‘Escolha o Meu Nome’: Conheça os alunos e nomes vencedores do Concurso Cultural

‘Escolha o Meu Nome’: Conheça os alunos e nomes vencedores do Concurso Cultural Os bonecos fazem parte de ações de desenvolvimento do potencial turístico do município que estão sendo colocadas em andamento pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico
A Prefeitura Municipal, em parceria com a Câmara, divulgou nesta sexta-feira (13) o resultado do Concurso Cultural ‘Escolha o Meu Nome’. São seis alunos, de escolas particulares e públicas, do 5º ao 9º, que escolheram nomes para bonecos que representam os povos que ajudaram a construir o município de Arapoti. Os bonecos criados e confeccionados pela artesã Beatriz Santos de Paula, do Ateliê Biarteira, farão parte da Coleção Campos Floridos – Origens, que será apresentado como suvenir turístico do município. O lançamento da coleção e a premiação dos alunos vencedores acontece no próximo dia 27 de julho, às 20 horas, no estande da Prefeitura Municipal na 46ª Expoleite.
“O objetivo da campanha é incentivar a criatividade dos participantes e seu interesse pelo resgate da história do povoamento e imigração de Arapoti, ao mesmo tempo em que proporciona a valorização do trabalho artesanal produzido em nosso município” explica a Chefe da Divisão de Cultura Valéria Gouveia. Os bonecos fazem parte de ações de desenvolvimento do potencial turístico do município que estão sendo colocadas em andamento pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. "Queremos criar atrativos que despertem o interesse de turistas em conhecer nosso município, suas belezas naturais, sua cultura. Além disso, ofertar produtos e lembranças que tenham a ver com essa cultura local”, acrescenta Franciele Stein, responsável pela pasta.
O concurso cultural é uma ação da Prefeitura Municipal de Arapoti, através da Secretaria de Educação e Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores.

Resultado - Lolita foi o nome escolhido por Bruna Elgersma, do 7º Ano do Colégio Colônia Holandesa, para a boneca de origem espanhola. Lolita é um apelido para Dolores, nome que representa bem a cultura hispânica. Para a boneca holandesa, o nome escolhido por Amanda Maria Bosch, do 9º ano do Colégio Colônia Holandesa foi Mia, uma forma reduzida do nome Maria, que simboliza força, paciência e sensibilidade. A personificação do índio recebeu de Maria Vitória Ferreira dos Santos, do 5º ano do Colégio Mega, o nome de Porã que significa bonito. A Estefany Xavier da Silva, aluna do 5º ano da escola Telêmaco Carneiro, estudou a história dos Quilombos e deu o nome de Dandara para a boneca representante da cultura negra. Dandara, além de esposa de Zumbi dos Palmares, foi uma importante líder feminina na luta contra a escravidão. Sofia Novochadlo dos Santos, do 7º Ano, do Colégio Colônia Holandesa, ganhou com o nome que escolheu para a boneca polonesa, Felka, que significa feliz. O boneco que representa os tropeiros recebeu o nome de Severiano, que significa pessoa forte, com liderança.

Julgamento - A Comissão Especial de Julgamento se reuniu na última quarta-feira (04) e atribuiu notas aos trabalhos levando em consideração os critérios de criatividade e originalidade, aplicabilidade e coerência com a origem proposta. A Comissão decidiu, por unanimidade, escolher seis nomes inscritos por seis alunos distintos, já que nenhum trabalho contemplava na totalidade o tema proposto. Os casos de inscrições de nomes iguais tiveram o desempate baseado nos seguintes critérios: aquele que foi inscrito primeiro; ou aluno de maior idade. Os nomes já existentes, de animais, desenhos, filmes, entre outros foram desclassificados.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 13/07/2018 - 09:28:19 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 13/07/2018 - 09:31:32 por: Nicole Renata Chiaradia

Requerimento cobra distribuição de uniforme escolar

O vereador Jean Klichowski (MDB) questionou o Executivo se haverá distribuição de uniforme escolar para os alunos da Rede Municipal de Ensino para o ano de 2019. A pergunta foi feita através de requerimento, apresentado nesta quarta-feira (13)

Centro Esportivo receberá nome de Antenor Alves Teixeira