Maria Caxambu recebe título de Cidadã Benemérita

Maria Caxambu recebe título de Cidadã Benemérita Dona Maria Aparecida Fernandes Caxambu, professora aposentada, religiosa e líder de sua comunidade
Luta incansável por melhorias e liderança comunitária são marcas de uma mulher batalhadora que representa o bairro Jardim Aratinga. Claro que estamos falando de Dona Maria Aparecida Fernandes Caxambu, professora aposentada, religiosa e líder de sua comunidade, que na última semana (22) recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadã Benemérita de Arapoti. O decreto que concedeu a honraria, de autoria do vereador Divair da Silva (PV), foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Conheça mais
Dona Maria Caxambu nasceu na Fábrica de Papel e cursou as primeiras séries escolares no Grupo Escolar Coronel Costa Neto. Em 1966 abandonou a 6ª série para se casar. Porém, em 1969, seu esposo, Sebastião Xavier Caxambu, faleceu num acidente de trabalho, deixando-a com dois filhos pequenos, o que a levou a trabalhar como empregada doméstica.
Contando com o apoio da Senhora Elza Carneiro Ulrich, diretora do Colégio, retornou aos estudos em 1970. Em 1973 iniciou o Magistério de manhã e à noite cursava técnico em Contabilidade. Concluiu o magistério em 1975 e contabilidade em 1976.
Em 1974, casou-se com João Alves, popular Guapo. Mas em 1986 ele faleceu vítima de um tumor maligno no cérebro, deixando-a outros dois filhos ainda pequenos.
Em 1980 iniciou suas atividades de professora no Grupo Escolar Coronel Costa Neto. No ano seguinte ingressou no curso de pedagogia em Itararé, formando-se em 1984. No ano seguinte começou a lecionar algumas disciplinas na rede estadual. Em 1987 volta a estudar, agora no curso de Letras, também em Itararé, concluindo em 1990, passando a lecionar língua portuguesa, inglês e literatura, o que a levou a deixar o ensino primário. Fez especialização em língua portuguesa e literatura, concluindo em 1999. Fez também especialização em psicopedagogia concluída em 2001. Fez ainda uma especialização em gestão, orientação e supervisão escolar, concluída em 2002. Depois cursou teologia intensiva em 2004.
Em 1996, foi diretora da Escola Estadual Coronel Costa Neto na Fábrica de Papel. Sabendo que a Escola Estadual Coronel Costa Neto iria cessar suas atividades no final de 1999, mobilizou moradores do Jardim Aratinga, o prefeito Luiz Fernando de Masi, e vereadores, que acompanharam a transferência da escola, em 1999, da extinta Fábrica de Papel para a Rua Célio Augusto Bonardi, no Jardim Aratinga, em terreno doado pelo senhor Emílio Carneiro Kluppel. Todos os documentos da Escola foram guardados na residência de Maria Caxambu. Em 2000 iniciaram as aulas de 5ª a 8ª série, e no dia 21 de fevereiro do mesmo ano, as aulas do pré-escolar a 4ª série.
Por sugestão do prefeito fundou a Associação de Moradores do Jardim Aratinga, que facilitou a conquista de verbas do FUNDEB para melhorias na escola. Em 2002 iniciou a luta para criação do ensino médio, passando então de escola para Colégio Estadual Coronel Costa Neto. Aposentou-se em 2011 da rede estadual de ensino e em 2015 da rede municipal.
Também colaborou na construção da Capela Santa Rita de Cássia; batalhou por asfalto em diversas ruas do bairro, pela Unidade de Saúde, pela nova nova Escola Municipal Clotário Portugal, e pela construção de um Centro de Educação Infantil – CMEI. Continua à frente da Associação de Moradores, buscando incansavelmente melhorias para a comunidade.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 29/08/2018 - 10:31:44 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 29/08/2018 - 10:31:44 por: Nicole Renata Chiaradia

Cancelada Sessão Itinerante

Informamos a toda população arapotiense que a Sessão Itinerante que seria realizada no dia de hoje (23) foi cancelada devido ao mau tempo. Nova data será marcada para atendimento da comunidade da Vila Nova, Bosque I e II.

6º Desafio de Rua: Capal recebe Moção de Aplauso

A Capal Cooperativa Agroindustrial foi homenageada na noite de ontem (15) com Moção de Aplauso na Câmara de Arapoti. A proposição de autoria do vereador Silvio Lopes (PP) parabenizou pela realização do 6º Desafio de Rua, que aconteceu no dia 1º de maio, com corrida de 5 e 10 Km e caminhada de 3 Km

Câmara realiza Sessão Itinerante na Vila Nova

O projeto Sessão itinerante chega à Vila Nova na próxima semana. Será no dia 23 de maio, quinta-feira, às 19 horas, na Rua José Manuel Graminho, em frente ao número 516 (Casa da Dona Áurea). Moradores e representantes da Vila Nova e bairros próximos poderão reivindicar, reclamar ou expor suas dúvidas por escrito ou verbalmente

WITAMY: Imigração Polonesa terá data comemorativa em Arapoti

O dia 11 de novembro será a data municipal em comemoração à imigração polonesa em Arapoti. O Projeto de Lei 2069/2019 que institui a data, de autoria do vereador Divair da Silva (PV), foi aprovado por unanimidade em segundo turno nesta quarta-feira (08).

MOBILIZAÇÃO: Vereadores de Arapoti pedem proibição de reajuste da Sanepar

A autorização do reajuste de 12,13% feito pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) na conta de água e esgoto de todos os paranaenses mobilizou os vereadores de Arapoti nesta semana. Divair da Silva (PV), Jean Klichowski (MDB), Nelson Marcolino de Aguiar, o Pepe (PSD) e Ricardo Rodrigues Pedroso (PPS) são os vereadores que cobram o Executivo para decretar proibição ao aumento no município