100%

Sancionada a lei que cria selo para produtos artesanais de origem animal

Sancionada a Lei 13.680/2018 que permite a comercialização interestadual de produtos artesanais de origem animal, como queijos, salsichas, linguiças, presuntos, mortadelas, salame e geleia, fiscalizados pelos órgãos de inspeção estaduais. Com a norma, os produtos passam a ser identificados com um selo único com a inscrição “Arte”, e a fiscalização da qualidade e das condições de higiene será pelos órgãos de saúde pública estaduais.

Até então, os produtos só podiam ser vendidos para outro Estado se tivessem o selo do Serviço de Inspeção Federal, que leva até dois anos para ser emitido pelo Ministério da Agricultura. A legislação simplifica normas de inspeção sanitária de alimentos embutidos, como linguiças e salsichas, feitos em pequenas agroindústrias artesanais.

Por se tratarem de pequenos e médios produtores, as exigências de registro serão adequadas às dimensões de cada empreendimento, e os procedimentos deverão ser simplificados. Já a inspeção e fiscalização terão natureza prioritariamente orientadoras, com critério de dupla visita para a lavratura dos autos de infração.

Produção
A CNM considera importante a diferenciação dos produtos artesanais em relação as grandes agroindústrias. Além disso, a área de Agricultura avalia que a medida incentivará o crescimento dos produção municipal. No entanto, mais de 8,3 mil agroindústrias inspecionadas pelos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) não serão beneficiadas pela medida, uma vez que continuam limitadas ao comércio municipal.

Para a Confederação, a lei beneficia principalmente a agricultura familiar de produção artesanal de origem animal. A necessidade da medida já havia sido mostrada pela entidade, na figura do seu ex-presidente Paulo Ziulkoski. “É necessário promover mudanças para que o produto que é vendido em uma região possa ser comercializado em outras também”, destacou Ziulkoski diversas vezes.

Com informações da Agência Senado


Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios
Protocolos desta Publicação:Criado em: 20/06/2018 - 18:19:31 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 20/06/2018 - 18:19:31 por: Nicole Renata Chiaradia

Notícias

Requerimento cobra distribuição de uniforme escolar
Requerimento cobra distribuição de uniforme escolar

O vereador Jean Klichowski (MDB) questionou o Executivo se haverá distribuição de uniforme escolar para os alunos da Rede Municipal de Ensino para o ano de 2019. A pergunta foi feita através de requerimento, apresentado nesta quarta-feira (13)

Centro Esportivo receberá nome de Antenor Alves Teixeira
Centro Esportivo receberá nome de Antenor Alves Teixeira

A Câmara aprovou ontem o Projeto de Decreto 263/2019, de autoria do vereador Silvio Lopes (PP), que denomina o Centro Esportivo Antenor Alves Teixeira. O complexo está sendo construído no Loteamento do Bosque II e levará em seu nome uma homenagem ao conhecido Seu Baiano, morador do bairro até seu falecimento

CONHEÇA AS COMISSÕES PERMANENTES
CONHEÇA AS COMISSÕES PERMANENTES

Além da atuação no Plenário, o vereador também desenvolve seu trabalho dentro das Comissões Permanentes, estabelecidas pelo Regimento Interno da Casa. Existem cinco Comissões divididas em áreas de atuação: Constituição e Justiça (CCJ), Finanças e Orçamento (CFO), Educação, Saúde e Assistência Social (CESAS), Agricultura e Meio Ambiente e Obras e Serviço Público (COSP)

Comissão de Saúde acompanha conferências do tema
Comissão de Saúde acompanha conferências do tema

O Conselho Municipal de Saúde promoveu nos meses de fevereiro e março nove pré-conferências nos bairros onde existe Unidades de Saúde. Destas reuniões, o Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Divair da Silva (PV), esteve presente em sete delas. Ao todo, as pré-conferências reuniram cerca de 300 pessoas, entre profissionais da área, representantes do poder público, e usuários da Saúde

Enezeli Stonoga e Inês de Gouveia recebem Comenda Dona Nena
Enezeli Stonoga e Inês de Gouveia recebem Comenda Dona Nena

No último dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Arapoti homenageou a luta de duas mulheres fortes e guerreiras: Enezeli Stonoga de Moura e Inês Olinda de Gouveia. As professoras aposentadas receberam das mãos dos vereadores propositores Marineo Ferreira (PTB) e Divair da Silva (PV) a Comenda Dona Nena, concedida à mulheres destaque do município de Arapoti