Câmara aprova Título de Cidadão Honorário a José Altair Martins

Câmara aprova Título de Cidadão Honorário a José Altair Martins 1º veterinário residente do município de Arapoti, José Altair Carneiro Martins

Foi aprovado nesta segunda-feira (09) o Projeto de Decreto que concede Título de Cidadão Honorário ao 1º veterinário residente do município de Arapoti, José Altair Carneiro Martins. A homenagem proposta pelo vereador Divair da Silva (PV) ressaltou a colaboração de José Altair com a sociedade e participação de ações na promoção da cidadania e para angariar fundos a diversas entidades de cunho social. “Comprometido com o agronegócio e a cultura do município e região, foi responsável técnico por inspeções animais da região (GTA - Guia de Trânsito Animal), viabilizando exposições e rodeios crioulos, atendendo e fornecendo GTAs, inclusive sem custo, quando da necessidade do atendido”, disse Divair da Silva. “Também ministrou palestras e cursos junto à Igreja Católica e somando-se ao quadro de professores do Colégio Estadual Rui Barbosa, para possibilitar o direito de ofertar curso profissionalizante, disponibilizou sua biblioteca particular aos profissionais de educação deste estabelecimento”.

Em 1968, José Altair chegou em Arapoti nomeado por Sérgio Coube Bogado, coordenador do Serviço de Fisiopatologia da Reprodução e Inseminação Artificial (SFRIA) do Ministério da Agricultura, para inaugurar e inserir o 1º Posto de Inseminação Artificial de Arapoti. No município aplicou e multiplicou a técnica inovadora de melhoramento genético no gado leiteiro. Trabalhou também na região como agente do Ministério da Agricultura, sendo o responsável pelo registro e controle de rebanhos e tornando-se referência em diversas áreas da medicina veterinária. Altair também foi veterinário da Cooperativa Central de Laticínios do Paraná Ltda; Presidente do Rotary Club de Arapoti, do qual foi sócio-fundador e contribuiu em ações sociais no município; Presidente do Lions Club de Arapoti, do qual foi sócio-fundador e deu continuidade ao seu comprometimento com ações sociais; Professor da Secretaria de Estado da Educação do Paraná no Colégio Estadual Agrícola de Arapoti; Diretor do Departamento Agrícola e Meio Ambiente de Arapoti,contribuindo com inovações e instrumentalização de meios para viabilizar a produção e comercialização de produtos de origem animal através do SIMPOA - Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal. Em 2003, ganhou um título inédito: foi vencedor, junto com a sua esposa Marly, do concurso para escolha do prato típico do município.

Câmara aprova Título de Cidadão Honorário a José Altair Martins

Reunião discute implantação do Programa Casa Fácil

O encontro entre a Secretária de Infraestrutura, representantes do CREA-PR e da Associação Paranaense de Engenheiro e Técnicos da Região Agromadeira (PETRA) é resultado do requerimento 286/2017, proposto pelo vereador Divair no início de setembro

Governo decide manter horário de verão, que começa dia 15 de outubro