Câmara Jovem elege nova Mesa Diretora

A Câmara Jovem elegeu nesta quarta-feira a nova Mesa Diretora, que conduzirá os trabalhos neste semestre. Para a cadeira de Presidente ficou eleita a aluna do Colégio Rui Barbosa, Ariadine Mendes de Camargo, e para Vice-Presidente a aluna do Colégio Colônia Holandesa, Giovanna Men Kluppel. Na 1ª e 2ª Secretaria, foram eleitos João Henrique Vieira Rosa, do Colégio Mega, e Otávio dos Santos Izidoro, também do Colégio Rui Barbosa.
Para o mês de agosto, a Câmara Jovem já tem programada duas participações importantes. Vai marcar presença na Feira de Ciências, promovida pelo Colégio Mega, e vai participar das ações do Agosto Azul, em atenção a saúde do homem.

Propostas
A Jovem Vereadora (JV) Hyasmim foi autora de uma indicação ao Executivo recomendando conscientização nas escolas, tanto dos professores quantos dos alunos, que mostre hábitos saudáveis para fazerem parte do dia-a-dia da população. "No dia 1° de agosto foi declarado o Dia da Sobrecarga, esta data marca o consumo de todos os recursos naturais que o mundo foi capaz de produzir em 2018. O ser humano passou a consumir acima da capacidade de renovação da natureza, e acredito que preservar o meio ambiente é emergencial e todos devem estar envolvidos. Devemos agir como cidadãos íntegros, conscientes em respeitar outras pessoas, animais e plantas, com o mesmo respeito que desejamos para nós", justificou Hyasmin.
Também houveram indicações pedindo melhorias no município. A JV Ana Laura, pediu instalação de iluminação adequada na rua de acesso do Colégio Carmelina Pedroso, para maior segurança para alunos e professores; o JV João Henrique solicitou construção de rampa de acesso no prédio da Prefeitura Municipal, a fim de trazer acessibilidade à cadeirantes, pessoas com carrinhos de bebê ou outras dificuldades de locomoção.
Outras solicitações foram: reforma da Linha Verde, proposto pela JV Ariadine, instalação de parquinho fixo no Colégio Costa Neto, proposto pelo Jovem Carlos, revitalização do calçamento da Rua Telêmaco Carneiro, proposta da JV Giovanna, mais sinalização indicando a saída de alunos no Colégio Rui Barbosa, proposto por Otávio e reforma da Quadra de Esportes Arnoldo Guerke, proposto pela JV Stella.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 10/08/2018 - 13:54:05 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 10/08/2018 - 13:54:05 por: Nicole Renata Chiaradia

INFLAÇÃO: Câmara aprova reposição de 7,54% para servidores e professores municipais; Prefeita e vereadores não terão reajuste

Os vereadores de Arapoti aprovaram por unanimidade em Sessão Extraordinária, nesta quinta-feira (10), o reajuste de 7,54% nos salários dos servidores públicos efetivos, professores, aposentados e pensionistas do município. A porcentagem segue a inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), apurado nos últimos 12 meses. A nova remuneração passa a vigorar retroativa a 1º de janeiro deste ano

Câmara de Arapoti aprova projeto que proíbe cobrança de valor mínimo na conta de água

A Câmara Municipal de Arapoti aprovou na última sexta-feira (14) o projeto de lei que proíbe a empresa responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto sanitário de cobrar de valor ou taxa mínima no município. Atualmente, a empresa que presta este serviço no município é a Sanepar, que cobra a tarifa mínima de R$ 34,58 para consumo residencial de até de 5 m³ de água.

2019/2020: Vereadores elegem nova Mesa Diretora

Na última Sessão Ordinária do ano, realizada na noite desta quarta-feira (12), os vereadores arapotienses elegeram a nova composição da Mesa Diretora para o Biênio 2019/2020. A partir de 1º de janeiro, o novo Presidente da Câmara de Arapoti será o vereador Marineo Ferreira (PTB), eleito pela maioria com cinco votos.

ORÇAMENTO: Vereadores definem emendas impositivas para 2019

Na última quinta-feira (07) os vereadores aprovaram as Leis Orçamentária para 2019 e definiram o destino de suas emendas impositivas individuais. Cada vereador pode determinar onde e como será gasto o recurso de R$ 89 mil. No total serão R$ 801 mil investidos conforme programação dos vereadores.

Câmara acompanha parecer do TCE-PR e reprova contas do ex-Prefeito Braz Rizzi

Por 8 votos a 1, a Câmara Municipal reprovou as contas do ex-Prefeito Municipal, Braz Rizzi, referente ao ano de 2016. O julgamento do Legislativo, realizado nesta quarta-feira (21), acompanhou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), emitido em 18 de julho deste ano, que apontou irregularidade e recomendou a reprovação.

Cidadania: Câmara Jovem 2019 abre inscrições na próxima segunda-feira (19)

Na próxima semana estarão abertas as inscrições para a Câmara Jovem 2019. Poderão concorrer à vaga no parlamento jovem alunos de colégios públicos e privados, do 8º ao 2º ano, com idade de até 16 anos. As inscrições podem ser feitas na própria secretaria de seu Colégio até o dia 23 de novembro, data em que também se encerra o período de campanha eleitoral. As eleições acontecem no dia 26 de novembro.

Moção parabeniza organizadores do evento RosaAzul

De autoria do vereador Jean Klichowski (MDB), a Câmara concedeu Moção de Aplauso aos organizadores do evento RosaAzul, Fati/Fajar, Colégio Mega e Grupo de apoio e orientação ao câncer Rosas da Primavera. O evento foi idealizado pela empresária Bruna Costa, uma guerreira que venceu o câncer de mama e hoje faz parte do grupo Rosas da Primavera (Ponta Grossa), ajudando outros pacientes oncológicos.