Projeto quer ampliar separação de lixo reciclável nos setores públicos

No Dia Municipal do Reciclador e da Reciclagem do lixo, comemorado neste dia 21 de março, começa a tramitar na Câmara Municipal o Projeto de Lei 1935, que Institui a separação dos resíduos recicláveis descartados no Serviço Público do Município de Arapoti e a sua destinação à associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis. A proposta é do vereador Divair da Silva (PV), autor também da resolução 104/2017 que instituiu a separação de recicláveis e sua correta destinação na Câmara Municipal.
“Pensando na correta destinação do lixo reciclável, no ano passado aprovamos a separação e a Coleta Seletiva Solidária dos resíduos recicláveis descartados pela Câmara. A ação sustentável foi implantada e vem sendo mantida com grande sucesso, graças ao envolvimento dos funcionários”, disse o vereador. “Após avaliar positivamente o projeto na prática, a ideia agora é estender a proposta aos demais setores de serviço público do município”.
De acordo com o projeto, o lixo reciclável será destinado às Cooperativas ou Associações formalizadas, que tenham infraestrutura para triagem e classificação dos resíduos e que exerçam a atividade como única fonte de renda. São papéis, papelão, embalagens, copos e garrafas plásticas, entre outros materiais que passarão a gerar renda para famílias que vivem da reciclagem ao invés de poluir o meio ambiente. “Promover a preservação do meio ambiente é uma obrigação de todo cidadão. Aplicar os princípios da ecoeficiência, quais sejam: REDUZIR a utilização de recursos, REAPROVEITAR insumos e RECICLAR os resíduos sólidos é uma das melhores formas de promover a preservação do nosso planeta, bem como dar sobrevida ao Aterro Sanitário”, lembrou Divair.

Dia Municipal do Reciclador e da Reciclagem do Lixo
O Dia Municipal do Reciclador e da Reciclagem do Lixo foi instituído pela Lei 970/2008, e tem como objetivo desenvolver trabalhos sócio educativos, promover a educação ambiental nas escolas, instituições religiosas e comunidades de bairro, fomentar o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, buscar de parcerias com empresas privadas, que promovam o fortalecimento da reciclagem do lixo em nosso Município, e incentivar a coleta seletiva junto aos órgãos públicos, de modo a permitir sua posterior reciclagem.

Casarão de 117 anos guarda histórias de personalidades de Arapoti

Na tarde de ontem (17), fomos imersos em uma fruitiva aula de história sobre personalidades do município de Arapoti. O cenário da contação de causos não poderia ser mais fascinante: um casarão de 117 anos, escondido na zona rural e preservado pela herdeira do patrimônio e das histórias, Dona Helena

Promotoria vai discutir funcionamento de Food Trucks

Acontece nesta sexta-feira (20) uma Audiência Pública, convocada pela Promotoria de Justiça de Arapoti, para discutir a regularização do funcionamento dos Food Trucks - veículos que comercializam refeições na rua e barracas de lanches. A reunião começa às 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal

TECNOLOGIA: Aprovado projeto que autoriza Wi-Fi gratuito em prédios públicos

Foi aprovado por unanimidade em 2º turno, na última quarta-feira (11), o Projeto de Lei 1940/18, que autoriza o Poder Executivo a disponibilizar internet Wi-Fi gratuita em prédios públicos municipais como hospital, postos de saúde, prefeitura, entre outros. De autoria do Verador Jean Klichowski (MDB) e co-autoria do vereador Giovanni Modesto (PP), a proposição tem o objetivo de incentivar a inclusão Digital, ascensão e integração social.

Jovens Vereadores realizam 2ª Sessão Ordinária

Os Jovens Vereadores se reuniram ontem (11) na 2ª Sessão Ordinária da Câmara Jovem para discutir 12 indicações e 9 requerimentos. Os Jovens também aprovaram uma Moção de Pesar pelo falecimento precoce do aluno do Colégio Cerrado das Cinzas e Ex-Jovem Vereador, Cilmar Ramos de Paula

NOTA PÚBLICA

A Câmara Municipal de Arapoti ressalta e ratifica seu manifesto favorável ao vídeo escolhido pela Rede Globo para representar o município de Arapoti no quadro 'O Brasil que eu quero', bem como a sua autora, a aluna Raíssa Gouveia, conforme publicação no Perfil da Instituição no Facebook, realizada no último dia 04 de abril, às 16h13min.
Qualquer outra manifestação não reflete a opinião desta instituição, que preza pela educação, pela moral e pelo livre exercício de expressão.

Vereador propõe instalação de bicicletário em prédios públicos

Você já parou para pensar quantos benefícios o uso da bicicleta no seu dia-a-dia, ao invés de veículos, pode trazer para a sua vida e para a vida de outras pessoas que moram em nossa cidade? Mobilidade urbana mais eficiente, redução na emissão de gases poluentes, condicionamento físico e mental e como tratamento de problemas de saúde como obesidade e doenças respiratórias são algumas das vantagens.

Projeto quer ampliar separação de lixo reciclável nos setores públicos