100%

1º TURNO: Câmara aprova regras e parâmetros para estradas do município

1º TURNO: Câmara aprova regras e parâmetros para estradas do município Segundo os autores, a regulamentação do uso e manutenção das estradas, principalmente das rurais, são quase inexistentes e pouco exploradas pela legislação municipal
Com cinco emendas modificativas, os vereadores de Arapoti aprovaram ontem (20) em 1º turno o Projeto de Lei 1936/18, que estabelece parâmetros e regras para as estradas rurais e urbanas do município. De autoria dos vereadores Divair da Silva e Nei Ferreira (PSC), a matéria tem como objetivo regulamentar abertura, conservação, denominações, especificação técnicas e dimensões das estradas.
Segundo os autores, a regulamentação do uso e manutenção das estradas, principalmente das rurais, são quase inexistentes e pouco exploradas pela legislação municipal. “É preciso definir os parâmetros para que os limites sejam respeitados. Há caso que as plantações já invadiram as estradas rurais. Outros, que o produtor rural muda a sua cerca, e encobre a via”, justificaram os autores. “Outro benefício da regulamentação é garantir a manutenção das estradas”.
O projeto dispõe que o município deverá, gradativamente, providenciar sinalização de obstáculos do terreno, de pontos de referência, marcos quilométricos, itinerários, entre outros. A proposição estabelece ainda, em seu artigo 7º, que ninguém poderá abrir, fechar, desviar ou modificar estradas públicas sem autorização prévia da Prefeitura, a qual deverá ter um cadastro de estradas rurais, com nomenclatura, numeração e destino. O Projeto foi aprovado com cinco emendas modificativas, propostas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a fim de melhorar a redação do Projeto e não deixar lacunas para interpretações confusas.
Ao entrar em vigência, a proposição vai determinar que os trechos vicinais particulares que integrem ou vierem integrar a linha de transporte escolar serão declarados de utilidade pública, e seus proprietários deverão providenciar colocação de cercas e ‘mata-burros’ nas divisões de pastagens para que o tráfego fique livre de portão ou colchete. Em contrapartida, o município deverá executar obras de melhorias sem cobrança de contribuição de melhorias. Nos casos de lavoura próxima às vias, principalmente as irrigadas, o proprietário ficará obrigado a abrir canais de escoamento da água, para não prejudicar a parte transitável ou dificultar o trânsito. O projeto prevê ainda multa que pode chegar ao valor de R$ 30 mil, e reintegração da área, caso a lei não seja atendida
Para ser sancionado pela Prefeita Municipal Nerilda Penna (PP), o Projeto deve ser aprovado em 2º votação ainda na próxima semana.
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 21/06/2018 - 10:07:20 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 21/06/2018 - 10:07:20 por: Nicole Renata Chiaradia

Notícias

Vereador entrega moção de aplauso por aumento na nota no Ideb
Vereador entrega moção de aplauso por aumento na nota no Ideb

O Vereador Marineo Ferreira (PTB) foi o autor de uma moção de aplauso à Secretaria de Educação e Cultura pela nota alcançada pelo município de Arapoti no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Segundo o vereador, o resultado da avaliação reflete o excelente e incansável trabalho desenvolvido na Educação arapotiense, por professores e funcionários das escolas e colégios e pela Secretaria Municipal.

Audiência das Metas Fiscais acontece na próxima segunda (24)
Audiência das Metas Fiscais acontece na próxima segunda (24)

Acontece na próxima segunda-feira, dia 24 de setembro, a Audiência Pública das Metas Fiscais, às 19 horas, na Câmara Municipal. A reunião vai avaliar o cumprimento das Metas Fiscais levando em consideração os meses de maio a agosto deste ano, pelo município de Arapoti. 

'Nós Somos o Trânsito': Ciretran realiza abertura da Semana Nacional do Trânsito
 'Nós Somos o Trânsito': Ciretran realiza abertura da Semana Nacional do Trânsito

A Ciretran Arapoti realizou nesta manhã (18) a abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito. O evento contou com a presença do Chefe da Ciretran, Claudinei Moreira (Toddynho), do representante do Legislativo, vereador Divair da Silva (PV), do Comandante da PM, Sargento Olicheski, e do representante do Executivo, Jeovane Varela. 

Maria Caxambu recebe título de Cidadã Benemérita
Maria Caxambu recebe título de Cidadã Benemérita

Luta incansável por melhorias e liderança comunitária são marcas de uma mulher batalhadora que representa o bairro Jardim Aratinga. Claro que estamos falando de Dona Maria Aparecida Fernandes Caxambu, professora aposentada, religiosa e líder de sua comunidade, que na última semana (22) recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadã Benemérita de Arapoti.

Desenvolvimento: Vereador Divair propõe criação de Prêmio para trabalhos acadêmicos
Desenvolvimento: Vereador Divair propõe criação de Prêmio para trabalhos acadêmicos

Pensando na aplicação e na valorização da pesquisa acadêmica, o vereador Divair da Silva (PV) apresentou uma proposta na última quarta-feira (22) para criação do Prêmio Hamilton Vilela de Magalhães. O objetivo é realizar um concurso destinado a premiar projetos acadêmicos artísticos e científicos que possuam foco no desenvolvimento do Município de Arapoti