100%

Maria Caxambu recebe título de Cidadã Benemérita

Maria Caxambu recebe título de Cidadã Benemérita Dona Maria Aparecida Fernandes Caxambu, professora aposentada, religiosa e líder de sua comunidade
Luta incansável por melhorias e liderança comunitária são marcas de uma mulher batalhadora que representa o bairro Jardim Aratinga. Claro que estamos falando de Dona Maria Aparecida Fernandes Caxambu, professora aposentada, religiosa e líder de sua comunidade, que na última semana (22) recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadã Benemérita de Arapoti. O decreto que concedeu a honraria, de autoria do vereador Divair da Silva (PV), foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Conheça mais
Dona Maria Caxambu nasceu na Fábrica de Papel e cursou as primeiras séries escolares no Grupo Escolar Coronel Costa Neto. Em 1966 abandonou a 6ª série para se casar. Porém, em 1969, seu esposo, Sebastião Xavier Caxambu, faleceu num acidente de trabalho, deixando-a com dois filhos pequenos, o que a levou a trabalhar como empregada doméstica.
Contando com o apoio da Senhora Elza Carneiro Ulrich, diretora do Colégio, retornou aos estudos em 1970. Em 1973 iniciou o Magistério de manhã e à noite cursava técnico em Contabilidade. Concluiu o magistério em 1975 e contabilidade em 1976.
Em 1974, casou-se com João Alves, popular Guapo. Mas em 1986 ele faleceu vítima de um tumor maligno no cérebro, deixando-a outros dois filhos ainda pequenos.
Em 1980 iniciou suas atividades de professora no Grupo Escolar Coronel Costa Neto. No ano seguinte ingressou no curso de pedagogia em Itararé, formando-se em 1984. No ano seguinte começou a lecionar algumas disciplinas na rede estadual. Em 1987 volta a estudar, agora no curso de Letras, também em Itararé, concluindo em 1990, passando a lecionar língua portuguesa, inglês e literatura, o que a levou a deixar o ensino primário. Fez especialização em língua portuguesa e literatura, concluindo em 1999. Fez também especialização em psicopedagogia concluída em 2001. Fez ainda uma especialização em gestão, orientação e supervisão escolar, concluída em 2002. Depois cursou teologia intensiva em 2004.
Em 1996, foi diretora da Escola Estadual Coronel Costa Neto na Fábrica de Papel. Sabendo que a Escola Estadual Coronel Costa Neto iria cessar suas atividades no final de 1999, mobilizou moradores do Jardim Aratinga, o prefeito Luiz Fernando de Masi, e vereadores, que acompanharam a transferência da escola, em 1999, da extinta Fábrica de Papel para a Rua Célio Augusto Bonardi, no Jardim Aratinga, em terreno doado pelo senhor Emílio Carneiro Kluppel. Todos os documentos da Escola foram guardados na residência de Maria Caxambu. Em 2000 iniciaram as aulas de 5ª a 8ª série, e no dia 21 de fevereiro do mesmo ano, as aulas do pré-escolar a 4ª série.
Por sugestão do prefeito fundou a Associação de Moradores do Jardim Aratinga, que facilitou a conquista de verbas do FUNDEB para melhorias na escola. Em 2002 iniciou a luta para criação do ensino médio, passando então de escola para Colégio Estadual Coronel Costa Neto. Aposentou-se em 2011 da rede estadual de ensino e em 2015 da rede municipal.
Também colaborou na construção da Capela Santa Rita de Cássia; batalhou por asfalto em diversas ruas do bairro, pela Unidade de Saúde, pela nova nova Escola Municipal Clotário Portugal, e pela construção de um Centro de Educação Infantil – CMEI. Continua à frente da Associação de Moradores, buscando incansavelmente melhorias para a comunidade.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 29/08/2018 - 10:31:44 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 29/08/2018 - 10:31:44 por: Nicole Renata Chiaradia

