100%

‘Escolha o Meu Nome’: Conheça os alunos e nomes vencedores do Concurso Cultural

‘Escolha o Meu Nome’: Conheça os alunos e nomes vencedores do Concurso Cultural Os bonecos fazem parte de ações de desenvolvimento do potencial turístico do município que estão sendo colocadas em andamento pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico
A Prefeitura Municipal, em parceria com a Câmara, divulgou nesta sexta-feira (13) o resultado do Concurso Cultural ‘Escolha o Meu Nome’. São seis alunos, de escolas particulares e públicas, do 5º ao 9º, que escolheram nomes para bonecos que representam os povos que ajudaram a construir o município de Arapoti. Os bonecos criados e confeccionados pela artesã Beatriz Santos de Paula, do Ateliê Biarteira, farão parte da Coleção Campos Floridos – Origens, que será apresentado como suvenir turístico do município. O lançamento da coleção e a premiação dos alunos vencedores acontece no próximo dia 27 de julho, às 20 horas, no estande da Prefeitura Municipal na 46ª Expoleite.
“O objetivo da campanha é incentivar a criatividade dos participantes e seu interesse pelo resgate da história do povoamento e imigração de Arapoti, ao mesmo tempo em que proporciona a valorização do trabalho artesanal produzido em nosso município” explica a Chefe da Divisão de Cultura Valéria Gouveia. Os bonecos fazem parte de ações de desenvolvimento do potencial turístico do município que estão sendo colocadas em andamento pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. "Queremos criar atrativos que despertem o interesse de turistas em conhecer nosso município, suas belezas naturais, sua cultura. Além disso, ofertar produtos e lembranças que tenham a ver com essa cultura local”, acrescenta Franciele Stein, responsável pela pasta.
O concurso cultural é uma ação da Prefeitura Municipal de Arapoti, através da Secretaria de Educação e Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores.

Resultado - Lolita foi o nome escolhido por Bruna Elgersma, do 7º Ano do Colégio Colônia Holandesa, para a boneca de origem espanhola. Lolita é um apelido para Dolores, nome que representa bem a cultura hispânica. Para a boneca holandesa, o nome escolhido por Amanda Maria Bosch, do 9º ano do Colégio Colônia Holandesa foi Mia, uma forma reduzida do nome Maria, que simboliza força, paciência e sensibilidade. A personificação do índio recebeu de Maria Vitória Ferreira dos Santos, do 5º ano do Colégio Mega, o nome de Porã que significa bonito. A Estefany Xavier da Silva, aluna do 5º ano da escola Telêmaco Carneiro, estudou a história dos Quilombos e deu o nome de Dandara para a boneca representante da cultura negra. Dandara, além de esposa de Zumbi dos Palmares, foi uma importante líder feminina na luta contra a escravidão. Sofia Novochadlo dos Santos, do 7º Ano, do Colégio Colônia Holandesa, ganhou com o nome que escolheu para a boneca polonesa, Felka, que significa feliz. O boneco que representa os tropeiros recebeu o nome de Severiano, que significa pessoa forte, com liderança.

Julgamento - A Comissão Especial de Julgamento se reuniu na última quarta-feira (04) e atribuiu notas aos trabalhos levando em consideração os critérios de criatividade e originalidade, aplicabilidade e coerência com a origem proposta. A Comissão decidiu, por unanimidade, escolher seis nomes inscritos por seis alunos distintos, já que nenhum trabalho contemplava na totalidade o tema proposto. Os casos de inscrições de nomes iguais tiveram o desempate baseado nos seguintes critérios: aquele que foi inscrito primeiro; ou aluno de maior idade. Os nomes já existentes, de animais, desenhos, filmes, entre outros foram desclassificados. 
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 13/07/2018 - 09:28:19 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 13/07/2018 - 09:31:32 por: Nicole Renata Chiaradia

Notícias

IPTU: Contribuintes já podem pedir devolução de emolumentos
IPTU: Contribuintes já podem pedir devolução de emolumentos

Os contribuintes já podem solicitar na Prefeitura Municipal a devolução da taxa de emolumentos paga com o carnê de IPTU nos últimos cinco anos. Para requerer o ressarcimento, o contribuinte deve comparecer à Prefeitura tendo em mãos originais e cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), os comprovantes de pagamento do IPTU (ou solicitar extrato na Seção de Tributação), e as informações bancárias para depósito da devolução.

CIDADANIA: Vereadores acompanham votações do Projeto Eleitor do Futuro
CIDADANIA: Vereadores acompanham votações do Projeto Eleitor do Futuro

Na última quinta (13) e sexta-feira (14) aconteceram as votações do Projeto Eleitor do Futuro, desenvolvido pela Justiça Eleitoral em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O Presidente da Câmara, Marineo Ferreira (PTB), e o vereador Ricardo Rodrigues Pedroso (PPS), representaram a Câmara Municipal na cerimônias de abertura, ao lado da Prefeita Municipal, Nerilda Penna (PP) e do Juiz de Direito, Djalma Aparecido Gaspar Junior.

Jovens Vereadores visitam Escola Clotário Portugal
Jovens Vereadores visitam Escola Clotário Portugal

A Escola Municipal Clotário Portugal convidou os Jovens Vereadores para conhecerem a rua que dá acesso à instituição. A ação faz parte de um projeto pedagógico que trabalha as diversas abordagens sobre Trânsito.

Calógeras recebe Câmara Itinerante
Calógeras recebe Câmara Itinerante

Tem Sessão Itinerante da Câmara Municipal no próximo dia 27 de JUNHO, quinta-feira, às 18 horas, no Distrito de Calógeras. A reunião vai acontecer no Salão da Capelania Nossa Senhora do Rocio. Compareça, participe, esse é o Legislativo Municipal mais perto de você.

Economia do Legislativo: Câmara vai devolver verba para construção de Capela Mortuária e revitalização da Praça Romana Duarte
Economia do Legislativo: Câmara vai devolver verba para construção de Capela Mortuária e revitalização da Praça Romana Duarte

Os vereadores arapotienses apresentaram indicação na última quarta-feira (29) sugerindo investimentos da verba de devolução, no valor de R$400 mil, do Poder Legislativo ao Executivo Municipal. A decisão de antecipar a devolução do recurso, economizado no primeiro quadrimestre do ano, aos cofres municipais é do Presidente da Câmara, Marineo Ferreira (PTB), que abriu o debate com os demais vereadores sobre quais projetos poderiam ser executados.