MAIO AMARELO: Câmara apoia campanha de conscientização de trânsito

MAIO AMARELO: Câmara apoia campanha de conscientização de trânsito Como símbolo da campanha, vereadores usaram o laço amarelo durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (02)
Pelo primeiro ano, a Câmara Municipal de Arapoti manifestou apoio à campanha internacional do Maio Amarelo, que busca integrar poder público e sociedade civil na conscientização por mais segurança viária. Como símbolo da campanha, os vereadores usaram o laço amarelo durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (02). A quinta edição do movimento, desenvolvido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM), tem como tema ‘Nós somos o trânsito’. O Maio Amarelo envolve condutores, pedestres e agentes de fiscalização e tem como objetivo chamar a atenção para os altos índices de mortos e feridos no trânsito.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes rodoviários matam 1,25 milhão de pessoas por ano, em todo o mundo, e são a principal causa de morte de pessoas com idade entre 15 e 29 anos. No Brasil, de acordo com o DataSUS, mais de 37,3 mil pessoas morrem todos os anos no trânsito das cidades e rodovias do país, ou seja, uma média de 102 mortes por dia. Segundo a PRF, o excesso de velocidade, as ultrapassagens indevidas, a combinação de álcool e direção, a falta de cinto de segurança e o uso de celular ao volante são as cinco principais causas de acidentes de trânsito no país.
“É um movimento global que chama a atenção para o debate de como ter um trânsito mais seguro para todos”, comentou o vereador Marineo Ferreira (PTB). “A maioria dos acidentes viários são decorrentes de imprudência e desatenção. Portanto, cabe a cada um de nós, seja a pé, de bicicleta, de carro, moto ou de ônibus, refletir como está contribuindo para a redução dos índices de acidentes”, disse o vereador Nei Ferreira (PSC).
Fonte: Agência Brasil
Protocolos desta Publicação:Criado em: 04/05/2018 - 09:43:13 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 04/05/2018 - 09:43:13 por: Nicole Renata Chiaradia

Jovens Vereadores apresentam projetos de lei

Os Projetos de lei serão ajustados em parceria com os vereadores, e a matéria final será votada na Câmara Jovem  no dia 8 de novembro. Os projetos dos Jovens Vereadores poderão ser adotados pelos vereadores e, então, apresentados no Legislativo.

Alunos do Rui Barbosa reivindicam cinto de segurança e abrigo para ponto de ônibus

Os alunos do 6º ano do Colégio Estadual Rui Barbosa estiveram na Câmara Municipal nesta segunda-feira (08), pela manhã. Mesmo com chuva forte, os estudantes vieram reivindicar cintos de segurança para os ônibus escolares e a construção de um ponto de ônibus coberto em frente ao colégio. A solicitação endereçada ao vereador Divair da Silva, faz parte do Projeto 'Trânsito Seguro' e contém mais de 40 assinaturas.

Câmara concede Comenda a professora Enezeli Stonoga de Moura

A Câmara Municipal concedeu no último dia 26 de setembro a Comenda Alayde Carneiro Possatto a professora Enezeli Maria Stonoga de Moura. A homenagem, de autoria do vereador Marineo Ferreira (PTB), será entregue no dia 08 de março do ano que vem, data comemorativa ao Dia Internacional da Mulher.

12 de outubro: Arapoti institui Dia da Imigração Espanhola

Foi aprovado nesta quarta-feira (03), em 2º turno, o Projeto de Lei 2015/2018, de autoria do vereador Divair da Silva (PV), que institui o Dia da Imigração Espanhola em Arapoti. A data que será comemorada no dia 12 de outubro é uma homenagem ao povo espanhol que ajudou a formar a cidade de Arapoti.

Vereador entrega moção de aplauso por aumento na nota no Ideb

O Vereador Marineo Ferreira (PTB) foi o autor de uma moção de aplauso à Secretaria de Educação e Cultura pela nota alcançada pelo município de Arapoti no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Segundo o vereador, o resultado da avaliação reflete o excelente e incansável trabalho desenvolvido na Educação arapotiense, por professores e funcionários das escolas e colégios e pela Secretaria Municipal.