Jovens Vereadores apresentam projetos de lei

Os jovens vereadores estiveram reunidos na tarde de ontem (10) para apresentarem seus projetos de lei para finalização do projeto 2018. E teve muita ideia bacana, confere aí:

????A Hyasmin, representante do Colégio Sespp, propôs proibir o uso de fogos de artifício que causem poluição sonora, aqueles com estouro e estampidos acima de 70 decibéis. Segundo a jovem, o barulho excessivo pode causar traumas irreversíveis em animais e afetar pessoas sensíveis, como no caso de crianças autistas. "A proposta não é acabar com os espetáculos e festejos, mas sim substituir os fogos barulhentos pelos fogos chamados de vista, apenas de efeito visual", disse.
????A Ana Laura do Colégio Carmelina F. Pedroso apresentou projeto que torna obrigatório o uso racional da água para limpeza nas escolas municipais. Como explicou Ana Laura, a matéria trata sobre a coleta e uso da água da chuva, evitando assim o desperdício de água tratada para limpeza de calçadas ou para irrigação de hortas e jardins.
⚽O Carlos, do Colégio Costa Neto, e o Mateus, do Cerrado das Cinzas, apresentaram um projeto de lei que estabelece a realização de campeonatos municipais de futebol em parceria com a Liga Arapotiense, a criação de escolinhas de futebol nos bairros e distritos, e a utilização de quadras das escolas municipais pela comunidade nos dias sem aula.
⛑️O João Henrique, representante do Colégio Mega, sugeriu instituir um programa municipal de capacitação de socorristas entre funcionários das escolas municipais. Segundo João, ter um funcionário que saiba realizar uma manobra para desengasgar, ou mesmo como agir durante uma convulsão, pode salvar uma vida de uma criança.
????A Giovanna, do Colégio Colônia Holandesa, apresentou proposta para instituir a Festa das Nações, a ser realizada na semana de aniversário do município, a fim de valorizar a cultura dos seis povos que participaram da formação do município: Negros, Índios, Tropeiros, Espanhóis, Poloneses e Holandeses. A Jovem explicou ainda que a festividade pode oferecer comidas típicas de cada povo, artefatos e costumes de cada cultura.

Os Projetos de lei serão ajustados em parceria com os vereadores, e a matéria final será votada na Câmara Jovem  no dia 8 de novembro. Os projetos dos Jovens Vereadores poderão ser adotados pelos vereadores e, então, apresentados no Legislativo.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 11/10/2018 - 16:04:10 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 11/10/2018 - 16:04:10 por: Nicole Renata Chiaradia

INFLAÇÃO: Câmara aprova reposição de 7,54% para servidores e professores municipais; Prefeita e vereadores não terão reajuste

Os vereadores de Arapoti aprovaram por unanimidade em Sessão Extraordinária, nesta quinta-feira (10), o reajuste de 7,54% nos salários dos servidores públicos efetivos, professores, aposentados e pensionistas do município. A porcentagem segue a inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), apurado nos últimos 12 meses. A nova remuneração passa a vigorar retroativa a 1º de janeiro deste ano

Câmara de Arapoti aprova projeto que proíbe cobrança de valor mínimo na conta de água

A Câmara Municipal de Arapoti aprovou na última sexta-feira (14) o projeto de lei que proíbe a empresa responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto sanitário de cobrar de valor ou taxa mínima no município. Atualmente, a empresa que presta este serviço no município é a Sanepar, que cobra a tarifa mínima de R$ 34,58 para consumo residencial de até de 5 m³ de água.

2019/2020: Vereadores elegem nova Mesa Diretora

Na última Sessão Ordinária do ano, realizada na noite desta quarta-feira (12), os vereadores arapotienses elegeram a nova composição da Mesa Diretora para o Biênio 2019/2020. A partir de 1º de janeiro, o novo Presidente da Câmara de Arapoti será o vereador Marineo Ferreira (PTB), eleito pela maioria com cinco votos.

ORÇAMENTO: Vereadores definem emendas impositivas para 2019

Na última quinta-feira (07) os vereadores aprovaram as Leis Orçamentária para 2019 e definiram o destino de suas emendas impositivas individuais. Cada vereador pode determinar onde e como será gasto o recurso de R$ 89 mil. No total serão R$ 801 mil investidos conforme programação dos vereadores.

Câmara acompanha parecer do TCE-PR e reprova contas do ex-Prefeito Braz Rizzi

Por 8 votos a 1, a Câmara Municipal reprovou as contas do ex-Prefeito Municipal, Braz Rizzi, referente ao ano de 2016. O julgamento do Legislativo, realizado nesta quarta-feira (21), acompanhou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), emitido em 18 de julho deste ano, que apontou irregularidade e recomendou a reprovação.

Cidadania: Câmara Jovem 2019 abre inscrições na próxima segunda-feira (19)

Na próxima semana estarão abertas as inscrições para a Câmara Jovem 2019. Poderão concorrer à vaga no parlamento jovem alunos de colégios públicos e privados, do 8º ao 2º ano, com idade de até 16 anos. As inscrições podem ser feitas na própria secretaria de seu Colégio até o dia 23 de novembro, data em que também se encerra o período de campanha eleitoral. As eleições acontecem no dia 26 de novembro.

Moção parabeniza organizadores do evento RosaAzul

De autoria do vereador Jean Klichowski (MDB), a Câmara concedeu Moção de Aplauso aos organizadores do evento RosaAzul, Fati/Fajar, Colégio Mega e Grupo de apoio e orientação ao câncer Rosas da Primavera. O evento foi idealizado pela empresária Bruna Costa, uma guerreira que venceu o câncer de mama e hoje faz parte do grupo Rosas da Primavera (Ponta Grossa), ajudando outros pacientes oncológicos.