Vereador entrega moção de aplauso por aumento na nota no Ideb

O Vereador Marineo Ferreira (PTB) foi o autor de uma moção de aplauso à Secretaria de Educação e Cultura pela nota alcançada pelo município de Arapoti no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Segundo o vereador, o resultado da avaliação reflete o excelente e incansável trabalho desenvolvido na Educação arapotiense, por professores e funcionários das escolas e colégios e pela Secretaria Municipal. Para receber a homenagem, a Secretária de Educação, Rosi Rogenski, a Chefe da Divisão de Cultura, Valéria Gouveia, e as representantes da equipe da Secretaria de Educação, Sônia Aparecida Machado e Roseli Barros Direne.
Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na semana passada (03), Arapoti atingiu 6,6 pontos na avaliação de 2017, o que nos coloca entre os 80 melhores municípios do Estado do Paraná. O resultado supera a meta estabelecida pelo MEC, de 5,3 pontos para o período.
Como destaca a Prefeita Nerilda Penna, esse resultado é fruto do trabalho que vem sendo realizado pela administração municipal desde 2013. “Os índices obtidos pela educação no município melhoram a cada avaliação em razão de nosso trabalho para a valorização e melhora de nosso ensino. Nos esforçaremos ainda mais para dar continuidade à essa evolução”.
Principal indicador de qualidade da educação básica, o Ideb é calculado com base nos indicadores de fluxo e aprendizado dos alunos. No primeiro quesito, o município atingiu o indicador de 0,96, o que significa que a cada 100 alunos, apenas quatro não foram aprovados. No segundo, a nota obtida pelo município foi de 6,85.

FOLCLORE - O Vereador Marineo aproveitou a oportunidade também para parabenizar a Divisão de Cultura pela realização do Festival do Folclore, no último dia 25 de agosto. O evento não contribuiu apenas para a promoção do folclore, mas também para fomentar o convívio entre os alunos; e para mostrar o trabalho que é realizado pelos professores durante o ano com crianças e adolescentes.

Com texto da AssCom/Prefeitura Municipal de Arapoti; Voz do Povo Arapoti
Protocolos desta Publicação:Criado em: 24/09/2018 - 10:13:13 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 24/09/2018 - 10:13:35 por: Nicole Renata Chiaradia

SENAI: Vereadores participam de aula inaugural da Escola Móve

O Presidente da Câmara, Marineo Ferreira (PTB), e os vereadores Ricardo Pedroso (PPS) e Divair da Silva (PV) participaram da Aula Inaugural da Escola Móvel do Senai, realizada na tarde desta terça-feira (12). A estrutura montada no estacionamento do Centro Administrativo Municipal inicialmente vai abrigar cursos profissionalizantes gratuitos de Mecânica de Automóveis, Aperfeiçoamento em Eletricidade Automotiva e Instalação e Manutenção de Ar-condicionado Split

INFLAÇÃO: Câmara aprova reposição de 7,54% para servidores e professores municipais; Prefeita e vereadores não terão reajuste

Os vereadores de Arapoti aprovaram por unanimidade em Sessão Extraordinária, nesta quinta-feira (10), o reajuste de 7,54% nos salários dos servidores públicos efetivos, professores, aposentados e pensionistas do município. A porcentagem segue a inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), apurado nos últimos 12 meses. A nova remuneração passa a vigorar retroativa a 1º de janeiro deste ano

Câmara de Arapoti aprova projeto que proíbe cobrança de valor mínimo na conta de água

A Câmara Municipal de Arapoti aprovou na última sexta-feira (14) o projeto de lei que proíbe a empresa responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto sanitário de cobrar de valor ou taxa mínima no município. Atualmente, a empresa que presta este serviço no município é a Sanepar, que cobra a tarifa mínima de R$ 34,58 para consumo residencial de até de 5 m³ de água.

2019/2020: Vereadores elegem nova Mesa Diretora

Na última Sessão Ordinária do ano, realizada na noite desta quarta-feira (12), os vereadores arapotienses elegeram a nova composição da Mesa Diretora para o Biênio 2019/2020. A partir de 1º de janeiro, o novo Presidente da Câmara de Arapoti será o vereador Marineo Ferreira (PTB), eleito pela maioria com cinco votos.

ORÇAMENTO: Vereadores definem emendas impositivas para 2019

Na última quinta-feira (07) os vereadores aprovaram as Leis Orçamentária para 2019 e definiram o destino de suas emendas impositivas individuais. Cada vereador pode determinar onde e como será gasto o recurso de R$ 89 mil. No total serão R$ 801 mil investidos conforme programação dos vereadores.

Câmara acompanha parecer do TCE-PR e reprova contas do ex-Prefeito Braz Rizzi

Por 8 votos a 1, a Câmara Municipal reprovou as contas do ex-Prefeito Municipal, Braz Rizzi, referente ao ano de 2016. O julgamento do Legislativo, realizado nesta quarta-feira (21), acompanhou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), emitido em 18 de julho deste ano, que apontou irregularidade e recomendou a reprovação.

Cidadania: Câmara Jovem 2019 abre inscrições na próxima segunda-feira (19)

Na próxima semana estarão abertas as inscrições para a Câmara Jovem 2019. Poderão concorrer à vaga no parlamento jovem alunos de colégios públicos e privados, do 8º ao 2º ano, com idade de até 16 anos. As inscrições podem ser feitas na própria secretaria de seu Colégio até o dia 23 de novembro, data em que também se encerra o período de campanha eleitoral. As eleições acontecem no dia 26 de novembro.