MAIO AMARELO: Câmara apoia campanha de conscientização de trânsito

MAIO AMARELO: Câmara apoia campanha de conscientização de trânsito Como símbolo da campanha, vereadores usaram o laço amarelo durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (02)
Pelo primeiro ano, a Câmara Municipal de Arapoti manifestou apoio à campanha internacional do Maio Amarelo, que busca integrar poder público e sociedade civil na conscientização por mais segurança viária. Como símbolo da campanha, os vereadores usaram o laço amarelo durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (02). A quinta edição do movimento, desenvolvido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM), tem como tema ‘Nós somos o trânsito’. O Maio Amarelo envolve condutores, pedestres e agentes de fiscalização e tem como objetivo chamar a atenção para os altos índices de mortos e feridos no trânsito.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes rodoviários matam 1,25 milhão de pessoas por ano, em todo o mundo, e são a principal causa de morte de pessoas com idade entre 15 e 29 anos. No Brasil, de acordo com o DataSUS, mais de 37,3 mil pessoas morrem todos os anos no trânsito das cidades e rodovias do país, ou seja, uma média de 102 mortes por dia. Segundo a PRF, o excesso de velocidade, as ultrapassagens indevidas, a combinação de álcool e direção, a falta de cinto de segurança e o uso de celular ao volante são as cinco principais causas de acidentes de trânsito no país.
“É um movimento global que chama a atenção para o debate de como ter um trânsito mais seguro para todos”, comentou o vereador Marineo Ferreira (PTB). “A maioria dos acidentes viários são decorrentes de imprudência e desatenção. Portanto, cabe a cada um de nós, seja a pé, de bicicleta, de carro, moto ou de ônibus, refletir como está contribuindo para a redução dos índices de acidentes”, disse o vereador Nei Ferreira (PSC).
Fonte: Agência Brasil

Projeto de Lei quer regulamentar as estradas urbanas e rurais do município

Tramita na Casa de Leis o Projeto 1936/18, que estabelece parâmetros e regras para as estradas rurais e urbanas do município. De autoria dos vereadores Divair da Silva e Nei Ferreira (PSC), a matéria tem como objetivo regulamentar abertura, conservação, denominações, especificação técnicas e dimensões das estradas. O Projeto aguarda parecer das Comissões de Constituição e Justiça e de Obras e Serviços Públicos para passar por discussão e votação no Plenário.

Vereador reitera matéria da Câmara Jovem

O Vereador Marineo Ferreira (PTB) apresentou nesta quarta-feira (16) dois requerimentos e uma indicação que reiteram as propostas da Câmara Jovem, de autoria de sua apadrinhada Ana Laura de Oliveira, representante do Colégio Carmelina Ferreira Pedroso

Vila Santo Antônio recebe Câmara Itinerante

A 1º Sessão da Câmara Itinerante deste ano vai acontecer no próximo dia 21 de maio, segunda-feira, às 19 horas, na Tenda São Miguel, na Vila Santo Antônio. Moradores e representantes de instituições dos bairros Santo Antônio, Vila dos Funcionários, Jardim das Crianças, Buganvileas e Distrito Industrial I e II poderão reivindicar, reclamar ou expor suas dúvidas por escrito ou verbalmente. As inscrições serão realizadas no local, antes do início do evento. Compareça, participe, esse é o Legislativo Municipal mais perto de você

USF Vila Romana recebe o nome de Alfredo Teodoro da Rosa

O autor do Projeto, Lelo Ulrich (PSD), conta que Alfredo foi um homem íntegro, trabalhador e que adotou o município para trabalhar e criar seus seis filhos. Teodoro foi funcionário da Fábrica de Papel e casou-se com Elisa Cordeiro. Faleceu em 27 de novembro de 1978, deixando saudade aos familiares e amigos.

Vereador sugere que os carnês de IPTU sejam retirados também pela internet

Para facilitar a vida do contribuinte e gerar economia aos cofres públicos, o Vereador Divair da Silva (PV) apresentou indicação na última quarta-feira (02) sugerindo a implantação de sistema eletrônico, através do site da Prefeitura, para geração de boletos para pagamento de IPTU e de outras taxas.