Jovens Vereadores apresentam projetos de lei

Os jovens vereadores estiveram reunidos na tarde de ontem (10) para apresentarem seus projetos de lei para finalização do projeto 2018. E teve muita ideia bacana, confere aí:

????A Hyasmin, representante do Colégio Sespp, propôs proibir o uso de fogos de artifício que causem poluição sonora, aqueles com estouro e estampidos acima de 70 decibéis. Segundo a jovem, o barulho excessivo pode causar traumas irreversíveis em animais e afetar pessoas sensíveis, como no caso de crianças autistas. "A proposta não é acabar com os espetáculos e festejos, mas sim substituir os fogos barulhentos pelos fogos chamados de vista, apenas de efeito visual", disse.
????A Ana Laura do Colégio Carmelina F. Pedroso apresentou projeto que torna obrigatório o uso racional da água para limpeza nas escolas municipais. Como explicou Ana Laura, a matéria trata sobre a coleta e uso da água da chuva, evitando assim o desperdício de água tratada para limpeza de calçadas ou para irrigação de hortas e jardins.
⚽O Carlos, do Colégio Costa Neto, e o Mateus, do Cerrado das Cinzas, apresentaram um projeto de lei que estabelece a realização de campeonatos municipais de futebol em parceria com a Liga Arapotiense, a criação de escolinhas de futebol nos bairros e distritos, e a utilização de quadras das escolas municipais pela comunidade nos dias sem aula.
⛑️O João Henrique, representante do Colégio Mega, sugeriu instituir um programa municipal de capacitação de socorristas entre funcionários das escolas municipais. Segundo João, ter um funcionário que saiba realizar uma manobra para desengasgar, ou mesmo como agir durante uma convulsão, pode salvar uma vida de uma criança.
????A Giovanna, do Colégio Colônia Holandesa, apresentou proposta para instituir a Festa das Nações, a ser realizada na semana de aniversário do município, a fim de valorizar a cultura dos seis povos que participaram da formação do município: Negros, Índios, Tropeiros, Espanhóis, Poloneses e Holandeses. A Jovem explicou ainda que a festividade pode oferecer comidas típicas de cada povo, artefatos e costumes de cada cultura.

Os Projetos de lei serão ajustados em parceria com os vereadores, e a matéria final será votada na Câmara Jovem  no dia 8 de novembro. Os projetos dos Jovens Vereadores poderão ser adotados pelos vereadores e, então, apresentados no Legislativo.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 11/10/2018 - 16:04:10 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 11/10/2018 - 16:04:10 por: Nicole Renata Chiaradia

Cancelada Sessão Itinerante

Informamos a toda população arapotiense que a Sessão Itinerante que seria realizada no dia de hoje (23) foi cancelada devido ao mau tempo. Nova data será marcada para atendimento da comunidade da Vila Nova, Bosque I e II.

6º Desafio de Rua: Capal recebe Moção de Aplauso

A Capal Cooperativa Agroindustrial foi homenageada na noite de ontem (15) com Moção de Aplauso na Câmara de Arapoti. A proposição de autoria do vereador Silvio Lopes (PP) parabenizou pela realização do 6º Desafio de Rua, que aconteceu no dia 1º de maio, com corrida de 5 e 10 Km e caminhada de 3 Km

Câmara realiza Sessão Itinerante na Vila Nova

O projeto Sessão itinerante chega à Vila Nova na próxima semana. Será no dia 23 de maio, quinta-feira, às 19 horas, na Rua José Manuel Graminho, em frente ao número 516 (Casa da Dona Áurea). Moradores e representantes da Vila Nova e bairros próximos poderão reivindicar, reclamar ou expor suas dúvidas por escrito ou verbalmente

WITAMY: Imigração Polonesa terá data comemorativa em Arapoti

O dia 11 de novembro será a data municipal em comemoração à imigração polonesa em Arapoti. O Projeto de Lei 2069/2019 que institui a data, de autoria do vereador Divair da Silva (PV), foi aprovado por unanimidade em segundo turno nesta quarta-feira (08).

MOBILIZAÇÃO: Vereadores de Arapoti pedem proibição de reajuste da Sanepar

A autorização do reajuste de 12,13% feito pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) na conta de água e esgoto de todos os paranaenses mobilizou os vereadores de Arapoti nesta semana. Divair da Silva (PV), Jean Klichowski (MDB), Nelson Marcolino de Aguiar, o Pepe (PSD) e Ricardo Rodrigues Pedroso (PPS) são os vereadores que cobram o Executivo para decretar proibição ao aumento no município