DECISÃO: Câmara aprova cassação do vereador Giovanni Carneiro

A Câmara de Arapoti votou a favor da cassação do vereador Giovanni Aparecido Carneiro (PP), nesta quinta-feira (25), em Sessão de julgamento que durou mais de cinco horas. Por decisão do Plenário, Giovanni Carneiro foi impedido de votar por ter interesse direto no resultado da votação e foi substituído pelo 1º suplente Silvio Lopes (PP), enquanto o vereador Marineo Ferreira (PTB), impedido de votar por ter parentesco com o acusado, teve sua cadeira ocupada por seu suplente Douglas Guerreiro (PTB). O parecer que recomendou a perda do mandato, de autoria do vereador e relator do Conselho de ética e Decoro Parlamentar Ricardo Rodrigues Pedroso (PPS), foi aprovado por oito votos a zero. Com a cassação, a Câmara emitirá um Decreto Legislativo sobre a decisão dos membros, dando ciência à Justiça Eleitoral sobre a vacância do cargo no Legislativo. Na próxima segunda-feira, Silvio Lopes assume cadeira no Legislativo em definitivo.
A denúncia que deu origem ao processo de perda de mandato por quebra de decoro parlamentar, baseada em uma ação do Ministério Público, foi representada pela cidadã Mayara Crystiane da Silva, a qual investiga o vereador Giovanni por estelionato qualificado, onde supostamente teria recebido a quantia de R$ 4,8 mil em troca da promessa de aumentar em 25% o valor da aposentadoria de uma idosa, pago pelo INSS.
A representação de Mayara foi acolhida pelo Plenário da Câmara no dia 25 de abril deste ano. Durante seis meses, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, formado pelos vereadores Zildinei Ferreira (PSC), Ricardo Rodrigues (PPS) e Victor Brondani (PDT) percorreu todos os trâmites, realizando verificação de documentos, estudo de legislação, ouvindo as testemunhas do processo.
Giovanni Carneiro não compareceu à Sessão de Julgamento e foi representado por seu advogado, Nelson Luiz Filho, que fez a defesa baseado em sua inocência, dizendo que há apenas indícios que são insuficientes para sua condenação. “Não há nenhuma prova cabal que determine sua culpa, nem tão pouco condenação pela justiça”, disse. Segundo o advogado, o valor de R$ 4,8 mil teria sido desviado dentro da própria família da idosa, e o envolvimento do vereador teria sido inventado, apenas para justificar o sumiço do dinheiro. “Também lembro que Giovanni foi massacrado antecipadamente pelo caso de crime eleitoral ‘Kit Churrasco’, denunciado pelo Ministério Público. E nesta semana, ele foi inocentado por decisão da Justiça”, relatou durante a defesa do processo.
Giovanni foi eleito para seu primeiro mandato em 2016, com 500 votos. Na Câmara Municipal fazia parte das Comissões de Educação, Saúde e Assistência Social, e de Obras e Serviços Públicos. Foi coautor do Projeto de Lei ordinária que Autoriza o Poder Executivo a fornecer Wi-Fi gratuito em espaços públicos e da Resolução que criou a Medalha Rui Barbosa, que premia os melhores alunos do município. Em seu histórico legislativo, foi autor de 109 requerimentos e 40 indicações, e participou de 314 votações.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 25/10/2018 - 19:24:55 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 25/10/2018 - 19:24:55 por: Nicole Renata Chiaradia

CÂMARA DE ARAPOTI REALIZA CERIMÔNIA PARA ENTREGA DAS MEDALHAS RUI BARBOSA

Aconteceu nesta sexta-feira (12) a 2ª edição da Medalha Rui Barbosa. A cerimônia realizada no Plenário da Câmara Municipal de Arapoti premiou 130 alunos de 20 instituições de Ensino Público e Privado, entre escolas, colégios, centros de educação profissional e de ensino superior. A medalha foi entregue aos alunos que se destacaram em 2018, levando em consideração notas, disciplina e frequência escolar, conforme o Decreto 231/17

SEM POEIRA: Projeto prevê arquivo digital para documentos públicos

Já virou lei o projeto de autoria do Vereador Divair da Silva (PV) que prevê a digitalização e armazenamento eletrônico de documentos dos Poderes Executivo e Legislativo de Arapoti. A criação de um arquivo digital pretende manter a integridade e a autenticidade dos documentos, facilitando a sua localização e visualização.

MAU CHEIRO: Vereador requer ligação da rede de esgoto do prédio da Prefeitura

O Vereador Divair da Silva (PV) requereu nesta quarta-feira (03) explicações sobre o prédio da Prefeitura não ter ligação com à rede de coleta de esgoto. Segundo explicou o vereador, foi realizada uma consulta à Sanepar, a qual informou, após vistoria, que o prédio não está interligado com a rede de esgotamento sanitário.

Câmara participa da 11ª Conferência Municipal de Saúde

Aconteceu nesta sexta (29) e sábado (30) a 11ª Conferência Municipal de Saúde, no Centro Estudantil, organizada pelo Conselho em parceria com a Secretaria de Saúde. O encontro visa debater e aprovar propostas para o desenvolvimento de políticas públicas municipais para o setor para os próximos quatro anos.