JULGAMENTO: Presidente acata recomendação do MP e devolve processo por quebra de decoro ao Conselho de Ética "Decidimos acatar o recomendado pelo Ministério Público observando a lisura, transparência e imparcialidade do processo. Caberá ao Conselho de Ética agora definir o trâmite que irá seguir”, explicou Lelo Ulrich
O Presidente da Câmara, Lelo Ulrich (PSD), decidiu nesta manhã (14) cancelar a Sessão de julgamento que aconteceria nesta quarta-feira (15) e devolver o processo por quebra de decoro parlamentar contra o vereador Giovanni Modesto (PP) ao Conselho de Ética.
A decisão do Presidente da Casa atende a recomendação do Ministério Público 16/2018, que orienta o Conselho de Ética anular a reunião de leitura e votação do relatório sobre o processo. E mais, abrir prazo de cinco dias para o investigado apresentar por escrito sua defesa, e após mais dez dias ao relator para reapresentação do parecer sobre o processo. A recomendação, recebida nesta segunda-feira (13), determina prazo de 24 horas para que o Conselho decida e informe se acatará as orientações. “Decidimos acatar o recomendado pelo Ministério Público observando a lisura, transparência e imparcialidade do processo. Caberá ao Conselho de Ética agora definir o trâmite que irá seguir”, explicou Lelo Ulrich.
O documento do MP diz ainda que depois de cumprido todos os prazos e exarado o parecer final da Comissão, só então deve ser solicitado ao Presidente da Casa convocação da Sessão de julgamento do caso. “O direito do mandato eletivo é um dos direitos mais sagrados do regime democrático, devendo ser observadas todas as cautelas e observados todos os princípios que regem o devido processo constitucional , assegurando-se ao vereador investigado ampla defesa e o contraditório”, escreve o Promotor de Justiça, José de Oliveira Junior, ao explicar que o trâmite realizado pelo Conselho de Ética pode ser anulado caso não abra espaço para as alegações do acusado e cerceie o direito de defesa.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 14/08/2018 - 13:29:03 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 14/08/2018 - 13:29:03 por: Nicole Renata Chiaradia

Cidadania: Câmara Jovem 2019 abre inscrições na próxima segunda-feira (19)

Na próxima semana estarão abertas as inscrições para a Câmara Jovem 2019. Poderão concorrer à vaga no parlamento jovem alunos de colégios públicos e privados, do 8º ao 2º ano, com idade de até 16 anos. As inscrições podem ser feitas na própria secretaria de seu Colégio até o dia 23 de novembro, data em que também se encerra o período de campanha eleitoral. As eleições acontecem no dia 26 de novembro.

Moção parabeniza organizadores do evento RosaAzul

De autoria do vereador Jean Klichowski (MDB), a Câmara concedeu Moção de Aplauso aos organizadores do evento RosaAzul, Fati/Fajar, Colégio Mega e Grupo de apoio e orientação ao câncer Rosas da Primavera. O evento foi idealizado pela empresária Bruna Costa, uma guerreira que venceu o câncer de mama e hoje faz parte do grupo Rosas da Primavera (Ponta Grossa), ajudando outros pacientes oncológicos.

Lourival Palmeirense é homenageado com Título de Cidadão Honorário

Famoso pelo amor ao seu time do coração, Lourival Palmeirense esbanja felicidade. O apaixonado torcedor alviverde, que já conta os dias para comemorar o título do Campeonato Brasileiro pela segunda vez nesta década, vai receber da Câmara Municipal o Título de Cidadão Honorário de Arapoti. A homenagem foi aprovada na última semana (31), através do projeto de decreto 258/18, de autoria do vereador Divair da Silva (PV).

Câmara Jovem visita Assembleia Legislativa do Paraná

Os Jovens Vereadores de Arapoti estiveram em Curitiba nesta segunda-feira (05) para participar de uma visita na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura do Legislativo Estadual, dos gabinetes ao setor administrativo, de assistir a Sessão Plenária e de conversar com os deputados Plauto Miró (DEM), Tadeu Veneri (PT) e Felipe Francischini (PSL).

TURISMO: Moção parabeniza realização de Caminhada Ecológica

A Equipe Bora Caminhar recebeu na última quarta-feira (31) uma Moção de Aplauso pela realização da 1ª Caminhada Ecológica de Arapoti – Rota das Águas. De autoria do vereador Marineo Ferreira (PTB), a proposta também parabenizou os grupos parceiros do evento: Grupo Aralama, Conselho de Turismo (COMTUR), Edemar Bikes, Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Educação e Cultura.

Silvio Lopes toma posse como vereador de Arapoti

Silvio Lopes (PP) tomou posse como vereador de Arapoti na tarde desta segunda-feira (29), em Sessão Extraordinária. O vereador empossado assume a cadeira no Legislativo no lugar de Giovanni Carneiro, que perdeu seu mandato na última quinta-feira (25).

DECISÃO: Câmara aprova cassação do vereador Giovanni Carneiro

A Câmara de Arapoti votou a favor da cassação do vereador Giovanni Aparecido Carneiro (PP), nesta quinta-feira (25), em Sessão de julgamento que durou mais de cinco horas. Por decisão do Plenário, Giovanni Carneiro foi impedido de votar por ter interesse direto no resultado da votação e foi substituído pelo 1º suplente Silvio Lopes (PP), enquanto o vereador Marineo Ferreira (PTB), impedido de votar por ter parentesco com o acusado, teve sua cadeira ocupada por seu suplente Douglas Guerreiro (PTB).