100%

Desenvolvimento: Vereador Divair propõe criação de Prêmio para trabalhos acadêmicos

Desenvolvimento: Vereador Divair propõe criação de Prêmio para trabalhos acadêmicos “Em outros municípios, como Maringá (PR) e Ribeirão Preto (SP), já existem concursos para incentivar áreas de conhecimento"
Pensando na aplicação e na valorização da pesquisa acadêmica, o vereador Divair da Silva (PV) apresentou uma proposta na última quarta-feira (22) para criação do Prêmio Hamilton Vilela de Magalhães. O objetivo é realizar um concurso destinado a premiar projetos acadêmicos artísticos e científicos que possuam foco no desenvolvimento do Município de Arapoti. O projeto de lei, idealizado pelo vereador, foi enviado à Prefeita Municipal Nerilda Penna (PP) que vai decidir se coloca a proposta em votação na Câmara Municipal.
Segundo o projeto, o concurso será realizado pela Prefeitura, com apoio da Câmara, e permitirá a participação de alunos dos dois últimos anos dos cursos de graduação e pós-graduação. O vencedor seria premiado com um valor em dinheiro, e o projeto acadêmico poderia ser colocado em prática pelo município.
“Em outros municípios, como Maringá (PR) e Ribeirão Preto (SP), já existem concursos para incentivar áreas de conhecimento. A criação do Prêmio Hamilton Vilela de Magalhães é um incentivo à produção acadêmica, com projetos factíveis, que podem agregar conhecimento e novas técnicas para serem desenvolvidos no Município de Arapoti”, explicou o vereador.

Hamilton Vilela de Magalhães
“Buscamos um nome que atendesse dois quesitos: uma pessoa que fosse ligada diretamente ao município de Arapoti; e que durante sua vida tivesse demonstrado espírito empreendedor”, justificou o vereador Divair pela escolha da denominação do Prêmio.
Hamilton Vilela de Magalhães, engenheiro civil, natural de Santo Antônio da Platina, foi chefe do 14º Distrito Rodoviário em Paranavaí exercendo a função por quatro anos até eleger-se suplente de deputado federal em 1966 e suplente do senador Matos Leão em 1970. Nomeado diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná pelo governador Emílio Gomes em 1974, tornou-se senador em 23 de maio de 1978, após a renúncia do titular.
Eleito deputado federal em 1978, fora efetivado anteriormente após a eleição de Moacir Silvestri para prefeito de Guarapuava em 1968. Também foi candidato a governador do Paraná pelo PTB em 1982, sem obter sucesso. Fora da política retomou as atividades como engenheiro civil e em 2009 fundou a Academia Brasileira das Letrinhas. Em 1990 iniciou o loteamento que deu o nome de Jardim Ceres, originando o bairro homônimo.
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 27/08/2018 - 13:43:44 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 27/08/2018 - 13:43:44 por: Nicole Renata Chiaradia

Notícias

Cidadania: Câmara Jovem 2019 abre inscrições na próxima segunda-feira (19)
Cidadania: Câmara Jovem 2019 abre inscrições na próxima segunda-feira (19)

Na próxima semana estarão abertas as inscrições para a Câmara Jovem 2019. Poderão concorrer à vaga no parlamento jovem alunos de colégios públicos e privados, do 8º ao 2º ano, com idade de até 16 anos. As inscrições podem ser feitas na própria secretaria de seu Colégio até o dia 23 de novembro, data em que também se encerra o período de campanha eleitoral. As eleições acontecem no dia 26 de novembro.

Moção parabeniza organizadores do evento RosaAzul
Moção parabeniza organizadores do evento RosaAzul

De autoria do vereador Jean Klichowski (MDB), a Câmara concedeu Moção de Aplauso aos organizadores do evento RosaAzul, Fati/Fajar, Colégio Mega e Grupo de apoio e orientação ao câncer Rosas da Primavera. O evento foi idealizado pela empresária Bruna Costa, uma guerreira que venceu o câncer de mama e hoje faz parte do grupo Rosas da Primavera (Ponta Grossa), ajudando outros pacientes oncológicos.

Lourival Palmeirense é homenageado com Título de Cidadão Honorário
Lourival Palmeirense é homenageado com Título de Cidadão Honorário

Famoso pelo amor ao seu time do coração, Lourival Palmeirense esbanja felicidade. O apaixonado torcedor alviverde, que já conta os dias para comemorar o título do Campeonato Brasileiro pela segunda vez nesta década, vai receber da Câmara Municipal o Título de Cidadão Honorário de Arapoti. A homenagem foi aprovada na última semana (31), através do projeto de decreto 258/18, de autoria do vereador Divair da Silva (PV).

Câmara Jovem visita Assembleia Legislativa do Paraná
Câmara Jovem visita Assembleia Legislativa do Paraná

Os Jovens Vereadores de Arapoti estiveram em Curitiba nesta segunda-feira (05) para participar de uma visita na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura do Legislativo Estadual, dos gabinetes ao setor administrativo, de assistir a Sessão Plenária e de conversar com os deputados Plauto Miró (DEM), Tadeu Veneri (PT) e Felipe Francischini (PSL).   

TURISMO: Moção parabeniza realização de Caminhada Ecológica
TURISMO: Moção parabeniza realização de Caminhada Ecológica

A Equipe Bora Caminhar recebeu na última quarta-feira (31) uma Moção de Aplauso pela realização da 1ª Caminhada Ecológica de Arapoti – Rota das Águas. De autoria do vereador Marineo Ferreira (PTB), a proposta também parabenizou os grupos parceiros do evento: Grupo Aralama, Conselho de Turismo (COMTUR), Edemar Bikes, Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Educação e Cultura.

Silvio Lopes toma posse como vereador de Arapoti
Silvio Lopes toma posse como vereador de Arapoti

Silvio Lopes (PP) tomou posse como vereador de Arapoti na tarde desta segunda-feira (29), em Sessão Extraordinária. O vereador empossado assume a cadeira no Legislativo no lugar de Giovanni Carneiro, que perdeu seu mandato na última quinta-feira (25).

DECISÃO: Câmara aprova cassação do vereador Giovanni Carneiro
DECISÃO: Câmara aprova cassação do vereador Giovanni Carneiro

A Câmara de Arapoti votou a favor da cassação do vereador Giovanni Aparecido Carneiro (PP), nesta quinta-feira (25), em Sessão de julgamento que durou mais de cinco horas. Por decisão do Plenário, Giovanni Carneiro foi impedido de votar por ter interesse direto no resultado da votação e foi substituído pelo 1º suplente Silvio Lopes (PP), enquanto o vereador Marineo Ferreira (PTB), impedido de votar por ter parentesco com o acusado, teve sua cadeira ocupada por seu suplente Douglas Guerreiro (PTB).