TRANSPARÊNCIA: Município lança Diário Oficial Eletrônico

TRANSPARÊNCIA: Município lança Diário Oficial Eletrônico O autor do Projeto, Divair da Silva (PV), diz que criação do DOE é uma vitória do munícipio
A Prefeitura Municipal lançou na última terça-feira (14) o Diário Oficial Eletrônico (DOE) de Arapoti. Criado pela Lei 1736/17, de autoria do vereador Divair da Silva (PV), as edições que dão transparência aos atos oficiais estão disponíveis no endereço www.arapoti.pr.gov.br/doe.
Conforme dados levantados no Portal da Transparência da Prefeitura, a versão digital das publicações oficiais vai gerar uma economia de pelo menos R$100 mil por ano aos cofres públicos.
O Diário Oficial Eletrônico vai reunir as publicações dos Poderes Legislativo e Executivo, e do Instituto de Previdência Municipal (IPSM). Assinado digitalmente, as edições vão permitir ao cidadão buscar atos por datas ou palavras-chave. A hospedagem e disponibilização do sistema serão terceirizadas, mas a diagramação e editoração serão feitas por servidores do Executivo.  A publicação em jornais impressos ocorrerá apenas quando a legislação exigir, como em casos de licitações.
O vereador Divair da Silva (PV) considerou a criação do DOE uma vitória que trará maior economicidade e publicidade ao município. “A internet atualmente é meio de comunicação de maior alcance e com menor custo. Já não havia justificativas para continuar gastando o dinheiro público com publicação em impressos”, disse. O cidadão também pode ter acesso às publicações oficiais através da página da Câmara Municipal (www.cmarapoti.pr.gov.br). O Diário Oficial também ficará disponibilizado nos murais físicos da Prefeitura e da Câmara.

O Projeto
O Projeto de Lei que criou o Diário Oficial Eletrônico foi aprovado pelo Legislativo Municipal no início do mês de maio. Dias depois, o ex-Prefeito Municipal Braz Rizzi encaminhou veto integral ao projeto que, por unanimidade da Casa de Leis, foi derrubado. Com a decisão, o Projeto foi promulgado pelo Presidente da Câmara, Lelo Ulrich (PSD), e passou a vigorar como lei.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 20/11/2017 - 16:00:28 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 20/11/2017 - 16:01:05 por: Nicole Renata Chiaradia

Jovens Vereadores apresentam projetos de lei

Os Projetos de lei serão ajustados em parceria com os vereadores, e a matéria final será votada na Câmara Jovem  no dia 8 de novembro. Os projetos dos Jovens Vereadores poderão ser adotados pelos vereadores e, então, apresentados no Legislativo.

Alunos do Rui Barbosa reivindicam cinto de segurança e abrigo para ponto de ônibus

Os alunos do 6º ano do Colégio Estadual Rui Barbosa estiveram na Câmara Municipal nesta segunda-feira (08), pela manhã. Mesmo com chuva forte, os estudantes vieram reivindicar cintos de segurança para os ônibus escolares e a construção de um ponto de ônibus coberto em frente ao colégio. A solicitação endereçada ao vereador Divair da Silva, faz parte do Projeto 'Trânsito Seguro' e contém mais de 40 assinaturas.

Câmara concede Comenda a professora Enezeli Stonoga de Moura

A Câmara Municipal concedeu no último dia 26 de setembro a Comenda Alayde Carneiro Possatto a professora Enezeli Maria Stonoga de Moura. A homenagem, de autoria do vereador Marineo Ferreira (PTB), será entregue no dia 08 de março do ano que vem, data comemorativa ao Dia Internacional da Mulher.

12 de outubro: Arapoti institui Dia da Imigração Espanhola

Foi aprovado nesta quarta-feira (03), em 2º turno, o Projeto de Lei 2015/2018, de autoria do vereador Divair da Silva (PV), que institui o Dia da Imigração Espanhola em Arapoti. A data que será comemorada no dia 12 de outubro é uma homenagem ao povo espanhol que ajudou a formar a cidade de Arapoti.

Vereador entrega moção de aplauso por aumento na nota no Ideb

O Vereador Marineo Ferreira (PTB) foi o autor de uma moção de aplauso à Secretaria de Educação e Cultura pela nota alcançada pelo município de Arapoti no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Segundo o vereador, o resultado da avaliação reflete o excelente e incansável trabalho desenvolvido na Educação arapotiense, por professores e funcionários das escolas e colégios e pela Secretaria Municipal.