Projeto quer ampliar separação de lixo reciclável nos setores públicos

No Dia Municipal do Reciclador e da Reciclagem do lixo, comemorado neste dia 21 de março, começa a tramitar na Câmara Municipal o Projeto de Lei 1935, que Institui a separação dos resíduos recicláveis descartados no Serviço Público do Município de Arapoti e a sua destinação à associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis. A proposta é do vereador Divair da Silva (PV), autor também da resolução 104/2017 que instituiu a separação de recicláveis e sua correta destinação na Câmara Municipal.
“Pensando na correta destinação do lixo reciclável, no ano passado aprovamos a separação e a Coleta Seletiva Solidária dos resíduos recicláveis descartados pela Câmara. A ação sustentável foi implantada e vem sendo mantida com grande sucesso, graças ao envolvimento dos funcionários”, disse o vereador. “Após avaliar positivamente o projeto na prática, a ideia agora é estender a proposta aos demais setores de serviço público do município”.
De acordo com o projeto, o lixo reciclável será destinado às Cooperativas ou Associações formalizadas, que tenham infraestrutura para triagem e classificação dos resíduos e que exerçam a atividade como única fonte de renda. São papéis, papelão, embalagens, copos e garrafas plásticas, entre outros materiais que passarão a gerar renda para famílias que vivem da reciclagem ao invés de poluir o meio ambiente. “Promover a preservação do meio ambiente é uma obrigação de todo cidadão. Aplicar os princípios da ecoeficiência, quais sejam: REDUZIR a utilização de recursos, REAPROVEITAR insumos e RECICLAR os resíduos sólidos é uma das melhores formas de promover a preservação do nosso planeta, bem como dar sobrevida ao Aterro Sanitário”, lembrou Divair.

Dia Municipal do Reciclador e da Reciclagem do Lixo
O Dia Municipal do Reciclador e da Reciclagem do Lixo foi instituído pela Lei 970/2008, e tem como objetivo desenvolver trabalhos sócio educativos, promover a educação ambiental nas escolas, instituições religiosas e comunidades de bairro, fomentar o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, buscar de parcerias com empresas privadas, que promovam o fortalecimento da reciclagem do lixo em nosso Município, e incentivar a coleta seletiva junto aos órgãos públicos, de modo a permitir sua posterior reciclagem.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 04/04/2018 - 09:47:38 por: Nicole Renata Chiaradia - Alterado em: 04/04/2018 - 09:48:18 por: Nicole Renata Chiaradia

Vereador entrega moção de aplauso por aumento na nota no Ideb

O Vereador Marineo Ferreira (PTB) foi o autor de uma moção de aplauso à Secretaria de Educação e Cultura pela nota alcançada pelo município de Arapoti no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Segundo o vereador, o resultado da avaliação reflete o excelente e incansável trabalho desenvolvido na Educação arapotiense, por professores e funcionários das escolas e colégios e pela Secretaria Municipal.

Audiência das Metas Fiscais acontece na próxima segunda (24)

Acontece na próxima segunda-feira, dia 24 de setembro, a Audiência Pública das Metas Fiscais, às 19 horas, na Câmara Municipal. A reunião vai avaliar o cumprimento das Metas Fiscais levando em consideração os meses de maio a agosto deste ano, pelo município de Arapoti.

'Nós Somos o Trânsito': Ciretran realiza abertura da Semana Nacional do Trânsito

A Ciretran Arapoti realizou nesta manhã (18) a abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito. O evento contou com a presença do Chefe da Ciretran, Claudinei Moreira (Toddynho), do representante do Legislativo, vereador Divair da Silva (PV), do Comandante da PM, Sargento Olicheski, e do representante do Executivo, Jeovane Varela.

Maria Caxambu recebe título de Cidadã Benemérita

Luta incansável por melhorias e liderança comunitária são marcas de uma mulher batalhadora que representa o bairro Jardim Aratinga. Claro que estamos falando de Dona Maria Aparecida Fernandes Caxambu, professora aposentada, religiosa e líder de sua comunidade, que na última semana (22) recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadã Benemérita de Arapoti.

Desenvolvimento: Vereador Divair propõe criação de Prêmio para trabalhos acadêmicos

Pensando na aplicação e na valorização da pesquisa acadêmica, o vereador Divair da Silva (PV) apresentou uma proposta na última quarta-feira (22) para criação do Prêmio Hamilton Vilela de Magalhães. O objetivo é realizar um concurso destinado a premiar projetos acadêmicos artísticos e científicos que possuam foco no desenvolvimento do Município de Arapoti