100%

SAÚDE: Secretário presta esclarecimentos sobre fechamento de Unidades de Saúde

SAÚDE: Secretário presta esclarecimentos sobre fechamento de Unidades de Saúde O Secretário de Saúde se comprometeu a reabrir a unidade do Capão Bonito no prazo de 10 dias apenas para realização de consultas médicas
Terça-feira (26), após o encerramento da Sessão Ordinária, o presidente da Casa, Lelo Ulrich (PSD), abriu espaço para o Secretário de Saúde, Ademir Moreira, prestar esclarecimentos sobre a interdição das Unidades de Saúde do Cerrado das Cinzas e Capão Bonito, e das outras unidades de apoio do Caratuva, Boa Vista e Roncador, determinado pela Vigilância Sanitária Municipal.
O Secretário falou que durante os últimos 25 anos, não houve reformas ou avanços nestas unidades do Cerrado das Cinzas, Capão Bonito e nas demais da Zona Rural, e que era do conhecimento de todos – Conselho de Saúde e Vigilância Sanitária, que nenhum dos estabelecimentos tinha licença sanitária de funcionamento. “Se fizéssemos um levantamento de Jacarezinho à Ponta Grossa, se 8 ou 10 unidades de saúde tiverem licença sanitária seria muito”, disse. “Se o Ministério Público fizesse uma varredura em todo o Paraná, 70% dos hospitais e 90% das Unidades de Saúde seriam fechados”. O Secretário ressaltou ainda que apesar dos problemas, Arapoti avançou muito na área com a construção de dois novos postos de saúde e com a reforma de outras três unidades.
O debate sobre as causas do fechamento das unidades, consequências e possíveis soluções foi enriquecido pela presença, além dos nove vereadores, da responsável pela Vigilância Sanitária, Andrea Cristina da Silva, e pelo Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcelo Zanini.
O processo que terminou com a interdição das Unidades de Saúde, começou com um alerta, feito pelo Conselho Municipal de Saúde à Promotoria de Justiça da Comarca de Arapoti em outubro de 2016, de que nenhuma unidade de atendimento possuía licença sanitária para ‘a garantia de condições de trabalho e assistência à população arapotiense’. Em resposta, na época, a Secretaria de Saúde alegou que estava com sobrecarga de atividades e que não era possível a realização de inspeções sanitárias em todos os serviços de atendimento.
O Secretário de Saúde se comprometeu a reabrir a unidade do Capão Bonito no prazo de 10 dias apenas para realização de consultas médicas. Questionado sobre o atendimento no Caratuva, Boa Vista e Roncador, o Secretário de Saúde e a responsável pela Vigilânica Sanitária reafirmaram que as unidades serão mantidas fechadas por motivo de contaminação da água da localidade.

PROPOSTAS
Como possível saída, o Presidente da Casa sugeriu um compromisso entre os Poderes Legislativo e Executivo, a fim de destinar recursos da Câmara Municipal para a reforma e adequação dos Postos de Saúde do Cerrado e Capão Bonito. “Proponho, com apoio de meus colegas vereadores, que a Câmara Municipal adiante a devolução de recursos economizados durante o primeiro semestre de 2018 para serem investidos nestas unidades de saúde, o que daria cerca de R$200 mil para cada estabelecimento. Em contrapartida, a Prefeita [Nerilda Penna (PP)] deve se comprometer em dar celeridade às obras e em reduzir o número de cargos comissionados que hoje são dispensáveis”, disse.
Durante a reunião foram relacionas outras propostas de ação: (1) liberação dos ônibus escolares para transporte de pacientes para atendimentos nas unidades da cidade; (2) criação de uma CPI na Câmara Municipal para apurar as causas das interdições; (3) elaboração de um plano de contingência; (4) aprovação de projetos de lei orçamentária para a saúde, de construção ou reforma, apenas se acompanhado de projeto arquitetônico; (5) reativação dos atendimentos e construção de novas unidades no Capão Bonito e Cerrado das Cinzas.

Confira o debate completo pelo link https://bit.ly/2Kdqk9Y, a partir de 1:14:45.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 28/06/2018 - 11:02:38 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 28/06/2018 - 11:04:41 por: Nicole Renata Chiaradia

Notícias

Vereador entrega moção de aplauso por aumento na nota no Ideb
Vereador entrega moção de aplauso por aumento na nota no Ideb

O Vereador Marineo Ferreira (PTB) foi o autor de uma moção de aplauso à Secretaria de Educação e Cultura pela nota alcançada pelo município de Arapoti no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Segundo o vereador, o resultado da avaliação reflete o excelente e incansável trabalho desenvolvido na Educação arapotiense, por professores e funcionários das escolas e colégios e pela Secretaria Municipal.

Audiência das Metas Fiscais acontece na próxima segunda (24)
Audiência das Metas Fiscais acontece na próxima segunda (24)

Acontece na próxima segunda-feira, dia 24 de setembro, a Audiência Pública das Metas Fiscais, às 19 horas, na Câmara Municipal. A reunião vai avaliar o cumprimento das Metas Fiscais levando em consideração os meses de maio a agosto deste ano, pelo município de Arapoti. 

'Nós Somos o Trânsito': Ciretran realiza abertura da Semana Nacional do Trânsito
 'Nós Somos o Trânsito': Ciretran realiza abertura da Semana Nacional do Trânsito

A Ciretran Arapoti realizou nesta manhã (18) a abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito. O evento contou com a presença do Chefe da Ciretran, Claudinei Moreira (Toddynho), do representante do Legislativo, vereador Divair da Silva (PV), do Comandante da PM, Sargento Olicheski, e do representante do Executivo, Jeovane Varela. 

Maria Caxambu recebe título de Cidadã Benemérita
Maria Caxambu recebe título de Cidadã Benemérita

Luta incansável por melhorias e liderança comunitária são marcas de uma mulher batalhadora que representa o bairro Jardim Aratinga. Claro que estamos falando de Dona Maria Aparecida Fernandes Caxambu, professora aposentada, religiosa e líder de sua comunidade, que na última semana (22) recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadã Benemérita de Arapoti.

Desenvolvimento: Vereador Divair propõe criação de Prêmio para trabalhos acadêmicos
Desenvolvimento: Vereador Divair propõe criação de Prêmio para trabalhos acadêmicos

Pensando na aplicação e na valorização da pesquisa acadêmica, o vereador Divair da Silva (PV) apresentou uma proposta na última quarta-feira (22) para criação do Prêmio Hamilton Vilela de Magalhães. O objetivo é realizar um concurso destinado a premiar projetos acadêmicos artísticos e científicos que possuam foco no desenvolvimento do Município de Arapoti