Notícias

Cidadania: Câmara Jovem 2019 abre inscrições na próxima segunda-feira (19)
Cidadania: Câmara Jovem 2019 abre inscrições na próxima segunda-feira (19)

Na próxima semana estarão abertas as inscrições para a Câmara Jovem 2019. Poderão concorrer à vaga no parlamento jovem alunos de colégios públicos e privados, do 8º ao 2º ano, com idade de até 16 anos. As inscrições podem ser feitas na própria secretaria de seu Colégio até o dia 23 de novembro, data em que também se encerra o período de campanha eleitoral. As eleições acontecem no dia 26 de novembro.

Moção parabeniza organizadores do evento RosaAzul
Moção parabeniza organizadores do evento RosaAzul

De autoria do vereador Jean Klichowski (MDB), a Câmara concedeu Moção de Aplauso aos organizadores do evento RosaAzul, Fati/Fajar, Colégio Mega e Grupo de apoio e orientação ao câncer Rosas da Primavera. O evento foi idealizado pela empresária Bruna Costa, uma guerreira que venceu o câncer de mama e hoje faz parte do grupo Rosas da Primavera (Ponta Grossa), ajudando outros pacientes oncológicos.

Lourival Palmeirense é homenageado com Título de Cidadão Honorário
Lourival Palmeirense é homenageado com Título de Cidadão Honorário

Famoso pelo amor ao seu time do coração, Lourival Palmeirense esbanja felicidade. O apaixonado torcedor alviverde, que já conta os dias para comemorar o título do Campeonato Brasileiro pela segunda vez nesta década, vai receber da Câmara Municipal o Título de Cidadão Honorário de Arapoti. A homenagem foi aprovada na última semana (31), através do projeto de decreto 258/18, de autoria do vereador Divair da Silva (PV).

Câmara Jovem visita Assembleia Legislativa do Paraná
Câmara Jovem visita Assembleia Legislativa do Paraná

Os Jovens Vereadores de Arapoti estiveram em Curitiba nesta segunda-feira (05) para participar de uma visita na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura do Legislativo Estadual, dos gabinetes ao setor administrativo, de assistir a Sessão Plenária e de conversar com os deputados Plauto Miró (DEM), Tadeu Veneri (PT) e Felipe Francischini (PSL).   

TURISMO: Moção parabeniza realização de Caminhada Ecológica
TURISMO: Moção parabeniza realização de Caminhada Ecológica

A Equipe Bora Caminhar recebeu na última quarta-feira (31) uma Moção de Aplauso pela realização da 1ª Caminhada Ecológica de Arapoti – Rota das Águas. De autoria do vereador Marineo Ferreira (PTB), a proposta também parabenizou os grupos parceiros do evento: Grupo Aralama, Conselho de Turismo (COMTUR), Edemar Bikes, Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Educação e Cultura.

Silvio Lopes toma posse como vereador de Arapoti
Silvio Lopes toma posse como vereador de Arapoti

Silvio Lopes (PP) tomou posse como vereador de Arapoti na tarde desta segunda-feira (29), em Sessão Extraordinária. O vereador empossado assume a cadeira no Legislativo no lugar de Giovanni Carneiro, que perdeu seu mandato na última quinta-feira (25).

DECISÃO: Câmara aprova cassação do vereador Giovanni Carneiro
DECISÃO: Câmara aprova cassação do vereador Giovanni Carneiro

A Câmara de Arapoti votou a favor da cassação do vereador Giovanni Aparecido Carneiro (PP), nesta quinta-feira (25), em Sessão de julgamento que durou mais de cinco horas. Por decisão do Plenário, Giovanni Carneiro foi impedido de votar por ter interesse direto no resultado da votação e foi substituído pelo 1º suplente Silvio Lopes (PP), enquanto o vereador Marineo Ferreira (PTB), impedido de votar por ter parentesco com o acusado, teve sua cadeira ocupada por seu suplente Douglas Guerreiro (PTB).