Desenvolvimento: Vereador Divair propõe criação de Prêmio para trabalhos acadêmicos “Em outros municípios, como Maringá (PR) e Ribeirão Preto (SP), já existem concursos para incentivar áreas de conhecimento"
Pensando na aplicação e na valorização da pesquisa acadêmica, o vereador Divair da Silva (PV) apresentou uma proposta na última quarta-feira (22) para criação do Prêmio Hamilton Vilela de Magalhães. O objetivo é realizar um concurso destinado a premiar projetos acadêmicos artísticos e científicos que possuam foco no desenvolvimento do Município de Arapoti. O projeto de lei, idealizado pelo vereador, foi enviado à Prefeita Municipal Nerilda Penna (PP) que vai decidir se coloca a proposta em votação na Câmara Municipal.
Segundo o projeto, o concurso será realizado pela Prefeitura, com apoio da Câmara, e permitirá a participação de alunos dos dois últimos anos dos cursos de graduação e pós-graduação. O vencedor seria premiado com um valor em dinheiro, e o projeto acadêmico poderia ser colocado em prática pelo município.
“Em outros municípios, como Maringá (PR) e Ribeirão Preto (SP), já existem concursos para incentivar áreas de conhecimento. A criação do Prêmio Hamilton Vilela de Magalhães é um incentivo à produção acadêmica, com projetos factíveis, que podem agregar conhecimento e novas técnicas para serem desenvolvidos no Município de Arapoti”, explicou o vereador.

Hamilton Vilela de Magalhães
“Buscamos um nome que atendesse dois quesitos: uma pessoa que fosse ligada diretamente ao município de Arapoti; e que durante sua vida tivesse demonstrado espírito empreendedor”, justificou o vereador Divair pela escolha da denominação do Prêmio.
Hamilton Vilela de Magalhães, engenheiro civil, natural de Santo Antônio da Platina, foi chefe do 14º Distrito Rodoviário em Paranavaí exercendo a função por quatro anos até eleger-se suplente de deputado federal em 1966 e suplente do senador Matos Leão em 1970. Nomeado diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná pelo governador Emílio Gomes em 1974, tornou-se senador em 23 de maio de 1978, após a renúncia do titular.
Eleito deputado federal em 1978, fora efetivado anteriormente após a eleição de Moacir Silvestri para prefeito de Guarapuava em 1968. Também foi candidato a governador do Paraná pelo PTB em 1982, sem obter sucesso. Fora da política retomou as atividades como engenheiro civil e em 2009 fundou a Academia Brasileira das Letrinhas. Em 1990 iniciou o loteamento que deu o nome de Jardim Ceres, originando o bairro homônimo.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 27/08/2018 - 13:43:44 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 27/08/2018 - 13:43:44 por: Nicole Renata Chiaradia

Cidadania: Câmara Jovem 2019 abre inscrições na próxima segunda-feira (19)

Na próxima semana estarão abertas as inscrições para a Câmara Jovem 2019. Poderão concorrer à vaga no parlamento jovem alunos de colégios públicos e privados, do 8º ao 2º ano, com idade de até 16 anos. As inscrições podem ser feitas na própria secretaria de seu Colégio até o dia 23 de novembro, data em que também se encerra o período de campanha eleitoral. As eleições acontecem no dia 26 de novembro.

Moção parabeniza organizadores do evento RosaAzul

De autoria do vereador Jean Klichowski (MDB), a Câmara concedeu Moção de Aplauso aos organizadores do evento RosaAzul, Fati/Fajar, Colégio Mega e Grupo de apoio e orientação ao câncer Rosas da Primavera. O evento foi idealizado pela empresária Bruna Costa, uma guerreira que venceu o câncer de mama e hoje faz parte do grupo Rosas da Primavera (Ponta Grossa), ajudando outros pacientes oncológicos.

Lourival Palmeirense é homenageado com Título de Cidadão Honorário

Famoso pelo amor ao seu time do coração, Lourival Palmeirense esbanja felicidade. O apaixonado torcedor alviverde, que já conta os dias para comemorar o título do Campeonato Brasileiro pela segunda vez nesta década, vai receber da Câmara Municipal o Título de Cidadão Honorário de Arapoti. A homenagem foi aprovada na última semana (31), através do projeto de decreto 258/18, de autoria do vereador Divair da Silva (PV).

Câmara Jovem visita Assembleia Legislativa do Paraná

Os Jovens Vereadores de Arapoti estiveram em Curitiba nesta segunda-feira (05) para participar de uma visita na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura do Legislativo Estadual, dos gabinetes ao setor administrativo, de assistir a Sessão Plenária e de conversar com os deputados Plauto Miró (DEM), Tadeu Veneri (PT) e Felipe Francischini (PSL).

TURISMO: Moção parabeniza realização de Caminhada Ecológica

A Equipe Bora Caminhar recebeu na última quarta-feira (31) uma Moção de Aplauso pela realização da 1ª Caminhada Ecológica de Arapoti – Rota das Águas. De autoria do vereador Marineo Ferreira (PTB), a proposta também parabenizou os grupos parceiros do evento: Grupo Aralama, Conselho de Turismo (COMTUR), Edemar Bikes, Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Educação e Cultura.

Silvio Lopes toma posse como vereador de Arapoti

Silvio Lopes (PP) tomou posse como vereador de Arapoti na tarde desta segunda-feira (29), em Sessão Extraordinária. O vereador empossado assume a cadeira no Legislativo no lugar de Giovanni Carneiro, que perdeu seu mandato na última quinta-feira (25).

DECISÃO: Câmara aprova cassação do vereador Giovanni Carneiro

A Câmara de Arapoti votou a favor da cassação do vereador Giovanni Aparecido Carneiro (PP), nesta quinta-feira (25), em Sessão de julgamento que durou mais de cinco horas. Por decisão do Plenário, Giovanni Carneiro foi impedido de votar por ter interesse direto no resultado da votação e foi substituído pelo 1º suplente Silvio Lopes (PP), enquanto o vereador Marineo Ferreira (PTB), impedido de votar por ter parentesco com o acusado, teve sua cadeira ocupada por seu suplente Douglas Guerreiro (PTB).