100%

JULGAMENTO: Presidente acata recomendação do MP e devolve processo por quebra de decoro ao Conselho de Ética

JULGAMENTO: Presidente acata recomendação do MP e devolve processo por quebra de decoro ao Conselho de Ética "Decidimos acatar o recomendado pelo Ministério Público observando a lisura, transparência e imparcialidade do processo. Caberá ao Conselho de Ética agora definir o trâmite que irá seguir”, explicou Lelo Ulrich
O Presidente da Câmara, Lelo Ulrich (PSD), decidiu nesta manhã (14) cancelar a Sessão de julgamento que aconteceria nesta quarta-feira (15) e devolver o processo por quebra de decoro parlamentar contra o vereador Giovanni Modesto (PP) ao Conselho de Ética. 
A decisão do Presidente da Casa atende a recomendação do Ministério Público 16/2018, que orienta o Conselho de Ética anular a reunião de leitura e votação do relatório sobre o processo. E mais, abrir prazo de cinco dias para o investigado apresentar por escrito sua defesa, e após mais dez dias ao relator para reapresentação do parecer sobre o processo. A recomendação, recebida nesta segunda-feira (13), determina prazo de 24 horas para que o Conselho decida e informe se acatará as orientações. “Decidimos acatar o recomendado pelo Ministério Público observando a lisura, transparência e imparcialidade do processo. Caberá ao Conselho de Ética agora definir o trâmite que irá seguir”, explicou Lelo Ulrich. 
O documento do MP diz ainda que depois de cumprido todos os prazos e exarado o parecer final da Comissão, só então deve ser solicitado ao Presidente da Casa convocação da Sessão de julgamento do caso. “O direito do mandato eletivo é um dos direitos mais sagrados do regime democrático, devendo ser observadas todas as cautelas e observados todos os princípios que regem o devido processo constitucional , assegurando-se ao vereador investigado ampla defesa e o contraditório”, escreve o Promotor de Justiça, José de Oliveira Junior, ao explicar que o trâmite realizado pelo Conselho de Ética pode ser anulado caso não abra espaço para as alegações do acusado e cerceie o direito de defesa.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 14/08/2018 - 13:29:03 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 14/08/2018 - 13:29:03 por: Nicole Renata Chiaradia

Notícias

Cidadania: Câmara Jovem 2019 abre inscrições na próxima segunda-feira (19)
Cidadania: Câmara Jovem 2019 abre inscrições na próxima segunda-feira (19)

Na próxima semana estarão abertas as inscrições para a Câmara Jovem 2019. Poderão concorrer à vaga no parlamento jovem alunos de colégios públicos e privados, do 8º ao 2º ano, com idade de até 16 anos. As inscrições podem ser feitas na própria secretaria de seu Colégio até o dia 23 de novembro, data em que também se encerra o período de campanha eleitoral. As eleições acontecem no dia 26 de novembro.

Moção parabeniza organizadores do evento RosaAzul
Moção parabeniza organizadores do evento RosaAzul

De autoria do vereador Jean Klichowski (MDB), a Câmara concedeu Moção de Aplauso aos organizadores do evento RosaAzul, Fati/Fajar, Colégio Mega e Grupo de apoio e orientação ao câncer Rosas da Primavera. O evento foi idealizado pela empresária Bruna Costa, uma guerreira que venceu o câncer de mama e hoje faz parte do grupo Rosas da Primavera (Ponta Grossa), ajudando outros pacientes oncológicos.

Lourival Palmeirense é homenageado com Título de Cidadão Honorário
Lourival Palmeirense é homenageado com Título de Cidadão Honorário

Famoso pelo amor ao seu time do coração, Lourival Palmeirense esbanja felicidade. O apaixonado torcedor alviverde, que já conta os dias para comemorar o título do Campeonato Brasileiro pela segunda vez nesta década, vai receber da Câmara Municipal o Título de Cidadão Honorário de Arapoti. A homenagem foi aprovada na última semana (31), através do projeto de decreto 258/18, de autoria do vereador Divair da Silva (PV).

Câmara Jovem visita Assembleia Legislativa do Paraná
Câmara Jovem visita Assembleia Legislativa do Paraná

Os Jovens Vereadores de Arapoti estiveram em Curitiba nesta segunda-feira (05) para participar de uma visita na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura do Legislativo Estadual, dos gabinetes ao setor administrativo, de assistir a Sessão Plenária e de conversar com os deputados Plauto Miró (DEM), Tadeu Veneri (PT) e Felipe Francischini (PSL).   

TURISMO: Moção parabeniza realização de Caminhada Ecológica
TURISMO: Moção parabeniza realização de Caminhada Ecológica

A Equipe Bora Caminhar recebeu na última quarta-feira (31) uma Moção de Aplauso pela realização da 1ª Caminhada Ecológica de Arapoti – Rota das Águas. De autoria do vereador Marineo Ferreira (PTB), a proposta também parabenizou os grupos parceiros do evento: Grupo Aralama, Conselho de Turismo (COMTUR), Edemar Bikes, Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Educação e Cultura.

Silvio Lopes toma posse como vereador de Arapoti
Silvio Lopes toma posse como vereador de Arapoti

Silvio Lopes (PP) tomou posse como vereador de Arapoti na tarde desta segunda-feira (29), em Sessão Extraordinária. O vereador empossado assume a cadeira no Legislativo no lugar de Giovanni Carneiro, que perdeu seu mandato na última quinta-feira (25).

DECISÃO: Câmara aprova cassação do vereador Giovanni Carneiro
DECISÃO: Câmara aprova cassação do vereador Giovanni Carneiro

A Câmara de Arapoti votou a favor da cassação do vereador Giovanni Aparecido Carneiro (PP), nesta quinta-feira (25), em Sessão de julgamento que durou mais de cinco horas. Por decisão do Plenário, Giovanni Carneiro foi impedido de votar por ter interesse direto no resultado da votação e foi substituído pelo 1º suplente Silvio Lopes (PP), enquanto o vereador Marineo Ferreira (PTB), impedido de votar por ter parentesco com o acusado, teve sua cadeira ocupada por seu suplente Douglas Guerreiro (PTB).