Homenagem: Câmara concede Título de Cidadania à Orlando Berehulka

Homenagem: Câmara concede Título de Cidadania à Orlando Berehulka Orlando é casado com Edina Abdala Berehulka, pai de três filhos – Paulo, Luana e Isabelly, e avó de dois netos – Otávio e Isabela

A Câmara aprovou nesta segunda-feira (02) o Decreto Legislativo que concede Título de Cidadão Honorário à Orlando Adão Berehulka. A homenagem foi proposta pelo Vereador e Presidente da Casa, Lelo Ulrich (PSD).

Orlando Adão Berehulka dedicou sua vida profissional ao Poder Judiciário das Comarcas de Wenceslau Braz e Arapoti, onde completou mais de 40 anos de serviço. Na maior parte de sua carreira foi Escrivão Criminal, cargo que atuou até a sua aposentadoria em setembro de 2016.

“No decorrer destes 40 anos de profissão realizou um trabalho honesto e edificante, vivenciou mudanças e avanços significativos. A função de servidor da Justiça é uma profissão árdua, porém gratificante, pois é através deste trabalho que ajuda-se a fazer da sociedade um lugar mais justo para todos”, homenageou o propositor do Decreto, vereador Lelo.

Orlando é casado com Edina Abdala Berehulka, pai de três filhos – Paulo, Luana e Isabelly, e avô de dois netos – Otávio e Isabela.

EDUCAÇÃO: Aprovado projeto que prevê distribuição de uniformes escolares

Foi aprovado na última semana o Projeto de Lei 1893 que trata sobre o fornecimento gratuito de uniformes escolares aos alunos da Rede Municipal de Ensino. A proposta de autoria do vereador Jean Klichowski (PMDB) estabelece que os kits escolares sejam distribuídos no início de cada ano letivo, contendo: duas camisetas, uma calça, uma bermuda (ou shorts-saia para as meninas), uma jaqueta, um par de tênis, dois pares de meia, capa de chuva, mochila e estojo.

CENTRO ESTUDANTIL: Projeto quer garantir uso gratuito para formaturas das escolas públicas

Aprovado em 1º turno, o Projeto de Lei 1894 visa garantir o uso gratuito do Centro Estudantil para realização das formaturas das escolas públicas. A proposta é da Mesa Diretora da Casa, composta pelos vereadores Lelo Ulrich (PSD), Divair da Silva (PV), Jean Klichowski (PMDB) e Giovanni Modesto (PP). Conforme o projeto, as escolas interessadas em utilizar o benefício devem protocolar agendamento do espaço com antecedência mínima de quatro meses, e se responsabilizar pela organização e limpeza após os eventos.

TRÂNSITO: Projeto para instalação de faixas elevadas é aprovado na Câmara

Garantir mais segurança e acessibilidades aos pedestres no trânsito: esse é o objetivo do Projeto de Lei nº 1896, aprovado por unanimidade em 1º turno na última segunda-feira (11), que estabelece padrões e critérios para a instalação de faixas elevadas para a travessia de pedestres.  A proposta é de autoria dos vereadores Lelo Ulrich (PSD) e Ricardo Rodrigues Pedroso (PPS), que defendem a instalação da faixa elevada em locais próximos às escolas, hospitais, postos de saúde, igrejas ou onde exista a necessidade de dar visibilidade aos pedestres ou de redução de velocidade de veículos.

SOLENE: Câmara promove noite de homenagens

A Câmara Municipal de Arapoti provou nesta quinta-feira (07) a tradicional Sessão Solene para entrega de Títulos de Cidadania, de Comendador dos Campos Floridos e Comendas Alayde Possato (Dona Nena).

Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti, CNM alerta para a importância do enfrentamento

A importância de combater um pequeno inseto, que causa grandes problemas a população brasileira, ganha espaço na agenda nacional. O Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti será lembrado, novamente, nesta sexta-feira, 8 de dezembro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apoia as iniciativas de combate e de prevenção a proliferação do mosquito. Responsável pela transmissão de diversas mazelas, o chamado mosquito da dengue também difundi o zika vírus, a chikungunya, a...

ORÇAMENTO: Sessões Extraordinárias votam PPA, LDO e LOA na próxima segunda-feira (27)

O Ato do Presidente 11/2017 convoca três Sessões Extraordinárias para a próxima segunda-feira, 27 de novembro. A primeira Sessão Extraordinária está marcada para começar às 16h30 e tem como pauta a 1º discussão e votação do plano Plurianual (PPA) 2018/2021. Meia hora depois, inicia a Sessão que vai votar em 1º turno a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2018. Em seguida, às 17h30, começará a Sessão de votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2018.