Desenvolvimento: Vereador Divair propõe criação de Prêmio para trabalhos acadêmicos “Em outros municípios, como Maringá (PR) e Ribeirão Preto (SP), já existem concursos para incentivar áreas de conhecimento"
Pensando na aplicação e na valorização da pesquisa acadêmica, o vereador Divair da Silva (PV) apresentou uma proposta na última quarta-feira (22) para criação do Prêmio Hamilton Vilela de Magalhães. O objetivo é realizar um concurso destinado a premiar projetos acadêmicos artísticos e científicos que possuam foco no desenvolvimento do Município de Arapoti. O projeto de lei, idealizado pelo vereador, foi enviado à Prefeita Municipal Nerilda Penna (PP) que vai decidir se coloca a proposta em votação na Câmara Municipal.
Segundo o projeto, o concurso será realizado pela Prefeitura, com apoio da Câmara, e permitirá a participação de alunos dos dois últimos anos dos cursos de graduação e pós-graduação. O vencedor seria premiado com um valor em dinheiro, e o projeto acadêmico poderia ser colocado em prática pelo município.
“Em outros municípios, como Maringá (PR) e Ribeirão Preto (SP), já existem concursos para incentivar áreas de conhecimento. A criação do Prêmio Hamilton Vilela de Magalhães é um incentivo à produção acadêmica, com projetos factíveis, que podem agregar conhecimento e novas técnicas para serem desenvolvidos no Município de Arapoti”, explicou o vereador.

Hamilton Vilela de Magalhães
“Buscamos um nome que atendesse dois quesitos: uma pessoa que fosse ligada diretamente ao município de Arapoti; e que durante sua vida tivesse demonstrado espírito empreendedor”, justificou o vereador Divair pela escolha da denominação do Prêmio.
Hamilton Vilela de Magalhães, engenheiro civil, natural de Santo Antônio da Platina, foi chefe do 14º Distrito Rodoviário em Paranavaí exercendo a função por quatro anos até eleger-se suplente de deputado federal em 1966 e suplente do senador Matos Leão em 1970. Nomeado diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná pelo governador Emílio Gomes em 1974, tornou-se senador em 23 de maio de 1978, após a renúncia do titular.
Eleito deputado federal em 1978, fora efetivado anteriormente após a eleição de Moacir Silvestri para prefeito de Guarapuava em 1968. Também foi candidato a governador do Paraná pelo PTB em 1982, sem obter sucesso. Fora da política retomou as atividades como engenheiro civil e em 2009 fundou a Academia Brasileira das Letrinhas. Em 1990 iniciou o loteamento que deu o nome de Jardim Ceres, originando o bairro homônimo.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 27/08/2018 - 13:43:44 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 27/08/2018 - 13:43:44 por: Nicole Renata Chiaradia

IPTU: Contribuintes já podem pedir devolução de emolumentos

Os contribuintes já podem solicitar na Prefeitura Municipal a devolução da taxa de emolumentos paga com o carnê de IPTU nos últimos cinco anos. Para requerer o ressarcimento, o contribuinte deve comparecer à Prefeitura tendo em mãos originais e cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), os comprovantes de pagamento do IPTU (ou solicitar extrato na Seção de Tributação), e as informações bancárias para depósito da devolução.

CIDADANIA: Vereadores acompanham votações do Projeto Eleitor do Futuro

Na última quinta (13) e sexta-feira (14) aconteceram as votações do Projeto Eleitor do Futuro, desenvolvido pela Justiça Eleitoral em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O Presidente da Câmara, Marineo Ferreira (PTB), e o vereador Ricardo Rodrigues Pedroso (PPS), representaram a Câmara Municipal na cerimônias de abertura, ao lado da Prefeita Municipal, Nerilda Penna (PP) e do Juiz de Direito, Djalma Aparecido Gaspar Junior.

Jovens Vereadores visitam Escola Clotário Portugal

A Escola Municipal Clotário Portugal convidou os Jovens Vereadores para conhecerem a rua que dá acesso à instituição. A ação faz parte de um projeto pedagógico que trabalha as diversas abordagens sobre Trânsito.

Calógeras recebe Câmara Itinerante

Tem Sessão Itinerante da Câmara Municipal no próximo dia 27 de JUNHO, quinta-feira, às 18 horas, no Distrito de Calógeras. A reunião vai acontecer no Salão da Capelania Nossa Senhora do Rocio. Compareça, participe, esse é o Legislativo Municipal mais perto de você.

Economia do Legislativo: Câmara vai devolver verba para construção de Capela Mortuária e revitalização da Praça Romana Duarte

Os vereadores arapotienses apresentaram indicação na última quarta-feira (29) sugerindo investimentos da verba de devolução, no valor de R$400 mil, do Poder Legislativo ao Executivo Municipal. A decisão de antecipar a devolução do recurso, economizado no primeiro quadrimestre do ano, aos cofres municipais é do Presidente da Câmara, Marineo Ferreira (PTB), que abriu o debate com os demais vereadores sobre quais projetos poderiam ser executados.