VILA ROMANA: Alunos fazem operação limpeza na Bica d’Água

VILA ROMANA: Alunos fazem operação limpeza na Bica d’Água A operação faz parte de um projeto de revitalização da Bica, que envolve também a Prefeitura Municipal e a Câmara Jovem
Sábado não é dia de preguiça quando o assunto é cuidar do meio ambiente. Pelo menos para os alunos do Colégio Mega, que em parceria com a Sanepar, fizeram uma operação limpeza na Bica d’Água da Vila Romana, neste fim de semana (23). Monitorados pelo Professor Alex Silvério e pelos funcionários da Sanepar, André Zadra e Lourenço dos Santos, em menos de duas horas os estudantes recolheram cerca de uma tonelada de lixo, material suficiente para encher duas caçambas de uma camionete. Foram recolhidas garrafas, pacotes plásticos, embalagens de cigarro, restos de um ventilador e de um aspirador de pó, um televisor e até um carrinho de mão, entre outros resíduos.
A operação faz parte de um projeto de revitalização da Bica, que envolve também a Prefeitura Municipal e a Câmara Jovem. O objetivo final é transformar o espaço com ações de manutenção e melhorias, como drenar e canalizar a água, reformar os bancos e fazer a jardinagem dos canteiros. “A partir da Conferência Regional da Água, realizada no mês de Março, surgiu a ideia de realizarmos algo concreto pela preservação da água e que tivesse algum retorno positivo ao município de Arapoti”, explicou a Diretora do Colégio, Elaine Anhaia. “O Projeto envolve limpeza do local e restauração das áreas por onde o córrego passa, com canalização da água e renovação da vegetação do entorno, com flores e gramas. Além disso, a vizinhança será conscientizada sobre a necessidade de preservação da Bica, que além de ser histórica para o município, pode ser um local de convívio e aproveitamento do meio ambiente e da água”.
Muitos moradores curiosos acompanharam o trabalho e elogiaram a mobilização. “Um espaço tão bonito e tão mal cuidado. As pessoas deveriam ter consciência e manter o local limpo”, disse um dos moradores.
“Precisamos cultivar a educação ambiental, a importância da preservação dos recursos hídricos e a consciência sustentável em nossos jovens, para que eles propaguem a ideia e ajudem a garantir um futuro mais limpo e verde”, disse o funcionário da Sanepar, André Zadra, que auxiliou na operação.

Pesquisa
Depois do trabalho pesado, os alunos finalizaram a atividade com uma conversa com os moradores da Vila Romana. A intenção foi realizar uma pesquisa para saber se os moradores utilizam a água da Bica e para quais finalidades, e as sugestões populares para denominar o espaço. O resultado da enquete deve ser divulgado pelo Colégio Mega até o início do mês de julho, e será tema de trabalho científico proposto pelo Professor Alex Silvério.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 25/06/2018 - 13:37:48 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 25/06/2018 - 13:43:30 por: Nicole Renata Chiaradia

Vereador entrega moção de aplauso por aumento na nota no Ideb

O Vereador Marineo Ferreira (PTB) foi o autor de uma moção de aplauso à Secretaria de Educação e Cultura pela nota alcançada pelo município de Arapoti no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Segundo o vereador, o resultado da avaliação reflete o excelente e incansável trabalho desenvolvido na Educação arapotiense, por professores e funcionários das escolas e colégios e pela Secretaria Municipal.

Audiência das Metas Fiscais acontece na próxima segunda (24)

Acontece na próxima segunda-feira, dia 24 de setembro, a Audiência Pública das Metas Fiscais, às 19 horas, na Câmara Municipal. A reunião vai avaliar o cumprimento das Metas Fiscais levando em consideração os meses de maio a agosto deste ano, pelo município de Arapoti.

'Nós Somos o Trânsito': Ciretran realiza abertura da Semana Nacional do Trânsito

A Ciretran Arapoti realizou nesta manhã (18) a abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito. O evento contou com a presença do Chefe da Ciretran, Claudinei Moreira (Toddynho), do representante do Legislativo, vereador Divair da Silva (PV), do Comandante da PM, Sargento Olicheski, e do representante do Executivo, Jeovane Varela.

Maria Caxambu recebe título de Cidadã Benemérita

Luta incansável por melhorias e liderança comunitária são marcas de uma mulher batalhadora que representa o bairro Jardim Aratinga. Claro que estamos falando de Dona Maria Aparecida Fernandes Caxambu, professora aposentada, religiosa e líder de sua comunidade, que na última semana (22) recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadã Benemérita de Arapoti.

Desenvolvimento: Vereador Divair propõe criação de Prêmio para trabalhos acadêmicos

Pensando na aplicação e na valorização da pesquisa acadêmica, o vereador Divair da Silva (PV) apresentou uma proposta na última quarta-feira (22) para criação do Prêmio Hamilton Vilela de Magalhães. O objetivo é realizar um concurso destinado a premiar projetos acadêmicos artísticos e científicos que possuam foco no desenvolvimento do Município de Arapoti