QUEBRA DE DECORO: Conselho de Ética vota pela continuidade do processo

QUEBRA DE DECORO: Conselho de Ética vota pela continuidade do processo A reunião foi acompanhada pelo vereador acusado e seu advogado de defesa, pela representante da denúncia, Mayara Crystiane da Silva, e por pessoas da comunidade
Integrantes do Conselho de Ética votaram na manhã desta segunda-feira (11) pela continuidade do processo que investiga denúncia contra o vereador Gionanni Modesto (PP) por quebra de decoro parlamentar. Com a decisão, o próximo passo é a fase da defesa e contraditório, onde o vereador Giovanni Modesto terá o prazo de 15 dias úteis para apresentar sua defesa. A reunião foi acompanhada pelo vereador acusado e seu advogado de defesa, pela representante da denúncia, Mayara Crystiane da Silva, e por pessoas da comunidade.
A deliberação unânime acata e concorda com o parecer apresentado pelo relator do Conselho, vereador Ricardo Rodrigues Pedroso (PPS), que pede o prosseguimento dos trabalhos ‘buscando apurar os fatos’. “Os fatos narrados pelo Ministério Público são de tamanha gravidade que maculam a imagem tanto do Poder Legislativo quanto do representado (Vereador Giovanni), sendo, desta forma, imperiosa a necessidade de se investigar o caso para elucidação dos fatos possibilitando ao acusado produzir provas e defender-se da acusação e dar satisfação à população”, escreve o vereador em seu relatório.
“Tendo em vista terem sido seguidos todos os procedimentos de forma correta, ainda na oitiva do vereador existindo pontos em que não houveram os devidos esclarecimentos, [...] deve-se ter prosseguimento para as devidas elucidações e que o julgamento seja da forma mais justa possível [...] e que possamos dar uma resposta conclusiva para a população”, disse o Presidente do Conselho, Nei Ferreira (PSC), ao justificar seu voto pela continuidade do processo e pelo início da fase de coleta de provas.
O vereador Victor Brondani (PDT), membro do Conselho, justificou que ‘ainda existem pontos controversos entre a denúncia e o que se foi dito’ e que há ‘necessidade de mais provas para formação de opinião acerca do assunto’. “Concluo que há necessidade do prosseguimento do processo [...] e obtenção de outras provas para que haja a devida elaboração do voto final, seja pela condenação ou pela absolvição”, relatou.
O CASO
A denúncia representada pela cidadã Mayara Crystiane da Silva contra o vereador Giovanni, baseada na ação do Ministério Público, foi acolhida pelo Plenário da Câmara em Sessão Ordinária no dia 25 de abril. Após ser acolhido, o Presidente da Casa, Lelo Ulrich (PSD), encaminhou o documento ao Conselho de Ética, que vem percorrendo todos os trâmites dispostos na Resolução 57/2009, a fim de analisar se houve ou não a quebra do decoro parlamentar por parte do vereador.
A denúncia acusa o vereador Giovanni por estelionato qualificado, onde supostamente teria recebido a quantia de R$ 4,8 mil em troca da promessa de aumentar o valor da aposentadoria de uma idosa, pago pelo INSS. As acusações são negadas pelo vereador Giovanni.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 11/06/2018 - 16:18:20 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 11/06/2018 - 16:18:20 por: Nicole Renata Chiaradia

Jovens Vereadores apresentam projetos de lei

Os Projetos de lei serão ajustados em parceria com os vereadores, e a matéria final será votada na Câmara Jovem  no dia 8 de novembro. Os projetos dos Jovens Vereadores poderão ser adotados pelos vereadores e, então, apresentados no Legislativo.

Alunos do Rui Barbosa reivindicam cinto de segurança e abrigo para ponto de ônibus

Os alunos do 6º ano do Colégio Estadual Rui Barbosa estiveram na Câmara Municipal nesta segunda-feira (08), pela manhã. Mesmo com chuva forte, os estudantes vieram reivindicar cintos de segurança para os ônibus escolares e a construção de um ponto de ônibus coberto em frente ao colégio. A solicitação endereçada ao vereador Divair da Silva, faz parte do Projeto 'Trânsito Seguro' e contém mais de 40 assinaturas.

Câmara concede Comenda a professora Enezeli Stonoga de Moura

A Câmara Municipal concedeu no último dia 26 de setembro a Comenda Alayde Carneiro Possatto a professora Enezeli Maria Stonoga de Moura. A homenagem, de autoria do vereador Marineo Ferreira (PTB), será entregue no dia 08 de março do ano que vem, data comemorativa ao Dia Internacional da Mulher.

12 de outubro: Arapoti institui Dia da Imigração Espanhola

Foi aprovado nesta quarta-feira (03), em 2º turno, o Projeto de Lei 2015/2018, de autoria do vereador Divair da Silva (PV), que institui o Dia da Imigração Espanhola em Arapoti. A data que será comemorada no dia 12 de outubro é uma homenagem ao povo espanhol que ajudou a formar a cidade de Arapoti.

Vereador entrega moção de aplauso por aumento na nota no Ideb

O Vereador Marineo Ferreira (PTB) foi o autor de uma moção de aplauso à Secretaria de Educação e Cultura pela nota alcançada pelo município de Arapoti no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Segundo o vereador, o resultado da avaliação reflete o excelente e incansável trabalho desenvolvido na Educação arapotiense, por professores e funcionários das escolas e colégios e pela Secretaria Municipal.