ORIGENS: Prefeitura em parceria com a Câmara Municipal lança concurso cultural 'Escolha o Meu Nome' Os alunos que quiserem participar poderão realizar a inscrição na secretaria de sua escola no período de 18 a 29 de junho
A Prefeitura, em parceria com a Câmara Municipal, lançou nesta semana o Concurso Cultural Escolha o Meu Nome, que propõe aos alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental criar nomes para os bonequinhos que representam os seis povos que originaram o município de Arapoti. Os bonecos farão parte da Coleção Campos Floridos – Origens, que será apresentado como suvenir turístico de Arapoti no próximo mês de julho.
O desafio proposto aos alunos será criar um nome para cada representante, personificado em um boneco confeccionado artesanalmente, dos seguintes povos: Negro (feminino), Índio (masculino), Tropeiro (masculino), Espanhol (feminino), Polonês (feminino) e Holandês (feminino).
Os alunos que quiserem participar poderão realizar a inscrição na secretaria de sua escola no período de 18 a 29 de junho. O resultado será divulgado no site da Prefeitura WWW.arapoti.pr.gov.br
 no dia 06 de julho, e a premiação do(s) vencedor(es) acontece no dia 24 de julho, no lançamento da Coleção, na Feira de Exposições da Capal, a ExpoLeite.
O objetivo da campanha é despertar a criatividade, o interesse e o resgate da história do povoamento e imigração de Arapoti, além de proporcionar a valorização do trabalho artesanal e popularização do tema, como explica a Chefe da Divisão de Cultura, Valéria Gouveia. Os bonecos também são fruto de uma mobilização em prol do turismo do município, como fala a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Franciele Stein. “Queremos criar uma série de atrativos para que os turistas venham ao nosso município, conheçam nossas belezas e retornem levando produtos e lembranças de Arapoti”, conta. “No último mês criamos o Conselho de Turismo e estamos trabalhando para aperfeiçoar rotas de aventura, religiosas e culturais”.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 14/06/2018 - 11:40:45 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 14/06/2018 - 11:40:45 por: Nicole Renata Chiaradia

INFLAÇÃO: Câmara aprova reposição de 7,54% para servidores e professores municipais; Prefeita e vereadores não terão reajuste

Os vereadores de Arapoti aprovaram por unanimidade em Sessão Extraordinária, nesta quinta-feira (10), o reajuste de 7,54% nos salários dos servidores públicos efetivos, professores, aposentados e pensionistas do município. A porcentagem segue a inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), apurado nos últimos 12 meses. A nova remuneração passa a vigorar retroativa a 1º de janeiro deste ano

Câmara de Arapoti aprova projeto que proíbe cobrança de valor mínimo na conta de água

A Câmara Municipal de Arapoti aprovou na última sexta-feira (14) o projeto de lei que proíbe a empresa responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto sanitário de cobrar de valor ou taxa mínima no município. Atualmente, a empresa que presta este serviço no município é a Sanepar, que cobra a tarifa mínima de R$ 34,58 para consumo residencial de até de 5 m³ de água.

2019/2020: Vereadores elegem nova Mesa Diretora

Na última Sessão Ordinária do ano, realizada na noite desta quarta-feira (12), os vereadores arapotienses elegeram a nova composição da Mesa Diretora para o Biênio 2019/2020. A partir de 1º de janeiro, o novo Presidente da Câmara de Arapoti será o vereador Marineo Ferreira (PTB), eleito pela maioria com cinco votos.

ORÇAMENTO: Vereadores definem emendas impositivas para 2019

Na última quinta-feira (07) os vereadores aprovaram as Leis Orçamentária para 2019 e definiram o destino de suas emendas impositivas individuais. Cada vereador pode determinar onde e como será gasto o recurso de R$ 89 mil. No total serão R$ 801 mil investidos conforme programação dos vereadores.

Câmara acompanha parecer do TCE-PR e reprova contas do ex-Prefeito Braz Rizzi

Por 8 votos a 1, a Câmara Municipal reprovou as contas do ex-Prefeito Municipal, Braz Rizzi, referente ao ano de 2016. O julgamento do Legislativo, realizado nesta quarta-feira (21), acompanhou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), emitido em 18 de julho deste ano, que apontou irregularidade e recomendou a reprovação.

Cidadania: Câmara Jovem 2019 abre inscrições na próxima segunda-feira (19)

Na próxima semana estarão abertas as inscrições para a Câmara Jovem 2019. Poderão concorrer à vaga no parlamento jovem alunos de colégios públicos e privados, do 8º ao 2º ano, com idade de até 16 anos. As inscrições podem ser feitas na própria secretaria de seu Colégio até o dia 23 de novembro, data em que também se encerra o período de campanha eleitoral. As eleições acontecem no dia 26 de novembro.

Moção parabeniza organizadores do evento RosaAzul

De autoria do vereador Jean Klichowski (MDB), a Câmara concedeu Moção de Aplauso aos organizadores do evento RosaAzul, Fati/Fajar, Colégio Mega e Grupo de apoio e orientação ao câncer Rosas da Primavera. O evento foi idealizado pela empresária Bruna Costa, uma guerreira que venceu o câncer de mama e hoje faz parte do grupo Rosas da Primavera (Ponta Grossa), ajudando outros pacientes oncológicos.