VILA ROMANA: Alunos fazem operação limpeza na Bica d’Água

VILA ROMANA: Alunos fazem operação limpeza na Bica d’Água A operação faz parte de um projeto de revitalização da Bica, que envolve também a Prefeitura Municipal e a Câmara Jovem
Sábado não é dia de preguiça quando o assunto é cuidar do meio ambiente. Pelo menos para os alunos do Colégio Mega, que em parceria com a Sanepar, fizeram uma operação limpeza na Bica d’Água da Vila Romana, neste fim de semana (23). Monitorados pelo Professor Alex Silvério e pelos funcionários da Sanepar, André Zadra e Lourenço dos Santos, em menos de duas horas os estudantes recolheram cerca de uma tonelada de lixo, material suficiente para encher duas caçambas de uma camionete. Foram recolhidas garrafas, pacotes plásticos, embalagens de cigarro, restos de um ventilador e de um aspirador de pó, um televisor e até um carrinho de mão, entre outros resíduos.
A operação faz parte de um projeto de revitalização da Bica, que envolve também a Prefeitura Municipal e a Câmara Jovem. O objetivo final é transformar o espaço com ações de manutenção e melhorias, como drenar e canalizar a água, reformar os bancos e fazer a jardinagem dos canteiros. “A partir da Conferência Regional da Água, realizada no mês de Março, surgiu a ideia de realizarmos algo concreto pela preservação da água e que tivesse algum retorno positivo ao município de Arapoti”, explicou a Diretora do Colégio, Elaine Anhaia. “O Projeto envolve limpeza do local e restauração das áreas por onde o córrego passa, com canalização da água e renovação da vegetação do entorno, com flores e gramas. Além disso, a vizinhança será conscientizada sobre a necessidade de preservação da Bica, que além de ser histórica para o município, pode ser um local de convívio e aproveitamento do meio ambiente e da água”.
Muitos moradores curiosos acompanharam o trabalho e elogiaram a mobilização. “Um espaço tão bonito e tão mal cuidado. As pessoas deveriam ter consciência e manter o local limpo”, disse um dos moradores.
“Precisamos cultivar a educação ambiental, a importância da preservação dos recursos hídricos e a consciência sustentável em nossos jovens, para que eles propaguem a ideia e ajudem a garantir um futuro mais limpo e verde”, disse o funcionário da Sanepar, André Zadra, que auxiliou na operação.

Pesquisa
Depois do trabalho pesado, os alunos finalizaram a atividade com uma conversa com os moradores da Vila Romana. A intenção foi realizar uma pesquisa para saber se os moradores utilizam a água da Bica e para quais finalidades, e as sugestões populares para denominar o espaço. O resultado da enquete deve ser divulgado pelo Colégio Mega até o início do mês de julho, e será tema de trabalho científico proposto pelo Professor Alex Silvério.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 25/06/2018 - 13:37:48 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 25/06/2018 - 13:43:30 por: Nicole Renata Chiaradia

Requerimento cobra distribuição de uniforme escolar

O vereador Jean Klichowski (MDB) questionou o Executivo se haverá distribuição de uniforme escolar para os alunos da Rede Municipal de Ensino para o ano de 2019. A pergunta foi feita através de requerimento, apresentado nesta quarta-feira (13)

Centro Esportivo receberá nome de Antenor Alves Teixeira