HOMENAGEM: CEI Nosso Cantinho recebe Moção de Aplauso em comemoração aos 50 anos “É com orgulho e satisfação que homenageio esta instituição que tanto contribuiu e continua a contribuir com a nossa comunidade"
De autoria do Vereador Marineo Ferreira (PTB), a Associação São José de Assistência ao Menor de Arapoti - Centro de Educação Infantil Nosso Cantinho recebeu Moção de Aplauso em comemoração aos 50 anos de serviço à comunidade arapotiense. A homenagem foi concedida na última segunda-feira (30) e contou com a presença da diretoria, professores e funcionários do CEI.
“É com orgulho e satisfação que homenageio esta instituição que tanto contribuiu e continua a contribuir com a nossa comunidade. Manter a instituição em funcionamento é um trabalho árduo que vem sido realizado por pessoas comprometidas com o bem da comunidade”, disse Marineo Ferreira. Fundada em 17 de setembro de 1967, pelo Padre Henrique Kaminski e colaboradores da cidade, a entidade nasceu da necessidade de dar um atendimento infantil de qualidade às crianças carentes do município. Inicialmente a Creche desenvolvia o trabalho em uma pequena sala no Salão Paroquial, e posteriormente, em uma sala cedida na Escola Municipal Telêmaco Carneiro. Em 1980, foi inaugurado o prédio que abriga o CEI atualmente. Na gestão do ex-prefeito Emílio Kluppel, a entidade ganha reconhecimento de utilidade pública municipal, e posteriormente, também os certificados estadual e federal.
A entidade sem fins lucrativos tem atualmente 17 funcionários para atender em período integral cerca de 90 crianças entre 0 e 5 anos, na maioria de famílias carentes. O CEI Nosso Cantinho é mantido com recursos federais e municipais, com parte da arrecadação da Igreja Católica, com doações da comunidade e com eventos e promoções beneficentes. “Calculamos que nestas cinco décadas de trabalho, o Nosso Cantinho já atendeu mais de três mil crianças”, lembrou o propositor da homenagem.

EDUCAÇÃO: Aprovado projeto que prevê distribuição de uniformes escolares

Foi aprovado na última semana o Projeto de Lei 1893 que trata sobre o fornecimento gratuito de uniformes escolares aos alunos da Rede Municipal de Ensino. A proposta de autoria do vereador Jean Klichowski (PMDB) estabelece que os kits escolares sejam distribuídos no início de cada ano letivo, contendo: duas camisetas, uma calça, uma bermuda (ou shorts-saia para as meninas), uma jaqueta, um par de tênis, dois pares de meia, capa de chuva, mochila e estojo.

CENTRO ESTUDANTIL: Projeto quer garantir uso gratuito para formaturas das escolas públicas

Aprovado em 1º turno, o Projeto de Lei 1894 visa garantir o uso gratuito do Centro Estudantil para realização das formaturas das escolas públicas. A proposta é da Mesa Diretora da Casa, composta pelos vereadores Lelo Ulrich (PSD), Divair da Silva (PV), Jean Klichowski (PMDB) e Giovanni Modesto (PP). Conforme o projeto, as escolas interessadas em utilizar o benefício devem protocolar agendamento do espaço com antecedência mínima de quatro meses, e se responsabilizar pela organização e limpeza após os eventos.

TRÂNSITO: Projeto para instalação de faixas elevadas é aprovado na Câmara

Garantir mais segurança e acessibilidades aos pedestres no trânsito: esse é o objetivo do Projeto de Lei nº 1896, aprovado por unanimidade em 1º turno na última segunda-feira (11), que estabelece padrões e critérios para a instalação de faixas elevadas para a travessia de pedestres.  A proposta é de autoria dos vereadores Lelo Ulrich (PSD) e Ricardo Rodrigues Pedroso (PPS), que defendem a instalação da faixa elevada em locais próximos às escolas, hospitais, postos de saúde, igrejas ou onde exista a necessidade de dar visibilidade aos pedestres ou de redução de velocidade de veículos.

SOLENE: Câmara promove noite de homenagens

A Câmara Municipal de Arapoti provou nesta quinta-feira (07) a tradicional Sessão Solene para entrega de Títulos de Cidadania, de Comendador dos Campos Floridos e Comendas Alayde Possato (Dona Nena).

Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti, CNM alerta para a importância do enfrentamento

A importância de combater um pequeno inseto, que causa grandes problemas a população brasileira, ganha espaço na agenda nacional. O Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti será lembrado, novamente, nesta sexta-feira, 8 de dezembro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia as iniciativas de combate e de prevenção a proliferação do mosquito. Responsável pela transmissão de diversas mazelas, o chamado mosquito da dengue também difundi o zika vírus, a chikungunya, a...

ORÇAMENTO: Sessões Extraordinárias votam PPA, LDO e LOA na próxima segunda-feira (27)

O Ato do Presidente 11/2017 convoca três Sessões Extraordinárias para a próxima segunda-feira, 27 de novembro. A primeira Sessão Extraordinária está marcada para começar às 16h30 e tem como pauta a 1º discussão e votação do plano Plurianual (PPA) 2018/2021. Meia hora depois, inicia a Sessão que vai votar em 1º turno a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2018. Em seguida, às 17h30, começará a Sessão de votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2018.