Municípios e Estados são os que mais contribuem para sustentar SUS; aponta levantamento

Os Municípios e os Estados foram os Entes que mais contribuíram para sustentar a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) entre os anos de 2002 e 2015. A constatação é de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Ministério da Saúde que lançaram a publicação Contas do SUS na Perspectiva da Contabilidade Internacional.

De acordo com o estudo, a União começou garantindo 52% das verbas destinadas à rede pública de saúde, cota que seguiu em curva decrescente até atingir 43% em 2015. No intervalo analisado, as despesas por habitante cresceram 3,5 vezes no nível federal, 4,9 vezes no nível estadual e 5 vezes no plano municipal.  Os valores despendidos com ações e serviços públicos de saúde passaram, de 2002 para 2015, de R$ 24,73 bilhões para R$ 100 bilhões no âmbito federal; de R$ 10,75 bilhões para R$ 60,56 bilhões, no estadual; e de R$ 12,05 bilhões para R$ 72,11 no municipal. Englobando as três esferas, os gastos com saúde somaram R$ 232 bilhões em 2015, totalizando 3,94% do Produto Interno Bruto (PIB), proporção que, em 2002, era 3,21%.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) vem destacando que no atual ordenamento administrativo do Estado brasileiro, as políticas públicas são na maioria das vezes, executadas pela adesão dos Municípios a determinados programas, ações, serviços ou estratégias. Tal situação tem configurado um cenário de sobrecarga dos Municípios no que diz respeito à divisão de responsabilidades do setor público na prestação de serviços básicos à população. Quanto ao uso de recursos próprios para executar a política de saúde, reconhece-se a limitação constitucional dos Municípios em relação à tributação e à arrecadação. Dessa forma, sua participação no bolo tributário é reduzida e insuficiente para colocar em prática a necessária Rede de Atenção à Saúde local e a manutenção do próprio Sistema Único de Saúde. Assim, a adesão dos Municípios aos programas federais muitas vezes é uma alternativa de entrada de recursos federais para garantir que a população tenha acesso aos direitos e serviços básicos.

Com informações da EBC

Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios
Protocolos desta Publicação:Criado em: 22/06/2018 - 14:24:55 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 22/06/2018 - 14:24:55 por: Nicole Renata Chiaradia

2019/2020: Vereadores elegem nova Mesa Diretora

Na última Sessão Ordinária do ano, realizada na noite desta quarta-feira (12), os vereadores arapotienses elegeram a nova composição da Mesa Diretora para o Biênio 2019/2020. A partir de 1º de janeiro, o novo Presidente da Câmara de Arapoti será o vereador Marineo Ferreira (PTB), eleito pela maioria com cinco votos.

ORÇAMENTO: Vereadores definem emendas impositivas para 2019

Na última quinta-feira (07) os vereadores aprovaram as Leis Orçamentária para 2019 e definiram o destino de suas emendas impositivas individuais. Cada vereador pode determinar onde e como será gasto o recurso de R$ 89 mil. No total serão R$ 801 mil investidos conforme programação dos vereadores.

Câmara acompanha parecer do TCE-PR e reprova contas do ex-Prefeito Braz Rizzi

Por 8 votos a 1, a Câmara Municipal reprovou as contas do ex-Prefeito Municipal, Braz Rizzi, referente ao ano de 2016. O julgamento do Legislativo, realizado nesta quarta-feira (21), acompanhou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), emitido em 18 de julho deste ano, que apontou irregularidade e recomendou a reprovação.

Cidadania: Câmara Jovem 2019 abre inscrições na próxima segunda-feira (19)

Na próxima semana estarão abertas as inscrições para a Câmara Jovem 2019. Poderão concorrer à vaga no parlamento jovem alunos de colégios públicos e privados, do 8º ao 2º ano, com idade de até 16 anos. As inscrições podem ser feitas na própria secretaria de seu Colégio até o dia 23 de novembro, data em que também se encerra o período de campanha eleitoral. As eleições acontecem no dia 26 de novembro.

Moção parabeniza organizadores do evento RosaAzul

De autoria do vereador Jean Klichowski (MDB), a Câmara concedeu Moção de Aplauso aos organizadores do evento RosaAzul, Fati/Fajar, Colégio Mega e Grupo de apoio e orientação ao câncer Rosas da Primavera. O evento foi idealizado pela empresária Bruna Costa, uma guerreira que venceu o câncer de mama e hoje faz parte do grupo Rosas da Primavera (Ponta Grossa), ajudando outros pacientes oncológicos.

Lourival Palmeirense é homenageado com Título de Cidadão Honorário

Famoso pelo amor ao seu time do coração, Lourival Palmeirense esbanja felicidade. O apaixonado torcedor alviverde, que já conta os dias para comemorar o título do Campeonato Brasileiro pela segunda vez nesta década, vai receber da Câmara Municipal o Título de Cidadão Honorário de Arapoti. A homenagem foi aprovada na última semana (31), através do projeto de decreto 258/18, de autoria do vereador Divair da Silva (PV).

Câmara Jovem visita Assembleia Legislativa do Paraná

Os Jovens Vereadores de Arapoti estiveram em Curitiba nesta segunda-feira (05) para participar de uma visita na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura do Legislativo Estadual, dos gabinetes ao setor administrativo, de assistir a Sessão Plenária e de conversar com os deputados Plauto Miró (DEM), Tadeu Veneri (PT) e Felipe Francischini (PSL).