Agosto Azul: Câmara apoia campanha de incentivo à saúde do homem

Agosto Azul: Câmara apoia campanha de incentivo à saúde do homem A Prefeitura deve fazer testes rápidos e palestras de conscientização para funcionários do setor privado e público, dentro do ambiente de trabalho
A Câmara Municipal de Arapoti começa o mês de agosto no azul. E não estamos falando de finanças, mas sim de saúde. É a Campanha Agosto Azul, que chama a atenção para os cuidados que os homens devem ter com a saúde.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do homem brasileiro é sete anos menor em relação à da mulher. Este é um fato que evidencia que em geral o homem dá menos atenção à saúde. Ter hábitos saudáveis, como ingerir alimentos balanceados, ter uso moderado da bebida alcoólica, praticar exercícios e fazer exames regularmente, são decisivos para diminuir as chances de incidência e agravamento de doenças.
O Secretário Municipal de Saúde, Ademir Moreira, anunciou que as ações do Agosto Azul em Arapoti também serão realizadas nas empresas. A Prefeitura deve fazer testes rápidos e palestras de conscientização para funcionários do setor privado e público, dentro do ambiente de trabalho. “Dificilmente o homem falta ao trabalho para ir ao médico, ou busca uma unidade de saúde. Pensando nisso, teremos um cronograma de ações a serem realizadas dentro das empresas e também com os funcionários públicos”, explicou. “Também em breve teremos nas unidades de saúde tratamentos de combate ao tabagismo, uma das principais causas de câncer entre os homens”.

No Paraná - Em 2012, foi instituído no Estado do Paraná que o mês de agosto seria dedicado à realização de ações para incentivar a prevenção e a promoção da Saúde do Homem (Lei n°17.099, de 28 de março de 2012). O objetivo principal é motivar uma mudança cultural para que homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência, antes que doenças se manifestem de forma mais grave. Exames simples como testes para diabetes, hipertensão, aids e hepatite estão disponíveis na rede pública de saúde e podem identificar enfermidades ainda em estágios iniciais.
Esse ano, a campanha chama a atenção para os malefícios do uso do tabaco, um dos principais responsáveis pelas mortes das pessoas em todo o mundo. A discussão do tema tem como objetivo alertar para a importância da adoção de hábitos saudáveis de maneira que o curso da vida não seja interrompido precocemente.

Com Assessorias/Governo do Estado

Protocolos desta Publicação:Criado em: 01/08/2018 - 11:18:19 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 01/08/2018 - 11:18:19 por: Nicole Renata Chiaradia

INFLAÇÃO: Câmara aprova reposição de 7,54% para servidores e professores municipais; Prefeita e vereadores não terão reajuste

Os vereadores de Arapoti aprovaram por unanimidade em Sessão Extraordinária, nesta quinta-feira (10), o reajuste de 7,54% nos salários dos servidores públicos efetivos, professores, aposentados e pensionistas do município. A porcentagem segue a inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), apurado nos últimos 12 meses. A nova remuneração passa a vigorar retroativa a 1º de janeiro deste ano

Câmara de Arapoti aprova projeto que proíbe cobrança de valor mínimo na conta de água

A Câmara Municipal de Arapoti aprovou na última sexta-feira (14) o projeto de lei que proíbe a empresa responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto sanitário de cobrar de valor ou taxa mínima no município. Atualmente, a empresa que presta este serviço no município é a Sanepar, que cobra a tarifa mínima de R$ 34,58 para consumo residencial de até de 5 m³ de água.

2019/2020: Vereadores elegem nova Mesa Diretora

Na última Sessão Ordinária do ano, realizada na noite desta quarta-feira (12), os vereadores arapotienses elegeram a nova composição da Mesa Diretora para o Biênio 2019/2020. A partir de 1º de janeiro, o novo Presidente da Câmara de Arapoti será o vereador Marineo Ferreira (PTB), eleito pela maioria com cinco votos.

ORÇAMENTO: Vereadores definem emendas impositivas para 2019

Na última quinta-feira (07) os vereadores aprovaram as Leis Orçamentária para 2019 e definiram o destino de suas emendas impositivas individuais. Cada vereador pode determinar onde e como será gasto o recurso de R$ 89 mil. No total serão R$ 801 mil investidos conforme programação dos vereadores.

Câmara acompanha parecer do TCE-PR e reprova contas do ex-Prefeito Braz Rizzi

Por 8 votos a 1, a Câmara Municipal reprovou as contas do ex-Prefeito Municipal, Braz Rizzi, referente ao ano de 2016. O julgamento do Legislativo, realizado nesta quarta-feira (21), acompanhou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), emitido em 18 de julho deste ano, que apontou irregularidade e recomendou a reprovação.

Cidadania: Câmara Jovem 2019 abre inscrições na próxima segunda-feira (19)

Na próxima semana estarão abertas as inscrições para a Câmara Jovem 2019. Poderão concorrer à vaga no parlamento jovem alunos de colégios públicos e privados, do 8º ao 2º ano, com idade de até 16 anos. As inscrições podem ser feitas na própria secretaria de seu Colégio até o dia 23 de novembro, data em que também se encerra o período de campanha eleitoral. As eleições acontecem no dia 26 de novembro.

Moção parabeniza organizadores do evento RosaAzul

De autoria do vereador Jean Klichowski (MDB), a Câmara concedeu Moção de Aplauso aos organizadores do evento RosaAzul, Fati/Fajar, Colégio Mega e Grupo de apoio e orientação ao câncer Rosas da Primavera. O evento foi idealizado pela empresária Bruna Costa, uma guerreira que venceu o câncer de mama e hoje faz parte do grupo Rosas da Primavera (Ponta Grossa), ajudando outros pacientes oncológicos.