Projeto de Lei quer regulamentar as estradas urbanas e rurais do município

Dê sua opinião: https://bit.ly/2IYDplV
Acesse o Projeto na íntegra: https://bit.ly/2s67RjA

Tramita na Casa de Leis o Projeto 1936/18, que estabelece parâmetros e regras para as estradas rurais e urbanas do município. De autoria dos vereadores Divair da Silva e Nei Ferreira (PSC), a matéria tem como objetivo regulamentar abertura, conservação, denominações, especificação técnicas e dimensões das estradas. O Projeto aguarda parecer das Comissões de Constituição e Justiça e de Obras e Serviços Públicos para passar por discussão e votação no Plenário.

Segundo os autores, essas são regras quase inexistentes e pouco exploradas pela legislação municipal. “É preciso definir os parâmetros para que os limites sejam respeitados. Há caso que as plantações já invadiram as estradas rurais”, justificaram os autores. “Outro benefício da regulamentação é garantir a manutenção das estradas”.

O projeto dispõe que o município deverá, gradativamente, providenciar sinalização de obstáculos do terreno, de pontos de referência, marcos quilométricos, itinerários, entre outros. A proposição estabelece ainda que ninguém poderá abrir, fechar, desviar ou modificar estradas sem autorização prévia da Prefeitura, a qual deverá ter um cadastro de estradas rurais, com nomenclatura, numeração e destino.

Se aprovado, os trechos vicinais particulares que integrem ou vierem integrar a linha de transporte escolar serão declarados de utilidade pública, e seus proprietários deverão providenciar colocação de cercas e ‘mata-burros’ nas divisões de pastagens para que o tráfego fique livre de portão ou colchete. Em contrapartida, o município deverá executar obras de melhorias sem cobrança de contribuição de melhorias. Nos casos de lavoura próxima às vias, principalmente as irrigadas, o proprietário ficará obrigado a abrir canais de escoamento da água, para não prejudicar a parte transitável ou dificultar o trânsito.

O projeto prevê ainda multa que pode chegar ao valor de R$ 30 mil, e reintegração da área, caso a lei não seja atendida

Protocolos desta Publicação:Criado em: 23/05/2018 - 10:51:52 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 23/05/2018 - 11:15:44 por: Nicole Renata Chiaradia

Jovens Vereadores apresentam projetos de lei

Os Projetos de lei serão ajustados em parceria com os vereadores, e a matéria final será votada na Câmara Jovem  no dia 8 de novembro. Os projetos dos Jovens Vereadores poderão ser adotados pelos vereadores e, então, apresentados no Legislativo.

Alunos do Rui Barbosa reivindicam cinto de segurança e abrigo para ponto de ônibus

Os alunos do 6º ano do Colégio Estadual Rui Barbosa estiveram na Câmara Municipal nesta segunda-feira (08), pela manhã. Mesmo com chuva forte, os estudantes vieram reivindicar cintos de segurança para os ônibus escolares e a construção de um ponto de ônibus coberto em frente ao colégio. A solicitação endereçada ao vereador Divair da Silva, faz parte do Projeto 'Trânsito Seguro' e contém mais de 40 assinaturas.

Câmara concede Comenda a professora Enezeli Stonoga de Moura

A Câmara Municipal concedeu no último dia 26 de setembro a Comenda Alayde Carneiro Possatto a professora Enezeli Maria Stonoga de Moura. A homenagem, de autoria do vereador Marineo Ferreira (PTB), será entregue no dia 08 de março do ano que vem, data comemorativa ao Dia Internacional da Mulher.

12 de outubro: Arapoti institui Dia da Imigração Espanhola

Foi aprovado nesta quarta-feira (03), em 2º turno, o Projeto de Lei 2015/2018, de autoria do vereador Divair da Silva (PV), que institui o Dia da Imigração Espanhola em Arapoti. A data que será comemorada no dia 12 de outubro é uma homenagem ao povo espanhol que ajudou a formar a cidade de Arapoti.

Vereador entrega moção de aplauso por aumento na nota no Ideb

O Vereador Marineo Ferreira (PTB) foi o autor de uma moção de aplauso à Secretaria de Educação e Cultura pela nota alcançada pelo município de Arapoti no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Segundo o vereador, o resultado da avaliação reflete o excelente e incansável trabalho desenvolvido na Educação arapotiense, por professores e funcionários das escolas e colégios e pela Secretaria Municipal.