IPTU: Vereador sugere investimento nos bairros de acordo com arrecadação

IPTU: Vereador sugere investimento nos bairros de acordo com arrecadação “A partir do momento que o cidadão vê o retorno do imposto pago, que participa das decisões de forma concreta, tem a garantia de pertencimento àquela comunidade"
Você sabe onde é investido o seu IPTU? O vereador Divair da Silva (PV) apresentou na última quarta-feira (1º) um modelo diferenciado de investimento do imposto urbano, que acabaria com esta dúvida. Segundo a proposta da Indicação 92/2018, o valor arrecadado em cada bairro, no total ou uma porcentagem, seria investido na própria localidade. E mais: os moradores democraticamente definiriam quais as suas prioridades de melhorias.
O vereador explicou que quando o cidadão vê resultado e conhece no que está sendo investido o seu dinheiro, se sente motivado a pagar em dia o seu IPTU. Segundo dados da Prefeitura Municipal, em 2017 a inadimplência chegou a 26,81%, o que representa que o município deixou de arrecadar R$ 472.542,74. Em alguns bairros, 98% dos moradores pagaram seu imposto em dia, enquanto em outras localidades a arrecadação ficou abaixo de 50%.
A proposta também prevê que reuniões sejam feitas nos bairros, e que a própria população decida onde e como investir o valor arrecadado. “Diante dos números apresentados pela Prefeitura, podemos ver que um dos motivos do alto índice de inadimplência é que o cidadão não perceber o retorno daquilo que ele paga, causando desânimo”, disse. “A partir do momento que o cidadão vê o retorno do imposto pago, que participa das decisões de forma concreta, tem a garantia de pertencimento àquela comunidade. E assim ele passa a ser, junto com a prefeitura, gestor da cidade”.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 03/08/2018 - 10:14:36 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 03/08/2018 - 10:14:36 por: Nicole Renata Chiaradia

Audiência das Metas Fiscais acontece na próxima segunda (24)

Acontece na próxima segunda-feira, dia 24 de setembro, a Audiência Pública das Metas Fiscais, às 19 horas, na Câmara Municipal. A reunião vai avaliar o cumprimento das Metas Fiscais levando em consideração os meses de maio a agosto deste ano, pelo município de Arapoti.

'Nós Somos o Trânsito': Ciretran realiza abertura da Semana Nacional do Trânsito

A Ciretran Arapoti realizou nesta manhã (18) a abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito. O evento contou com a presença do Chefe da Ciretran, Claudinei Moreira (Toddynho), do representante do Legislativo, vereador Divair da Silva (PV), do Comandante da PM, Sargento Olicheski, e do representante do Executivo, Jeovane Varela.

Maria Caxambu recebe título de Cidadã Benemérita

Luta incansável por melhorias e liderança comunitária são marcas de uma mulher batalhadora que representa o bairro Jardim Aratinga. Claro que estamos falando de Dona Maria Aparecida Fernandes Caxambu, professora aposentada, religiosa e líder de sua comunidade, que na última semana (22) recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadã Benemérita de Arapoti.

Desenvolvimento: Vereador Divair propõe criação de Prêmio para trabalhos acadêmicos

Pensando na aplicação e na valorização da pesquisa acadêmica, o vereador Divair da Silva (PV) apresentou uma proposta na última quarta-feira (22) para criação do Prêmio Hamilton Vilela de Magalhães. O objetivo é realizar um concurso destinado a premiar projetos acadêmicos artísticos e científicos que possuam foco no desenvolvimento do Município de Arapoti

LDO 2019: Audiência recebe propostas de entidades do município

Aconteceu na noite desta quinta-feira (09) a Audiência Pública que debate com cidadãos e entidades propostas de investimentos a serem inseridos na LDO, que trata das diretrizes orçamentárias para 2019. Participaram do encontro representantes da APAE, Nosso Cantinho, Parque Histórico da Imigração Holandesa, FADA, Associação de Moradores do Jardim Aratinga, dos profissionais em psicomotricidade relacional, Conselho de Saúde, entre outros