SEMANA DO MEIO AMBIENTE: Projeto quer implantar coleta seletiva nas dependências da Prefeitura "É hora de ampliar o modelo para os demais serviços públicos do município"
Na Semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Câmara vota em 2º turno o Projeto de Lei 1935, que institui a separação do lixo reciclável nas dependências do Serviço Público Municipal  e a correta destinação desse material às associações ou cooperativas de catadores do município. A medida, de autoria do vereador Divair da Silva (PV), propõe contribuir com o meio ambiente e melhorar a renda das famílias arapotienses que dependem da venda de material reciclável.
O projeto determina que todo material reciclável coletado nas dependências da Prefeitura Municipal, incluindo o trabalho administrativo, escolas, postos de saúde, entre outras, deverão ser destinados à entidades formalizadas e que tenham o lixo como renda exclusiva, que não possuam fins lucrativos, que apresentem sistema de rateio entre os cooperados ou associados e que possuam estrutura para triagem e classificação dos resíduos. Para implantar e acompanhar os trabalhos da separação do material descartado, a Prefeitura deverá compor uma Comissão com cinco servidores, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente.
“Promover a preservação do meio ambiente é uma obrigação de todo cidadão. Aplicar os princípios da ecoeficiência, reduzir a utilização de recursos, reaproveitar insumos e reciclar os resíduos sólidos é uma das melhores formas de promover a preservação do nosso planeta, bem como dar sobrevida ao Aterro Sanitário”, justificou o autor do projeto.

MODELO
Antes de apresentar a proposta para a Prefeitura, o vereador Divair da Silva foi autor do Projeto de Resolução 108/2017, aprovado em maio do ano passado, que instituiu a separação e a Coleta Seletiva Solidária dos resíduos recicláveis descartados pela Câmara Municipal de Arapoti.
Além de colocar em prática a proposta, substituindo as lixeiras convencionais por lixeiras separadas por tipo de material - papel, plástico, vidro e metal, a instituição também passou a implantar medidas ecoeficientes com o propósito de reduzir o uso de materiais e, consequentemente, a produção de lixo: a ‘papelada’ distribuída aos vereadores foi trocada por arquivos digitais, que podem ser acessados por vereadores e servidores em celulares, tablets ou computadores, de forma eficiente, segura e transparente; e ao invés do uso de copos plásticos, que demoram entre 250 a 400 anos para se decompor na natureza, aquele cafezinho pode ser consumido em canecas ou copos de vidro. São medidas que geram economia do dinheiro público e contribuem para a preservação do meio ambiente.
Para se fazer uma conta rápida e demonstrar o benefício que o esforço coletivo pode gerar, a Câmara Municipal descarta por mês, em média, 220 litros de papel, 220 litros de plástico, 40 litros de metal e 20 litros de vidro. Ao todo são 500 litros de lixo reciclável por mês, 6 mil litros por ano, que deixam de poluir o meio ambiente. Se compararmos os Poderes, o quadro de funcionários da Câmara Municipal representa pouco mais de 1% do quadro da Prefeitura. Ou seja, podemos estimar um volume de 50 mil litros/mês ou 600 mil litros/ano de lixo reciclável que pode ser arrecadado no Executivo e nas suas dependências.
“É um sistema que foi implantado na Câmara Municipal e percebemos na prática que funciona. Agora é hora de ampliar o modelo para os demais serviços públicos do município”, disse o vereador Divair.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 05/06/2018 - 13:24:09 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 05/06/2018 - 13:24:09 por: Nicole Renata Chiaradia

Jovens Vereadores apresentam projetos de lei

Os Projetos de lei serão ajustados em parceria com os vereadores, e a matéria final será votada na Câmara Jovem  no dia 8 de novembro. Os projetos dos Jovens Vereadores poderão ser adotados pelos vereadores e, então, apresentados no Legislativo.

Alunos do Rui Barbosa reivindicam cinto de segurança e abrigo para ponto de ônibus

Os alunos do 6º ano do Colégio Estadual Rui Barbosa estiveram na Câmara Municipal nesta segunda-feira (08), pela manhã. Mesmo com chuva forte, os estudantes vieram reivindicar cintos de segurança para os ônibus escolares e a construção de um ponto de ônibus coberto em frente ao colégio. A solicitação endereçada ao vereador Divair da Silva, faz parte do Projeto 'Trânsito Seguro' e contém mais de 40 assinaturas.

Câmara concede Comenda a professora Enezeli Stonoga de Moura

A Câmara Municipal concedeu no último dia 26 de setembro a Comenda Alayde Carneiro Possatto a professora Enezeli Maria Stonoga de Moura. A homenagem, de autoria do vereador Marineo Ferreira (PTB), será entregue no dia 08 de março do ano que vem, data comemorativa ao Dia Internacional da Mulher.

12 de outubro: Arapoti institui Dia da Imigração Espanhola

Foi aprovado nesta quarta-feira (03), em 2º turno, o Projeto de Lei 2015/2018, de autoria do vereador Divair da Silva (PV), que institui o Dia da Imigração Espanhola em Arapoti. A data que será comemorada no dia 12 de outubro é uma homenagem ao povo espanhol que ajudou a formar a cidade de Arapoti.

Vereador entrega moção de aplauso por aumento na nota no Ideb

O Vereador Marineo Ferreira (PTB) foi o autor de uma moção de aplauso à Secretaria de Educação e Cultura pela nota alcançada pelo município de Arapoti no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Segundo o vereador, o resultado da avaliação reflete o excelente e incansável trabalho desenvolvido na Educação arapotiense, por professores e funcionários das escolas e colégios e pela Secretaria Municipal.