Câmara aprova Título de Cidadão Honorário a José Altair Martins

Câmara aprova Título de Cidadão Honorário a José Altair Martins 1º veterinário residente do município de Arapoti, José Altair Carneiro Martins

Foi aprovado nesta segunda-feira (09) o Projeto de Decreto que concede Título de Cidadão Honorário ao 1º veterinário residente do município de Arapoti, José Altair Carneiro Martins. A homenagem proposta pelo vereador Divair da Silva (PV) ressaltou a colaboração de José Altair com a sociedade e participação de ações na promoção da cidadania e para angariar fundos a diversas entidades de cunho social. “Comprometido com o agronegócio e a cultura do município e região, foi responsável técnico por inspeções animais da região (GTA - Guia de Trânsito Animal), viabilizando exposições e rodeios crioulos, atendendo e fornecendo GTAs, inclusive sem custo, quando da necessidade do atendido”, disse Divair da Silva. “Também ministrou palestras e cursos junto à Igreja Católica e somando-se ao quadro de professores do Colégio Estadual Rui Barbosa, para possibilitar o direito de ofertar curso profissionalizante, disponibilizou sua biblioteca particular aos profissionais de educação deste estabelecimento”.

Em 1968, José Altair chegou em Arapoti nomeado por Sérgio Coube Bogado, coordenador do Serviço de Fisiopatologia da Reprodução e Inseminação Artificial (SFRIA) do Ministério da Agricultura, para inaugurar e inserir o 1º Posto de Inseminação Artificial de Arapoti. No município aplicou e multiplicou a técnica inovadora de melhoramento genético no gado leiteiro. Trabalhou também na região como agente do Ministério da Agricultura, sendo o responsável pelo registro e controle de rebanhos e tornando-se referência em diversas áreas da medicina veterinária. Altair também foi veterinário da Cooperativa Central de Laticínios do Paraná Ltda; Presidente do Rotary Club de Arapoti, do qual foi sócio-fundador e contribuiu em ações sociais no município; Presidente do Lions Club de Arapoti, do qual foi sócio-fundador e deu continuidade ao seu comprometimento com ações sociais; Professor da Secretaria de Estado da Educação do Paraná no Colégio Estadual Agrícola de Arapoti; Diretor do Departamento Agrícola e Meio Ambiente de Arapoti,contribuindo com inovações e instrumentalização de meios para viabilizar a produção e comercialização de produtos de origem animal através do SIMPOA - Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal. Em 2003, ganhou um título inédito: foi vencedor, junto com a sua esposa Marly, do concurso para escolha do prato típico do município.

EDUCAÇÃO: Aprovado projeto que prevê distribuição de uniformes escolares

Foi aprovado na última semana o Projeto de Lei 1893 que trata sobre o fornecimento gratuito de uniformes escolares aos alunos da Rede Municipal de Ensino. A proposta de autoria do vereador Jean Klichowski (PMDB) estabelece que os kits escolares sejam distribuídos no início de cada ano letivo, contendo: duas camisetas, uma calça, uma bermuda (ou shorts-saia para as meninas), uma jaqueta, um par de tênis, dois pares de meia, capa de chuva, mochila e estojo.

CENTRO ESTUDANTIL: Projeto quer garantir uso gratuito para formaturas das escolas públicas

Aprovado em 1º turno, o Projeto de Lei 1894 visa garantir o uso gratuito do Centro Estudantil para realização das formaturas das escolas públicas. A proposta é da Mesa Diretora da Casa, composta pelos vereadores Lelo Ulrich (PSD), Divair da Silva (PV), Jean Klichowski (PMDB) e Giovanni Modesto (PP). Conforme o projeto, as escolas interessadas em utilizar o benefício devem protocolar agendamento do espaço com antecedência mínima de quatro meses, e se responsabilizar pela organização e limpeza após os eventos.

TRÂNSITO: Projeto para instalação de faixas elevadas é aprovado na Câmara

Garantir mais segurança e acessibilidades aos pedestres no trânsito: esse é o objetivo do Projeto de Lei nº 1896, aprovado por unanimidade em 1º turno na última segunda-feira (11), que estabelece padrões e critérios para a instalação de faixas elevadas para a travessia de pedestres.  A proposta é de autoria dos vereadores Lelo Ulrich (PSD) e Ricardo Rodrigues Pedroso (PPS), que defendem a instalação da faixa elevada em locais próximos às escolas, hospitais, postos de saúde, igrejas ou onde exista a necessidade de dar visibilidade aos pedestres ou de redução de velocidade de veículos.

SOLENE: Câmara promove noite de homenagens

A Câmara Municipal de Arapoti provou nesta quinta-feira (07) a tradicional Sessão Solene para entrega de Títulos de Cidadania, de Comendador dos Campos Floridos e Comendas Alayde Possato (Dona Nena).

Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti, CNM alerta para a importância do enfrentamento

A importância de combater um pequeno inseto, que causa grandes problemas a população brasileira, ganha espaço na agenda nacional. O Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti será lembrado, novamente, nesta sexta-feira, 8 de dezembro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia as iniciativas de combate e de prevenção a proliferação do mosquito. Responsável pela transmissão de diversas mazelas, o chamado mosquito da dengue também difundi o zika vírus, a chikungunya, a...

ORÇAMENTO: Sessões Extraordinárias votam PPA, LDO e LOA na próxima segunda-feira (27)

O Ato do Presidente 11/2017 convoca três Sessões Extraordinárias para a próxima segunda-feira, 27 de novembro. A primeira Sessão Extraordinária está marcada para começar às 16h30 e tem como pauta a 1º discussão e votação do plano Plurianual (PPA) 2018/2021. Meia hora depois, inicia a Sessão que vai votar em 1º turno a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2018. Em seguida, às 17h30, começará a Sessão de votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2018.