100%

SAÚDE: Secretário presta esclarecimentos sobre fechamento de Unidades de Saúde

SAÚDE: Secretário presta esclarecimentos sobre fechamento de Unidades de Saúde O Secretário de Saúde se comprometeu a reabrir a unidade do Capão Bonito no prazo de 10 dias apenas para realização de consultas médicas
Terça-feira (26), após o encerramento da Sessão Ordinária, o presidente da Casa, Lelo Ulrich (PSD), abriu espaço para o Secretário de Saúde, Ademir Moreira, prestar esclarecimentos sobre a interdição das Unidades de Saúde do Cerrado das Cinzas e Capão Bonito, e das outras unidades de apoio do Caratuva, Boa Vista e Roncador, determinado pela Vigilância Sanitária Municipal.
O Secretário falou que durante os últimos 25 anos, não houve reformas ou avanços nestas unidades do Cerrado das Cinzas, Capão Bonito e nas demais da Zona Rural, e que era do conhecimento de todos – Conselho de Saúde e Vigilância Sanitária, que nenhum dos estabelecimentos tinha licença sanitária de funcionamento. “Se fizéssemos um levantamento de Jacarezinho à Ponta Grossa, se 8 ou 10 unidades de saúde tiverem licença sanitária seria muito”, disse. “Se o Ministério Público fizesse uma varredura em todo o Paraná, 70% dos hospitais e 90% das Unidades de Saúde seriam fechados”. O Secretário ressaltou ainda que apesar dos problemas, Arapoti avançou muito na área com a construção de dois novos postos de saúde e com a reforma de outras três unidades.
O debate sobre as causas do fechamento das unidades, consequências e possíveis soluções foi enriquecido pela presença, além dos nove vereadores, da responsável pela Vigilância Sanitária, Andrea Cristina da Silva, e pelo Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcelo Zanini.
O processo que terminou com a interdição das Unidades de Saúde, começou com um alerta, feito pelo Conselho Municipal de Saúde à Promotoria de Justiça da Comarca de Arapoti em outubro de 2016, de que nenhuma unidade de atendimento possuía licença sanitária para ‘a garantia de condições de trabalho e assistência à população arapotiense’. Em resposta, na época, a Secretaria de Saúde alegou que estava com sobrecarga de atividades e que não era possível a realização de inspeções sanitárias em todos os serviços de atendimento.
O Secretário de Saúde se comprometeu a reabrir a unidade do Capão Bonito no prazo de 10 dias apenas para realização de consultas médicas. Questionado sobre o atendimento no Caratuva, Boa Vista e Roncador, o Secretário de Saúde e a responsável pela Vigilânica Sanitária reafirmaram que as unidades serão mantidas fechadas por motivo de contaminação da água da localidade.

PROPOSTAS
Como possível saída, o Presidente da Casa sugeriu um compromisso entre os Poderes Legislativo e Executivo, a fim de destinar recursos da Câmara Municipal para a reforma e adequação dos Postos de Saúde do Cerrado e Capão Bonito. “Proponho, com apoio de meus colegas vereadores, que a Câmara Municipal adiante a devolução de recursos economizados durante o primeiro semestre de 2018 para serem investidos nestas unidades de saúde, o que daria cerca de R$200 mil para cada estabelecimento. Em contrapartida, a Prefeita [Nerilda Penna (PP)] deve se comprometer em dar celeridade às obras e em reduzir o número de cargos comissionados que hoje são dispensáveis”, disse.
Durante a reunião foram relacionas outras propostas de ação: (1) liberação dos ônibus escolares para transporte de pacientes para atendimentos nas unidades da cidade; (2) criação de uma CPI na Câmara Municipal para apurar as causas das interdições; (3) elaboração de um plano de contingência; (4) aprovação de projetos de lei orçamentária para a saúde, de construção ou reforma, apenas se acompanhado de projeto arquitetônico; (5) reativação dos atendimentos e construção de novas unidades no Capão Bonito e Cerrado das Cinzas.

Confira o debate completo pelo link https://bit.ly/2Kdqk9Y, a partir de 1:14:45.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 28/06/2018 - 11:02:38 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 28/06/2018 - 11:04:41 por: Nicole Renata Chiaradia

Notícias

Requerimento cobra distribuição de uniforme escolar
Requerimento cobra distribuição de uniforme escolar

O vereador Jean Klichowski (MDB) questionou o Executivo se haverá distribuição de uniforme escolar para os alunos da Rede Municipal de Ensino para o ano de 2019. A pergunta foi feita através de requerimento, apresentado nesta quarta-feira (13)

Centro Esportivo receberá nome de Antenor Alves Teixeira
Centro Esportivo receberá nome de Antenor Alves Teixeira

A Câmara aprovou ontem o Projeto de Decreto 263/2019, de autoria do vereador Silvio Lopes (PP), que denomina o Centro Esportivo Antenor Alves Teixeira. O complexo está sendo construído no Loteamento do Bosque II e levará em seu nome uma homenagem ao conhecido Seu Baiano, morador do bairro até seu falecimento

CONHEÇA AS COMISSÕES PERMANENTES
CONHEÇA AS COMISSÕES PERMANENTES

Além da atuação no Plenário, o vereador também desenvolve seu trabalho dentro das Comissões Permanentes, estabelecidas pelo Regimento Interno da Casa. Existem cinco Comissões divididas em áreas de atuação: Constituição e Justiça (CCJ), Finanças e Orçamento (CFO), Educação, Saúde e Assistência Social (CESAS), Agricultura e Meio Ambiente e Obras e Serviço Público (COSP)

Comissão de Saúde acompanha conferências do tema
Comissão de Saúde acompanha conferências do tema

O Conselho Municipal de Saúde promoveu nos meses de fevereiro e março nove pré-conferências nos bairros onde existe Unidades de Saúde. Destas reuniões, o Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Divair da Silva (PV), esteve presente em sete delas. Ao todo, as pré-conferências reuniram cerca de 300 pessoas, entre profissionais da área, representantes do poder público, e usuários da Saúde

Enezeli Stonoga e Inês de Gouveia recebem Comenda Dona Nena
Enezeli Stonoga e Inês de Gouveia recebem Comenda Dona Nena

No último dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Arapoti homenageou a luta de duas mulheres fortes e guerreiras: Enezeli Stonoga de Moura e Inês Olinda de Gouveia. As professoras aposentadas receberam das mãos dos vereadores propositores Marineo Ferreira (PTB) e Divair da Silva (PV) a Comenda Dona Nena, concedida à mulheres destaque do município de Arapoti