LDO 2019: Audiência recebe propostas de entidades do município

Aconteceu na noite desta quinta-feira (09) a Audiência Pública que debate com cidadãos e entidades propostas de investimentos a serem inseridos na LDO, que trata das diretrizes orçamentárias para 2019. Participaram do encontro representantes da APAE, Nosso Cantinho, Parque Histórico da Imigração Holandesa, FADA, Associação de Moradores do Jardim Aratinga, dos profissionais em psicomotricidade relacional, Conselho de Saúde, entre outros. O Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Jean Klichowski (MDB), dirigiu os trabalhos ao lado do vereador Divair da Silva (PV), do Secretário de Contabilidade, João Carlos Ribeiro, e do Contador do Município, Marcelo Brandão. Também acompanharam a reunião os vereadores Marineo Ferreira, Nei Ferreira e Ricardo Rodrigues Pedroso.

O QUE FOI DITO
"Essa é a oportunidade que a população tem de chegar mais perto do Poder Público. Muitas vezes o administrador não sabe qual a real necessidade dos cidadãos. Dessa forma, participando das Audiências, a população pode ajudar a administração a gerenciar melhor os recursos", disse Marcelo Brandão, contador da Prefeitura.
"Gradativamente começa a surtir nas pessoas a necessidade de discutir e decidir junto com o Poder Público as ações a serem executadas. Essa é a grande importância das Audiências Públicas, é o momento da população falar e ser ouvida pela administração, com um debate rico e construtivo", ressaltou o vereador Divair.
"Sem recurso público nosso trabalho seria impossível. E nós desenvolvemos um trabalho essencial para muitas famílias, onde os pais trabalham e não têm com quem deixar seus filhos. Além do amparo social que desenvolvemos. Por isso solicitamos a manutenção ou ampliação do recurso destinado", disse a diretora do CEI Nosso Cantinho, Nilce Lobo, que atende crianças de quatro meses a quatro anos de idade, e atua desde 1967, sendo mantida pela Associação São José, ligada à paróquia São João Batista.
"Agradeço a participação de todos pois assim é possível planejar o orçamento com maior clareza, conhecendo principalmente os anseios das entidades que desenvolvem importantes trabalhos na comunidade. As cobranças são necessárias e sempre bem vindas, pois desta forma mostram que se importam com o bem público e que acreditam que melhorar é possível", disse o Presidente da Audiência, Jean Carlos Klichowski
Protocolos desta Publicação:Criado em: 10/08/2018 - 13:56:41 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 10/08/2018 - 13:56:41 por: Nicole Renata Chiaradia

INFLAÇÃO: Câmara aprova reposição de 7,54% para servidores e professores municipais; Prefeita e vereadores não terão reajuste

Os vereadores de Arapoti aprovaram por unanimidade em Sessão Extraordinária, nesta quinta-feira (10), o reajuste de 7,54% nos salários dos servidores públicos efetivos, professores, aposentados e pensionistas do município. A porcentagem segue a inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), apurado nos últimos 12 meses. A nova remuneração passa a vigorar retroativa a 1º de janeiro deste ano

Câmara de Arapoti aprova projeto que proíbe cobrança de valor mínimo na conta de água

A Câmara Municipal de Arapoti aprovou na última sexta-feira (14) o projeto de lei que proíbe a empresa responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto sanitário de cobrar de valor ou taxa mínima no município. Atualmente, a empresa que presta este serviço no município é a Sanepar, que cobra a tarifa mínima de R$ 34,58 para consumo residencial de até de 5 m³ de água.

2019/2020: Vereadores elegem nova Mesa Diretora

Na última Sessão Ordinária do ano, realizada na noite desta quarta-feira (12), os vereadores arapotienses elegeram a nova composição da Mesa Diretora para o Biênio 2019/2020. A partir de 1º de janeiro, o novo Presidente da Câmara de Arapoti será o vereador Marineo Ferreira (PTB), eleito pela maioria com cinco votos.

ORÇAMENTO: Vereadores definem emendas impositivas para 2019

Na última quinta-feira (07) os vereadores aprovaram as Leis Orçamentária para 2019 e definiram o destino de suas emendas impositivas individuais. Cada vereador pode determinar onde e como será gasto o recurso de R$ 89 mil. No total serão R$ 801 mil investidos conforme programação dos vereadores.

Câmara acompanha parecer do TCE-PR e reprova contas do ex-Prefeito Braz Rizzi

Por 8 votos a 1, a Câmara Municipal reprovou as contas do ex-Prefeito Municipal, Braz Rizzi, referente ao ano de 2016. O julgamento do Legislativo, realizado nesta quarta-feira (21), acompanhou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), emitido em 18 de julho deste ano, que apontou irregularidade e recomendou a reprovação.

Cidadania: Câmara Jovem 2019 abre inscrições na próxima segunda-feira (19)

Na próxima semana estarão abertas as inscrições para a Câmara Jovem 2019. Poderão concorrer à vaga no parlamento jovem alunos de colégios públicos e privados, do 8º ao 2º ano, com idade de até 16 anos. As inscrições podem ser feitas na própria secretaria de seu Colégio até o dia 23 de novembro, data em que também se encerra o período de campanha eleitoral. As eleições acontecem no dia 26 de novembro.

Moção parabeniza organizadores do evento RosaAzul

De autoria do vereador Jean Klichowski (MDB), a Câmara concedeu Moção de Aplauso aos organizadores do evento RosaAzul, Fati/Fajar, Colégio Mega e Grupo de apoio e orientação ao câncer Rosas da Primavera. O evento foi idealizado pela empresária Bruna Costa, uma guerreira que venceu o câncer de mama e hoje faz parte do grupo Rosas da Primavera (Ponta Grossa), ajudando outros pacientes oncológicos.