100%

A Câmara e Você

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 0251/2018

Você é a favor ou contra esta matéria?
* Insira seu e-mail em um dos campos acima e clique em votar, em seguida verifique sua caixa postal para confirmar seu voto.
votos
0
votos
0
  Matéria em Tramitação

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 0251/2018


Ementa: Concede a Comenda Alayde Carneiro Possatto.

Artigo 1º - Fica concedida a Senhora INÊS OLINDA DE GOUVEIA, a COMENDA Alayde Carneiro Possatto, pelos relevantes serviços prestados a comunidade de nosso Município.

Artigo 2º – A Comenda será entregue no dia 08 de março, em horário a ser determinado.

Artigo 3º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.


BIOGRAFIA

NOME: INÊS OLINDA DE GOUVEIA
Profissão: Professora aposentada
Nome do pai: José Lopes dos Santos
Nome da mãe: Maria Augusta dos Santos
Natural: Tomazina (PR)
Nacionalidade: Brasileira
Data de Nascimento: 26/05/1946
Esposo: Carlito José de Gouveia
Filhos: Alvino Jose de Gouveia, Maria Luiza de Gouveia Oliveira, Mari Andrea de Gouveia e Luciana Aparecida de Gouveia Batista
Nome dos Netos: Fabiane, Jean Carlos, Igor, Iago, Junior Vinicius, Thais, Matheus e Maria Vitória.
Nome dos Bisnetos: Marco Antonio, Maria Gabriela e Sarah.

Histórico:

Em 1965, veio morar no município de Arapoti, com apenas 15 anos para alfabetizar no bairro Córrego Fundo, a convite do sr. Joaquim Inácio de Azevedo, que foi até casa da Prof Maria Augusta dos Santos  pedir permissão para que ela fosse morar e ser professora a pedido do prefeito Emilio Carneiro Kluppel.
A primeira Escola foi de pau a pique, coberta de sapé. Um ano depois casou-se com Carlito José de Gouveia, onde constituíram família com quatro filhos.
Inês trabalhou por 35 anos lecionando para classes  multisseriadas. Participou de todas reuniões e cursos de capacitação, sempre procurando ser pontual, atenciosa e participativa. Foi professora não só de crianças e adolescentes, mas também de adultos no projeto Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização). Trabalhava de manhã, à tarde e também à noite. 
Por amor a profissão procurou a concluir os estudos. Fez o projeto Logos para concluir o segundo grau.
No Inicio da década de 1980 lutou para que se implantasse em Calógeras  a Escola Estadual de 5ª a 8ª serie.
Esteve na frente das reivindicações para que fossem feitas melhorias e cascalhamento das estradas dos bairros Córrego Fundo, Serrinha, Figueira e Faxinal. Reivindicou e conseguiu a instalação de um posto telefônico no Córrego Fundo.
Junto com a Emater participou de vários projetos e cursos para os produtores do dos bairros vizinhos, como o Projeto Gralhas Azul, Microbacias, etc.
Fez parte da diretoria como secretária da Associação de Agricultores dos Bairros Córrego Fundo, Faxinal, Figueira, Água Suja e Serrinha. Esteve orientando e ajudando  cadastrar na implantação da rede de energia elétrica da Copel nesses bairros. 
Junto com os holandeses fez bazares para pessoas carentes.
Participou de Conferência Internacional do Dia da Mulher sendo a primeira representante do município de Arapoti.
Lutou junto com a comunidade para fundação da capela no bairro Córrego Fundo, onde tornou-se ministra da eucaristia e catequista.
A convite do Padre Chico,trabalhou por por 14 anos na comissão de festa, onde era responsável pela cozinha. Com muito trabalho conseguiram a concluir a reforma da igreja, construir o salão e casa paroquial, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida na Vila Romana.
Na Saúde foi a primeira Agente de Saúde, no bairro e bairros vizinhos.
Ha muitos anos faz parte do conselho Municipal de Saúde, onde procura com os demais membros, buscar soluções e o direito de cada munícipe.
Tem orgulho de tudo que participou em prol do município de Arapoti, destacando a imensa honra de sua profissão: professora.


Divair da Silva (PV)
 
  OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Arapoti - PR.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 19/07/2018 - 15:33:00 por: Divair da Silva - Alterado em: 21/02/2019 - 18:25:53 por: Divair da Silva

Consulta Pública

As matérias abaixo relacionadas, encontram-se disponíveis para consulta pública.
Para registrar sua opinião, clique em "Participar", insira seu e-mail em um dos campos e clique em votar.
Em seguida, verifique sua caixa postal para confirmar seu voto.

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 0120/2019

Ementa: Dispõe sobre a denominação de ruas e próprios no âmbito do município de Arapoti e dá outras providências.

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 0251/2018

Ementa: Concede a Comenda Alayde Carneiro Possatto.