100%

Legislativo participa de Congresso Internacional de Psicomotricidade Relacional; Evento debateu o uso da metodologia como ferramenta de desenvolvimento social

Representando o Legislativo Municipal, o vereador Divair da Silva (PV) participou do III Congresso Internacional de Psicomotricidade Relacional (CIRP) e do XIV Fórum Municipal de Educação e Psicomotricidade Relacional "Prevenção na Primeira Infância: prioridade para uma sociedade saudável". Acompanhando o vereador também esteve a psicomotricista Otávia Elgerma, que vem a vários anos lutando pela disseminação dos benefícios sociais da Psicomotricidade Relacional em Arapoti. Os eventos, realizados nos dias 15 e 16 de setembro, em Curitiba, reuniu palestrantes referência no assunto, do Brasil, Portugal, Espanha e Argentina, e discutiu temas importantes para a educação, saúde e assistência social. Entre vários nomes importantes da área que estiveram no encontro está Anne Lapierre, co-criadora da Psicomotricidade Relacional em parceria com André Lapierre, e José Leopoldo Vieira, pioneiro na aplicação do método no Brasil.

Projeto
O município de Arapoti, um dos pioneiros do estado do Paraná, aprovou em 2016 um projeto de lei, que já foi modelo para outros municípios do Brasil, autorizando o Executivo Municipal a instituir atividades de Psicomotricidade Relacional nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e assistência social. O problema é que as ações previstas no documento, de autoria do vereador Lelo Ulrich (PSD), até hoje não saíram do papel. “A Psicomotricidade Relacional visa promover a cidadania, o desenvolvimento e a transformação social, principalmente na educação e na saúde”, lembrou o vereador Divair. “Nosso desafio é implantar a metodologia em setores estratégicos do atendimento público de Arapoti, principalmente crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. O primeiro passo é capacitar profissionais da Rede Pública para aplicar essa ferramenta”.

Método
A Psicomotricidade Relacional foi criada por André Lapierre, educador francês, na década de 70. É uma prática educativa, de valor preventivo e terapêutico, que permite crianças, adolescentes e adultos, expressarem seus conflitos relacionais, superando-os através do brincar, do jogo simbólico. O método pode ser levado a escolas, creches e clínicas e organizações e permite trabalhar dificuldades de adaptação no cotidiano e no convívio social.
Na prática, por exemplo, a criança que apresenta na escola condutas de agressividade, inibição, agitação, dependência, falta de limites, medos, hiperatividade, frustrações, autoestima baixa, entre outros, tem seu aprendizado comprometido. A Psicomotricidade Relacional vai, então, gerar estímulos para o ajuste positivo daqueles distúrbios comportamentais, sociais e cognitivos: incentivando o aprendizado, despertando o desejo de aprender, melhorando a produtividade da criança, superando medos, prevenindo dificuldades de expressão motora, verbal ou gráfica, estimulando à criatividade, a atenção, a concentração, a memória, elevando a auto-estima, aceitação de limites, aceitação de frustrações, resultando em mais desejo de aprender, pela constante exploração de suas potencialidades.
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 19/09/2018 - 16:56:43 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 19/09/2018 - 16:56:43 por: Nicole Renata Chiaradia

Notícias

2019/2020: Vereadores elegem nova Mesa Diretora
2019/2020: Vereadores elegem nova Mesa Diretora

Na última Sessão Ordinária do ano, realizada na noite desta quarta-feira (12), os vereadores arapotienses elegeram a nova composição da Mesa Diretora para o Biênio 2019/2020. A partir de 1º de janeiro, o novo Presidente da Câmara de Arapoti será o vereador Marineo Ferreira (PTB), eleito pela maioria com cinco votos.

ORÇAMENTO: Vereadores definem emendas impositivas para 2019
ORÇAMENTO: Vereadores definem emendas impositivas para 2019

Na última quinta-feira (07) os vereadores aprovaram as Leis Orçamentária para 2019 e definiram o destino de suas emendas impositivas individuais. Cada vereador pode determinar onde e como será gasto o recurso de R$ 89 mil. No total serão R$ 801 mil investidos conforme programação dos vereadores.

Câmara acompanha parecer do TCE-PR e reprova contas do ex-Prefeito Braz Rizzi
Câmara acompanha parecer do TCE-PR e reprova contas do ex-Prefeito Braz Rizzi

Por 8 votos a 1, a Câmara Municipal reprovou as contas do ex-Prefeito Municipal, Braz Rizzi, referente ao ano de 2016. O julgamento do Legislativo, realizado nesta quarta-feira (21), acompanhou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), emitido em 18 de julho deste ano, que apontou irregularidade e recomendou a reprovação.

Cidadania: Câmara Jovem 2019 abre inscrições na próxima segunda-feira (19)
Cidadania: Câmara Jovem 2019 abre inscrições na próxima segunda-feira (19)

Na próxima semana estarão abertas as inscrições para a Câmara Jovem 2019. Poderão concorrer à vaga no parlamento jovem alunos de colégios públicos e privados, do 8º ao 2º ano, com idade de até 16 anos. As inscrições podem ser feitas na própria secretaria de seu Colégio até o dia 23 de novembro, data em que também se encerra o período de campanha eleitoral. As eleições acontecem no dia 26 de novembro.

Moção parabeniza organizadores do evento RosaAzul
Moção parabeniza organizadores do evento RosaAzul

De autoria do vereador Jean Klichowski (MDB), a Câmara concedeu Moção de Aplauso aos organizadores do evento RosaAzul, Fati/Fajar, Colégio Mega e Grupo de apoio e orientação ao câncer Rosas da Primavera. O evento foi idealizado pela empresária Bruna Costa, uma guerreira que venceu o câncer de mama e hoje faz parte do grupo Rosas da Primavera (Ponta Grossa), ajudando outros pacientes oncológicos.

Lourival Palmeirense é homenageado com Título de Cidadão Honorário
Lourival Palmeirense é homenageado com Título de Cidadão Honorário

Famoso pelo amor ao seu time do coração, Lourival Palmeirense esbanja felicidade. O apaixonado torcedor alviverde, que já conta os dias para comemorar o título do Campeonato Brasileiro pela segunda vez nesta década, vai receber da Câmara Municipal o Título de Cidadão Honorário de Arapoti. A homenagem foi aprovada na última semana (31), através do projeto de decreto 258/18, de autoria do vereador Divair da Silva (PV).

Câmara Jovem visita Assembleia Legislativa do Paraná
Câmara Jovem visita Assembleia Legislativa do Paraná

Os Jovens Vereadores de Arapoti estiveram em Curitiba nesta segunda-feira (05) para participar de uma visita na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura do Legislativo Estadual, dos gabinetes ao setor administrativo, de assistir a Sessão Plenária e de conversar com os deputados Plauto Miró (DEM), Tadeu Veneri (PT) e Felipe Francischini (PSL).