IPTU: Vereador sugere investimento nos bairros de acordo com arrecadação

IPTU: Vereador sugere investimento nos bairros de acordo com arrecadação “A partir do momento que o cidadão vê o retorno do imposto pago, que participa das decisões de forma concreta, tem a garantia de pertencimento àquela comunidade"
Você sabe onde é investido o seu IPTU? O vereador Divair da Silva (PV) apresentou na última quarta-feira (1º) um modelo diferenciado de investimento do imposto urbano, que acabaria com esta dúvida. Segundo a proposta da Indicação 92/2018, o valor arrecadado em cada bairro, no total ou uma porcentagem, seria investido na própria localidade. E mais: os moradores democraticamente definiriam quais as suas prioridades de melhorias.
O vereador explicou que quando o cidadão vê resultado e conhece no que está sendo investido o seu dinheiro, se sente motivado a pagar em dia o seu IPTU. Segundo dados da Prefeitura Municipal, em 2017 a inadimplência chegou a 26,81%, o que representa que o município deixou de arrecadar R$ 472.542,74. Em alguns bairros, 98% dos moradores pagaram seu imposto em dia, enquanto em outras localidades a arrecadação ficou abaixo de 50%.
A proposta também prevê que reuniões sejam feitas nos bairros, e que a própria população decida onde e como investir o valor arrecadado. “Diante dos números apresentados pela Prefeitura, podemos ver que um dos motivos do alto índice de inadimplência é que o cidadão não perceber o retorno daquilo que ele paga, causando desânimo”, disse. “A partir do momento que o cidadão vê o retorno do imposto pago, que participa das decisões de forma concreta, tem a garantia de pertencimento àquela comunidade. E assim ele passa a ser, junto com a prefeitura, gestor da cidade”.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 03/08/2018 - 10:14:36 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 03/08/2018 - 10:14:36 por: Nicole Renata Chiaradia

Cancelada Sessão Itinerante

Informamos a toda população arapotiense que a Sessão Itinerante que seria realizada no dia de hoje (23) foi cancelada devido ao mau tempo. Nova data será marcada para atendimento da comunidade da Vila Nova, Bosque I e II.

6º Desafio de Rua: Capal recebe Moção de Aplauso

A Capal Cooperativa Agroindustrial foi homenageada na noite de ontem (15) com Moção de Aplauso na Câmara de Arapoti. A proposição de autoria do vereador Silvio Lopes (PP) parabenizou pela realização do 6º Desafio de Rua, que aconteceu no dia 1º de maio, com corrida de 5 e 10 Km e caminhada de 3 Km

Câmara realiza Sessão Itinerante na Vila Nova

O projeto Sessão itinerante chega à Vila Nova na próxima semana. Será no dia 23 de maio, quinta-feira, às 19 horas, na Rua José Manuel Graminho, em frente ao número 516 (Casa da Dona Áurea). Moradores e representantes da Vila Nova e bairros próximos poderão reivindicar, reclamar ou expor suas dúvidas por escrito ou verbalmente

WITAMY: Imigração Polonesa terá data comemorativa em Arapoti

O dia 11 de novembro será a data municipal em comemoração à imigração polonesa em Arapoti. O Projeto de Lei 2069/2019 que institui a data, de autoria do vereador Divair da Silva (PV), foi aprovado por unanimidade em segundo turno nesta quarta-feira (08).

MOBILIZAÇÃO: Vereadores de Arapoti pedem proibição de reajuste da Sanepar

A autorização do reajuste de 12,13% feito pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) na conta de água e esgoto de todos os paranaenses mobilizou os vereadores de Arapoti nesta semana. Divair da Silva (PV), Jean Klichowski (MDB), Nelson Marcolino de Aguiar, o Pepe (PSD) e Ricardo Rodrigues Pedroso (PPS) são os vereadores que cobram o Executivo para decretar proibição ao aumento no município