de Arapoti votou a favor da cassação do vereador Giovanni Aparecido Carneiro (PP), nesta quinta-feira (25), em Sessão de julgamento que durou mais de cinco horas. Por decisão do Plenário, Giovanni Carneiro foi impedido de votar por ter interesse direto no resultado da votação e foi substituído pelo 1º suplente Silvio Lopes (PP), enquanto o vereador Marineo Ferreira (PTB), impedido de votar por ter parentesco com o acusado, teve sua cadeira ocupada por seu suplente Douglas Guerreiro (PTB). O parecer que recomendou a perda do mandato, de autoria do vereador e relator do Conselho de ética e Decoro Parlamentar Ricardo Rodrigues Pedroso (PPS), foi aprovado por oito votos a zero. Com a cassação, a Câmara emitirá um Decreto Legislativo sobre a decisão dos membros, dando ciência à Justiça Eleitoral sobre a vacância do cargo no Legislativo. Na próxima segunda-feira, Silvio Lopes assume cadeira no Legislativo em definitivo.
A denúncia que deu origem ao processo de perda de mandato por quebra de decoro parlamentar, baseada em uma ação do Ministério Público, foi representada pela cidadã Mayara Crystiane da Silva, a qual investiga o vereador Giovanni por estelionato qualificado, onde supostamente teria recebido a quantia de R$ 4,8 mil em troca da promessa de aumentar em 25% o valor da aposentadoria de uma idosa, pago pelo INSS.
A representação de Mayara foi acolhida pelo Plenário da Câmara no dia 25 de abril deste ano. Durante seis meses, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, formado pelos vereadores Zildinei Ferreira (PSC), Ricardo Rodrigues (PPS) e Victor Brondani (PDT) percorreu todos os trâmites, realizando verificação de documentos, estudo de legislação, ouvindo as testemunhas do processo.
Giovanni Carneiro não compareceu à Sessão de Julgamento e foi representado por seu advogado, Nelson Luiz Filho, que fez a defesa baseado em sua inocência, dizendo que há apenas indícios que são insuficientes para sua condenação. “Não há nenhuma prova cabal que determine sua culpa, nem tão pouco condenação pela justiça”, disse. Segundo o advogado, o valor de R$ 4,8 mil teria sido desviado dentro da própria família da idosa, e o envolvimento do vereador teria sido inventado, apenas para justificar o sumiço do dinheiro. “Também lembro que Giovanni foi massacrado antecipadamente pelo caso de crime eleitoral ‘Kit Churrasco’, denunciado pelo Ministério Público. E nesta semana, ele foi inocentado por decisão da Justiça”, relatou durante a defesa do processo.
Giovanni foi eleito para seu primeiro mandato em 2016, com 500 votos. Na Câmara Municipal fazia parte das Comissões de Educação, Saúde e Assistência Social, e de Obras e Serviços Públicos. Foi coautor do Projeto de Lei ordinária que Autoriza o Poder Executivo a fornecer Wi-Fi gratuito em espaços públicos e da Resolução que criou a Medalha Rui Barbosa, que premia os melhores alunos do município. Em seu histórico legislativo, foi autor de 109 requerimentos e 40 indicações, e participou de 314 votações.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 25/10/2018 - 19:24:55 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 25/10/2018 - 19:24:55 por: Nicole Renata Chiaradia

Cidadania: Câmara Jovem 2019 abre inscrições na próxima segunda-feira (19)

Na próxima semana estarão abertas as inscrições para a Câmara Jovem 2019. Poderão concorrer à vaga no parlamento jovem alunos de colégios públicos e privados, do 8º ao 2º ano, com idade de até 16 anos. As inscrições podem ser feitas na própria secretaria de seu Colégio até o dia 23 de novembro, data em que também se encerra o período de campanha eleitoral. As eleições acontecem no dia 26 de novembro.

Moção parabeniza organizadores do evento RosaAzul

De autoria do vereador Jean Klichowski (MDB), a Câmara concedeu Moção de Aplauso aos organizadores do evento RosaAzul, Fati/Fajar, Colégio Mega e Grupo de apoio e orientação ao câncer Rosas da Primavera. O evento foi idealizado pela empresária Bruna Costa, uma guerreira que venceu o câncer de mama e hoje faz parte do grupo Rosas da Primavera (Ponta Grossa), ajudando outros pacientes oncológicos.

Lourival Palmeirense é homenageado com Título de Cidadão Honorário

Famoso pelo amor ao seu time do coração, Lourival Palmeirense esbanja felicidade. O apaixonado torcedor alviverde, que já conta os dias para comemorar o título do Campeonato Brasileiro pela segunda vez nesta década, vai receber da Câmara Municipal o Título de Cidadão Honorário de Arapoti. A homenagem foi aprovada na última semana (31), através do projeto de decreto 258/18, de autoria do vereador Divair da Silva (PV).

Câmara Jovem visita Assembleia Legislativa do Paraná

Os Jovens Vereadores de Arapoti estiveram em Curitiba nesta segunda-feira (05) para participar de uma visita na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura do Legislativo Estadual, dos gabinetes ao setor administrativo, de assistir a Sessão Plenária e de conversar com os deputados Plauto Miró (DEM), Tadeu Veneri (PT) e Felipe Francischini (PSL).

TURISMO: Moção parabeniza realização de Caminhada Ecológica

A Equipe Bora Caminhar recebeu na última quarta-feira (31) uma Moção de Aplauso pela realização da 1ª Caminhada Ecológica de Arapoti – Rota das Águas. De autoria do vereador Marineo Ferreira (PTB), a proposta também parabenizou os grupos parceiros do evento: Grupo Aralama, Conselho de Turismo (COMTUR), Edemar Bikes, Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Educação e Cultura.

Silvio Lopes toma posse como vereador de Arapoti

Silvio Lopes (PP) tomou posse como vereador de Arapoti na tarde desta segunda-feira (29), em Sessão Extraordinária. O vereador empossado assume a cadeira no Legislativo no lugar de Giovanni Carneiro, que perdeu seu mandato na última quinta-feira (25).

DECISÃO: Câmara aprova cassação do vereador Giovanni Carneiro