12 de outubro: Arapoti institui Dia da Imigração Espanhola

12 de outubro: Arapoti institui Dia da Imigração Espanhola Confira na imagem as localidades do município onde se instalaram os imigrantes espanhóis no início do século passado
Foi aprovado nesta quarta-feira (03), em 2º turno, o Projeto de Lei 2015/2018, de autoria do vereador Divair da Silva (PV), que institui o Dia da Imigração Espanhola em Arapoti. A data que será comemorada no dia 12 de outubro é uma homenagem ao povo espanhol que ajudou a formar a cidade de Arapoti.
Segundo o Projeto, a data deve passar a compor o calendário de festividades do município, com a realização de atividades que lembrem a importância da cultura hispânica e a promoção de ações de políticas públicas de desenvolvimento e conhecimento cultural sobre o tema. Ainda durante a semana de comemoração do Dia da Imigração Espanhola, o município poderá promover apresentações artísticas, palestras, exposições, passeios e desfile, especialmente nas escolas, para divulgação dos costumes espanhóis.
O vereador autor da proposição, Divair, conta que o dia 12 de outubro é o Dia da Hispanidade (Día de la Hispanidad), comemorado em todos os países hispânicos. “Nessa data, que marca o descobrimento da América, os povos latino-americanos e espanhóis se unem a favor de uma das mais influentes culturas do mundo: a cultura hispânica”, disse.

História
Os espanhóis começaram a chegar em Arapoti na década de 1910, em busca de melhores condições de vida. Os primeiros imigrantes vieram para trabalhar na construção da estrada de ferro, com a venda de terras pela Soutthern Brazil Lumber & Colonization Company, empresa madeireira do grupo de Percival Farquhar. Os imigrantes vieram, na sua grande maioria da Região Autônoma da Galícia, especialmente do lugar chamado Fontearcada, que fica no município Os Blancos, na província de Ourense. Os imigrantes que aqui vieram para trabalhar principalmente na agricultura, plantando cereais e hortaliças, e na criação de animais.
Os espanhóis formaram colônias onde hoje estão os bairros Km 34, Km 39, Capão Bonito e Tigrinho. “Como representantes dos imigrantes posso citar as famílias Trigo, Campos, Moinhos (Molinos), Perez, Moura, Dias, Esteves, Vasquez, Valência, Galante, Alvarez, Rodrigues, Barros (Barrio), Martinez, Pena, entre outras”, falou Divair.
Com o passar do tempo, muitas dessas famílias acabaram vendendo suas terras e migrando para a cidade e para outros centros maiores. No entanto, diversos descendentes desses imigrantes ainda moram no município de Arapoti. “A instituição do Dia da Imigração Espanhola é uma homenagem a esse povo trabalhador, que atravessou o Atlântico, buscando em uma terra desconhecida proporcionar dias melhores para sua família e seus descendentes. Eles conseguiram, ajudando concretizar seu sonho e ajudaram a formar a comunidade Arapotiense.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 05/10/2018 - 09:03:46 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 05/10/2018 - 09:03:46 por: Nicole Renata Chiaradia

IPTU: Contribuintes já podem pedir devolução de emolumentos

Os contribuintes já podem solicitar na Prefeitura Municipal a devolução da taxa de emolumentos paga com o carnê de IPTU nos últimos cinco anos. Para requerer o ressarcimento, o contribuinte deve comparecer à Prefeitura tendo em mãos originais e cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), os comprovantes de pagamento do IPTU (ou solicitar extrato na Seção de Tributação), e as informações bancárias para depósito da devolução.

CIDADANIA: Vereadores acompanham votações do Projeto Eleitor do Futuro

Na última quinta (13) e sexta-feira (14) aconteceram as votações do Projeto Eleitor do Futuro, desenvolvido pela Justiça Eleitoral em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O Presidente da Câmara, Marineo Ferreira (PTB), e o vereador Ricardo Rodrigues Pedroso (PPS), representaram a Câmara Municipal na cerimônias de abertura, ao lado da Prefeita Municipal, Nerilda Penna (PP) e do Juiz de Direito, Djalma Aparecido Gaspar Junior.

Jovens Vereadores visitam Escola Clotário Portugal

A Escola Municipal Clotário Portugal convidou os Jovens Vereadores para conhecerem a rua que dá acesso à instituição. A ação faz parte de um projeto pedagógico que trabalha as diversas abordagens sobre Trânsito.

Calógeras recebe Câmara Itinerante

Tem Sessão Itinerante da Câmara Municipal no próximo dia 27 de JUNHO, quinta-feira, às 18 horas, no Distrito de Calógeras. A reunião vai acontecer no Salão da Capelania Nossa Senhora do Rocio. Compareça, participe, esse é o Legislativo Municipal mais perto de você.

Economia do Legislativo: Câmara vai devolver verba para construção de Capela Mortuária e revitalização da Praça Romana Duarte

Os vereadores arapotienses apresentaram indicação na última quarta-feira (29) sugerindo investimentos da verba de devolução, no valor de R$400 mil, do Poder Legislativo ao Executivo Municipal. A decisão de antecipar a devolução do recurso, economizado no primeiro quadrimestre do ano, aos cofres municipais é do Presidente da Câmara, Marineo Ferreira (PTB), que abriu o debate com os demais vereadores sobre quais projetos poderiam ser executados.