12 de outubro: Arapoti institui Dia da Imigração Espanhola

12 de outubro: Arapoti institui Dia da Imigração Espanhola Confira na imagem as localidades do município onde se instalaram os imigrantes espanhóis no início do século passado
Foi aprovado nesta quarta-feira (03), em 2º turno, o Projeto de Lei 2015/2018, de autoria do vereador Divair da Silva (PV), que institui o Dia da Imigração Espanhola em Arapoti. A data que será comemorada no dia 12 de outubro é uma homenagem ao povo espanhol que ajudou a formar a cidade de Arapoti.
Segundo o Projeto, a data deve passar a compor o calendário de festividades do município, com a realização de atividades que lembrem a importância da cultura hispânica e a promoção de ações de políticas públicas de desenvolvimento e conhecimento cultural sobre o tema. Ainda durante a semana de comemoração do Dia da Imigração Espanhola, o município poderá promover apresentações artísticas, palestras, exposições, passeios e desfile, especialmente nas escolas, para divulgação dos costumes espanhóis.
O vereador autor da proposição, Divair, conta que o dia 12 de outubro é o Dia da Hispanidade (Día de la Hispanidad), comemorado em todos os países hispânicos. “Nessa data, que marca o descobrimento da América, os povos latino-americanos e espanhóis se unem a favor de uma das mais influentes culturas do mundo: a cultura hispânica”, disse.

História
Os espanhóis começaram a chegar em Arapoti na década de 1910, em busca de melhores condições de vida. Os primeiros imigrantes vieram para trabalhar na construção da estrada de ferro, com a venda de terras pela Soutthern Brazil Lumber & Colonization Company, empresa madeireira do grupo de Percival Farquhar. Os imigrantes vieram, na sua grande maioria da Região Autônoma da Galícia, especialmente do lugar chamado Fontearcada, que fica no município Os Blancos, na província de Ourense. Os imigrantes que aqui vieram para trabalhar principalmente na agricultura, plantando cereais e hortaliças, e na criação de animais.
Os espanhóis formaram colônias onde hoje estão os bairros Km 34, Km 39, Capão Bonito e Tigrinho. “Como representantes dos imigrantes posso citar as famílias Trigo, Campos, Moinhos (Molinos), Perez, Moura, Dias, Esteves, Vasquez, Valência, Galante, Alvarez, Rodrigues, Barros (Barrio), Martinez, Pena, entre outras”, falou Divair.
Com o passar do tempo, muitas dessas famílias acabaram vendendo suas terras e migrando para a cidade e para outros centros maiores. No entanto, diversos descendentes desses imigrantes ainda moram no município de Arapoti. “A instituição do Dia da Imigração Espanhola é uma homenagem a esse povo trabalhador, que atravessou o Atlântico, buscando em uma terra desconhecida proporcionar dias melhores para sua família e seus descendentes. Eles conseguiram, ajudando concretizar seu sonho e ajudaram a formar a comunidade Arapotiense.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 05/10/2018 - 09:03:46 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 05/10/2018 - 09:03:46 por: Nicole Renata Chiaradia

Jovens Vereadores apresentam projetos de lei

Os Projetos de lei serão ajustados em parceria com os vereadores, e a matéria final será votada na Câmara Jovem  no dia 8 de novembro. Os projetos dos Jovens Vereadores poderão ser adotados pelos vereadores e, então, apresentados no Legislativo.

Alunos do Rui Barbosa reivindicam cinto de segurança e abrigo para ponto de ônibus

Os alunos do 6º ano do Colégio Estadual Rui Barbosa estiveram na Câmara Municipal nesta segunda-feira (08), pela manhã. Mesmo com chuva forte, os estudantes vieram reivindicar cintos de segurança para os ônibus escolares e a construção de um ponto de ônibus coberto em frente ao colégio. A solicitação endereçada ao vereador Divair da Silva, faz parte do Projeto 'Trânsito Seguro' e contém mais de 40 assinaturas.

Câmara concede Comenda a professora Enezeli Stonoga de Moura

A Câmara Municipal concedeu no último dia 26 de setembro a Comenda Alayde Carneiro Possatto a professora Enezeli Maria Stonoga de Moura. A homenagem, de autoria do vereador Marineo Ferreira (PTB), será entregue no dia 08 de março do ano que vem, data comemorativa ao Dia Internacional da Mulher.

12 de outubro: Arapoti institui Dia da Imigração Espanhola

Vereador entrega moção de aplauso por aumento na nota no Ideb

O Vereador Marineo Ferreira (PTB) foi o autor de uma moção de aplauso à Secretaria de Educação e Cultura pela nota alcançada pelo município de Arapoti no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Segundo o vereador, o resultado da avaliação reflete o excelente e incansável trabalho desenvolvido na Educação arapotiense, por professores e funcionários das escolas e colégios e pela Secretaria Municipal.