100%

Desenvolvimento: Vereador Divair propõe criação de Prêmio para trabalhos acadêmicos

Desenvolvimento: Vereador Divair propõe criação de Prêmio para trabalhos acadêmicos “Em outros municípios, como Maringá (PR) e Ribeirão Preto (SP), já existem concursos para incentivar áreas de conhecimento"
Pensando na aplicação e na valorização da pesquisa acadêmica, o vereador Divair da Silva (PV) apresentou uma proposta na última quarta-feira (22) para criação do Prêmio Hamilton Vilela de Magalhães. O objetivo é realizar um concurso destinado a premiar projetos acadêmicos artísticos e científicos que possuam foco no desenvolvimento do Município de Arapoti. O projeto de lei, idealizado pelo vereador, foi enviado à Prefeita Municipal Nerilda Penna (PP) que vai decidir se coloca a proposta em votação na Câmara Municipal.
Segundo o projeto, o concurso será realizado pela Prefeitura, com apoio da Câmara, e permitirá a participação de alunos dos dois últimos anos dos cursos de graduação e pós-graduação. O vencedor seria premiado com um valor em dinheiro, e o projeto acadêmico poderia ser colocado em prática pelo município.
“Em outros municípios, como Maringá (PR) e Ribeirão Preto (SP), já existem concursos para incentivar áreas de conhecimento. A criação do Prêmio Hamilton Vilela de Magalhães é um incentivo à produção acadêmica, com projetos factíveis, que podem agregar conhecimento e novas técnicas para serem desenvolvidos no Município de Arapoti”, explicou o vereador.

Hamilton Vilela de Magalhães
“Buscamos um nome que atendesse dois quesitos: uma pessoa que fosse ligada diretamente ao município de Arapoti; e que durante sua vida tivesse demonstrado espírito empreendedor”, justificou o vereador Divair pela escolha da denominação do Prêmio.
Hamilton Vilela de Magalhães, engenheiro civil, natural de Santo Antônio da Platina, foi chefe do 14º Distrito Rodoviário em Paranavaí exercendo a função por quatro anos até eleger-se suplente de deputado federal em 1966 e suplente do senador Matos Leão em 1970. Nomeado diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná pelo governador Emílio Gomes em 1974, tornou-se senador em 23 de maio de 1978, após a renúncia do titular.
Eleito deputado federal em 1978, fora efetivado anteriormente após a eleição de Moacir Silvestri para prefeito de Guarapuava em 1968. Também foi candidato a governador do Paraná pelo PTB em 1982, sem obter sucesso. Fora da política retomou as atividades como engenheiro civil e em 2009 fundou a Academia Brasileira das Letrinhas. Em 1990 iniciou o loteamento que deu o nome de Jardim Ceres, originando o bairro homônimo.
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 27/08/2018 - 13:43:44 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 27/08/2018 - 13:43:44 por: Nicole Renata Chiaradia

Notícias

Requerimento cobra distribuição de uniforme escolar
Requerimento cobra distribuição de uniforme escolar

O vereador Jean Klichowski (MDB) questionou o Executivo se haverá distribuição de uniforme escolar para os alunos da Rede Municipal de Ensino para o ano de 2019. A pergunta foi feita através de requerimento, apresentado nesta quarta-feira (13)

Centro Esportivo receberá nome de Antenor Alves Teixeira
Centro Esportivo receberá nome de Antenor Alves Teixeira

A Câmara aprovou ontem o Projeto de Decreto 263/2019, de autoria do vereador Silvio Lopes (PP), que denomina o Centro Esportivo Antenor Alves Teixeira. O complexo está sendo construído no Loteamento do Bosque II e levará em seu nome uma homenagem ao conhecido Seu Baiano, morador do bairro até seu falecimento

CONHEÇA AS COMISSÕES PERMANENTES
CONHEÇA AS COMISSÕES PERMANENTES

Além da atuação no Plenário, o vereador também desenvolve seu trabalho dentro das Comissões Permanentes, estabelecidas pelo Regimento Interno da Casa. Existem cinco Comissões divididas em áreas de atuação: Constituição e Justiça (CCJ), Finanças e Orçamento (CFO), Educação, Saúde e Assistência Social (CESAS), Agricultura e Meio Ambiente e Obras e Serviço Público (COSP)

Comissão de Saúde acompanha conferências do tema
Comissão de Saúde acompanha conferências do tema

O Conselho Municipal de Saúde promoveu nos meses de fevereiro e março nove pré-conferências nos bairros onde existe Unidades de Saúde. Destas reuniões, o Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Divair da Silva (PV), esteve presente em sete delas. Ao todo, as pré-conferências reuniram cerca de 300 pessoas, entre profissionais da área, representantes do poder público, e usuários da Saúde

Enezeli Stonoga e Inês de Gouveia recebem Comenda Dona Nena
Enezeli Stonoga e Inês de Gouveia recebem Comenda Dona Nena

No último dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Arapoti homenageou a luta de duas mulheres fortes e guerreiras: Enezeli Stonoga de Moura e Inês Olinda de Gouveia. As professoras aposentadas receberam das mãos dos vereadores propositores Marineo Ferreira (PTB) e Divair da Silva (PV) a Comenda Dona Nena, concedida à mulheres destaque do município de Arapoti